Abertas candidaturas ao Prémio Nacional de Literatura Lions de Portugal

O Lions Clube de Vila Nova de Famalicão associa-se à divulgação do Prémio Nacional de Literatura Lions de Portugal de 2022, promovido pela Associação Internacional de Lions Clubes – Distrito Múltiplo 115, Fundação Lions de Portugal e a Guerra e Paz Editores. Este prémio tem um valor monetário de dois mil e quinhentos euros, atribuído ao autor da obra premiada.

O prémio foi criado em 2011 e destina-se a premiar a melhor novela ou romance inéditos de autores portugueses, tanto de autores estreantes como de autores com obra já publicada. Concebido para servir a causa da leitura e os autores e a literatura portuguesa, este é um prémio que se enquadra nos objetivos de ligação e divulgação da cultura que norteiam, também, a ação do Lions de Portugal.

As candidaturas, que deverão ser formalizadas até às 23h59 do dia 25 janeiro deste ano, serão somente recebidas por email. As condições a que devem submeter-se as candidaturas constam do regulamento disponível em http://www.lionsclubes.pt/premios/leitura_reg.pdf e no site da Guerra e Paz Editores que publicará a obra vencedora, tal como publicou o romance Vidas por Fios, de José Martinho Gaspar, vencedor da edição de 2019; Os Dentes do Tejo, de Evelina Gaspar, romance vencedor do Prémio de 2020; e o romance vencedor de 2021, A Desaparecida, de Ricardo Lemos.

Duelos, aves de rapina, autos de fé e jogos medievais no centro da cidade de Famalicão

Demonstrações de aves de rapina, legados de sangue, danças Ibéricas, autos de fé, espetáculos de fogo, aquartelamento viking, acrobacias, duelos, casamentos são alguns dos momentos que preenchem, de forma dinâmica e permanente, a Feira Medieval Viking que está a decorrer, desde esta quinta-feira até domingo, no centro da cidade.

A estas dinâmicas juntam-se o mercado, a gastronomia e os jogos medievais, proporcionando a todos os visitantes a vivência de um ambiente medieval.

Organizada pela escola profissional CIOR, a edição deste ano da Feira Medieval Viking volta a contar com o apoio da Câmara Municipal, com Mário Passos a visitar o certame ao final da tarde desta sexta-feira, às 19h30.

Covid-19: Isolamento de doentes passa de sete para cinco dias

A ministra da Presidência anunciou, esta quinta-feira, que o período de isolamento por covid-19 vai passar de sete para cinco dias e que a situação de alerta devido à pandemia mantém-se até ao final do mês de julho.

Em conferência de imprensa, Mariana Vieira da Silva promete novidades para os próximos dias, garantindo que vão continuar a vigorar regras do uso de máscaras em determinadas situações, como transportes públicos. A exigência do certificado digital para entrar no país vai deixar de ser obrigatória, referiu a Ministra.

Famalicão: Cinema Paraíso voa nas asas de Top Gun

Entre 6 de julho e 17 de agosto entra em exibição o programa do Cinema Paraíso, uma aposta do Cineclube de Joane, que apresenta várias propostas cinematográfica que podem ser vistas no Parque da Devesa, bem como em Castelões e Telhado.

Este ano, para além das habituais sessões às quartas-feiras no anfiteatro do Parque da Devesa, a iniciativa vai passar pelas freguesias de Castelões e Telhado. Todas as sessões estão marcadas para as 22h00 e têm entrada gratuita.

A 22.ª edição do Cinema Paraíso arranca a 6 de julho, na Devesa, com a exibição do filme “Duna”. Segue-se a primeira noite de cinema nas freguesias, no dia 10 de julho, no Centro Social e Paroquial de Castelões com o filme “Ladrões de Bicicletas”.

Dia 13, o cinema ao ar livre prossegue na Devesa com a exibição da versão portuguesa do filme “Cantar 2”, com as vozes de Aurea, Vasco Palmeirim, entre outros. Dia 17 de julho, há cinema em Telhado, no Largo da Junta de Freguesia, com a exibição do filme inspirado na vida e carreira das Doce – “Bem Bom”.

A partir desta data todas as sessões têm lugar na Devesa. Dia 20 de julho, passa o filme “A vida extraordinária de Louis Wain”. Agosto arranca com a exibição do mais recente êxito de bilheteira em Portugal, o novo “Top Gun: Maverick”, no dia 3. Seguem-se os filmes “Belle”, no dia 10, e a encerrar esta edição do Cinema Paraíso, o filme “Conto de Verão”, no dia 17.

Recorde-se que o Cineclube de Joane organiza desde 1999 o Cinema Paraíso em Famalicão. A iniciativa é promovida em parceria com o município e a Casa das Artes.

Famalicão: Lions entrega cama e cadeirão

O Lions Clube de Famalicão procedeu à entrega de uma cama articulada e de um cadeirão para uma pessoa, residente em Esmeriz, com limitações resultantes da sua condição clínica e que recomendam a utilização deste tipo de equipamento.

É mais uma iniciativa de apoio à comunidade, dando continuidade à sua ligação social aos mais necessitados.

O pedido resultou de uma necessidade urgente que foi identificada junto do Lions Clube.

O donativo resulta da parceria de longos anos estabelecida entre o Lions Clube de Vila Nova de Famalicão e o Lions Clube de Roissy Pays de France.

Famalicão: Feira Medieval e Viking começa esta quinta-feira

Ultimam-se os últimos pormenores para o início da Feira Medieval e Viking, organizada pela Escola Profissional CIOR. O certame começa esta quinta-feira e decorre até domingo. O centro da cidade de Famalicão vai recuar no tempo, para dias de diversão.

São esperadas milhares de pessoas para interagirem com as mais representativas personagens da época medieval e com a cultura da altura. Motivos não faltam para se distrair, estando previstas demonstrações de aves de rapina, legados de sangue, danças Ibéricas, autos de fé, espetáculos de fogo, aquartelamento viking, acrobacias, duelos, casamentos e muitos outros momentos. A estas dinâmicas junta-se o mercado, a gastronomia e os jogos medievais.

A Feira Medieval Viking é uma oportunidade para todos fazerem a festa, mas também para partilharem saberes diversos, num ambiente familiar, acolhedor e divertido.

Recorde-se que há mil anos, o território que hoje é Vila Nova de Famalicão já era estratégico no contexto de toda a região e nem os Normandos (Vikings) deixavam de por aqui passar e deixar marcas.

Em tempo de férias, PSP relembra o programa Estou Aqui Criança

Nesta altura de férias, a PSP relembra que está em curso programa Estou Aqui Criança que visa agilizar o trabalho de sinalização de uma criança desaparecida e promover o seu rápido retorno à família.

As pulseiras Estou Aqui destinam-se a crianças com idades compreendidas entre os 2 e os 10 anos e possuem um código alfanumérico, único, sem qualquer relação com dados pessoais. São válidas em todo o território nacional e podem ser solicitadas tanto para crianças residentes em Portugal como não residentes.

Caso a criança portadora da pulseira se perca, qualquer pessoa que a encontre somente necessita contactar a PSP por intermédio do número de emergência nacional (112) e comunicar onde se encontra e qual o código da pulseira que a criança tem consigo. A Polícia de Segurança Pública tratará de informar a família e assegurar de imediato o reencontro familiar.