A nanotecnologia foi a grande vencedora numa gala de Ciência organizada pelo CeNTI e INL

A Sedacor, a Ruby Nanomed e a BestHealth4you foram as empresas vencedoras dos prémios de nanotecnologia promovidos pelo CeNTI e INL, no âmbito do Projeto Nanotech@NortePT, com o objetivo de reconhecer e dar visibilidade a iniciativas industriais relacionadas com a implementação e uso de nanotecnologia na região norte de Portugal. A entrega dos prémios aconteceu esta terça-feira, na Casa das Artes de Vila Nova de Famalicão, num evento que reuniu investigadores, empresários e interessados neste universo dos Descobrimentos do século XXI. Face ao sucesso desta primeira edição, a iniciativa deverá repetir-se no próximo ano.

O projeto FUN2CORK da Sedacor – Grupo JPS foi o grande vencedor dos Nanotech Awards e arrecadou o valor monetário de 5.000€. A inovação premiada é uma solução inovadora e integrada em cortiça de iluminação eletroluminescente, resistente ao fogo e à descoloração que permite construir dispositivos de iluminação e que pode ser integrada em novos mercados como a arquitetura, automóvel e aeronáutica.

O segundo e terceiro lugar foram ocupados por duas Startups de Braga que desenvolveram soluções para a área médica, o projeto Ruby Nanomed e a BestHealth4you respetivamente. O projeto que venceu o segundo lugar é uma solução patenteada que possibilita a análise das Células Tumorais Circulantes e fornece informação, em tempo real, da progressão do cancro através duma amostra de sangue. A Startup BestHealth4you foi a última empresa premiada nesta gala da nanotecnologia, com o projeto Bio2Skin que desenvolveu uma fórmula patenteada de um material adesivo, sem a utilização de qualquer tipo de cola, baseado em nanotecnologias, para evitar dermatites na pele.

A sessão não terminou sem destacar outras três empresas que aplicaram a nanotecnologia aos seus produtos e que hoje são casos de sucesso da indústria portuguesa. A Têxteis Penedo, a Smart Separations e a Ooze Nanotech receberam Menções Honrosas pelo trabalho desenvolvido, aliando a nanotecnologia aos seus produtos.

O evento foi um momento de celebração e reflexão sobre o trabalho desenvolvido, ao longo de dois anos, no âmbito do projeto Nanotech@NortePT, onde se destacou o que de melhor se faz ao nível da nanotecnologia no tecido empresarial do Norte de Portugal, com a apresentação de vários casos de sucesso que afirmam a região como pioneira neste setor. O futuro da inovação foi um dos temas debatidos, afirmando a importância da nanotecnologia e materiais avançados na competitividade regional.

 

Famalicão distinguido com Selo Município da Juventude

No dia 19 de maio, Vila Nova de Famalicão recebeu o Selo Município da Juventude, no II Encontro Nacional de Municípios Amigos da Juventude, que aconteceu na Casa da Arquitetura em Matosinhos. A distinção, atribuída pela Federação Nacional das Associações Juvenis (FNAJ) aos municípios que se destacaram na implementação de políticas em prol da juventude, foi recebida pela vereadora da Juventude, Luísa Azevedo, que também subscreveu, em nome da autarquia, ao pacto INOVE Jovem.

Neste encontro, o município renovou o compromisso com as políticas locais de juventude de qualidade e amigas dos jovens, continuando na Rede Nacional de Municípios Amigos da Juventude, da qual faz parte desde a sua criação, no final de 2020. A continuidade desta presença na rede nacional foi assegurada fruto das de políticas municipais como o Conselho Municipal de Juventude, Plano Municipal de Juventude, apoio direto ao associativismo juvenil, políticas de apoio à iniciativa jovem, plano de investimento direcionado para o setor da juventude, entre outras.

A subscrição do Pacto INOVE jovem, primeiro pacto para as políticas de juventude em Portugal, edificado na Declaração Madeira 2021, no âmbito da Cimeira Atlântica Associativismo e Juventude, que aconteceu na cidade do Funchal em novembro do ano passado, também ficou firmada no dia 19 de maio pelos municípios que compõem a rede nacional. Trata-se de um pacto que visa estabelecer um compromisso entre o Estado Local e Central, partindo da posição política da FNAJ de que as políticas locais de juventude devem ser complementares às nacionais, não se sobrepondo às mesmas e evitando, deste modo, o desperdício de recursos e de energias.

 

Famalicão: S. Mateus vence Taça AF Braga

Na tarde deste domingo, disputou-se a final da Taça Associação Futebol de Braga em futsal, no Pavilhão de Vermoim, saindo vencedor a ADC São Mateus.
A equipa famalicense venceu, 3-1, a equipa Jorge Antunes. Coube ao capitão da equipa, Pedro Ferreira, erguer o troféu.

Hospital de Famalicão: Urgências sobrelotadas e sem vagas no internamento

Devido ao aumento dos casos Covid-19, associado a doentes com outras patologias, as urgências do hospital de Famalicão estão sobrelotadas e não há vagas no internamento.

Ao que a Cidade Hoje conseguiu apurar, a unidade de Vila Nova de Famalicão do Centro Hospitalar do Médio Ave soma 32 internados por Covid-19, sem contar os doentes infetados que aguardam vaga para internamento no serviço de urgência.

Esta situação agrava o tempo de espera daqueles que procuram assistência nesta unidade hospitalar.

 

Famalicão: Novo corte de água agendado para a tarde desta segunda-feira no centro da cidade

A Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão informou que, na sequência da intervenção que está a ser realizada na rede de abastecimento de água na Praça D. Maria II, existe a necessidade de um novo corte de abastecimento.

O corte vai acontecer entre as 14h00 e as 16h00 com a previsão de que afete os seguintes locais:

-Rua Vasconcelos e Castro;
-Praceta Cupertino Miranda;
-Rua Alves Roçadas;
-Rua Lourenço da Silva Oliveira.

Famalicão: Alterações ao trânsito por motivo de obras no centro da cidade

A Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão informou que, a partir desta segunda-feira, a Rua Capitão Manuel Carvalho, que liga a Av. Marechal Humberto Delgado à Praça D. Maria II, estará encerrada ao trânsito no âmbito das obras de renovação do Centro Urbano.
Esta intervenção obriga à alteração do acesso do Parque de Estacionamento da Praça D. Maria II, que, agora, fica acessível apenas a partir da Rua do Ferrador ou da Rua José Azevedo Meneses, com saída através da Rua Lourenço da Silva Oliveira que liga à rotunda D. Sancho I.

Famalicense Maria Gil regressa ao The Voice e escolhe Fernando Daniel para mentor

Depois de, no passado, ter estado no concurso com o apadrinhamento de Marisa Liz, a jovem Maria Gil regressou ao programa de talentos da RTP.

A famalicense brilhou, uma vez mais, no The Voice Kids, com uma interpretação de Easy on Me da Adele.

Todos os jurados viraram a cadeira, num sinal de aprovação da interpretação.

Maria Gil escolheu Fernando Daniel como o seu mentor durante o percurso no concurso.