Acidente: Carro “voou” mais de 30 metros na A3, condutor em estado grave

Um homem com 32 anos ficou, na noite desta quinta-feira, com ferimentos graves, na sequencia do despiste da viatura que conduzia, ao quilómetro 16 da A3, sentido Braga / Porto, na zona de Covelas, Trofa.

Viatura ficou totalmente destruída

De acordo com o representante dos Bombeiros Voluntários da Trofa, em declarações ao JN, o carro “voou mais de 30 metros: passou por cima de uma estrada em baixo, bateu no monte, capotou e caiu num ribeiro perto do campo de futebol de Covelas”.

O resgate do condutor não foi fácil, uma vez que o veículo ficou no ribeiro virado ao contrário.

Devido aos ferimentos, considerados graves, o condutor foi levado para o Hospital de S.João, no Porto.

Fonte / Imagem: Jornal de Notícias

Protótipo de casaco inovador para bombeiros testado na Escola Nacional de Bombeiros

O consórcio de investigação do DIF-Jacket reuniu-se nas instalações da Escola Nacional de Bombeiros, em S. João da Madeira, para os ensaios ergonómicos e de fogo, utilizando protótipos do projeto, um futuro equipamento de proteção individual (EPI) para bombeiros. Os ensaios visaram recolher informações dos profissionais sobre os modelos testados em termos de conforto, analisar eventuais otimizações e avaliar a performance.

O CeNTI, o CITEVE – Centro Tecnológico Têxtil e Vestuário e o Centro de Estudos de Fenómenos de Transporte da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto trabalham no projeto DIF-Jacket desde 2020. O objetivo é desenvolver um casaco para bombeiro, com caráter inovador, cujo principal objetivo é a segurança em diversos cenários de combate a incêndios, ou seja, pretende melhorar significativamente a capacidade de prever como um determinado equipamento protege o bombeiro num determinado cenário.

A otimização do vestuário tem em conta três variáveis: bombeiro + vestuário de proteção + ambiente de incêndio.

 

Portal das Finanças não está a funcionar

O Portal das Finanças está inacessível e, até ao momento, não se sabe o que está a acontecer e não há nenhuma informação oficial.

Além do Portal das Finanças, também o Portal do e-faturas está inoperacional.

Nas redes sociais os utilizadores estão a ser informados que «estão a ocorrer constrangimentos no acesso ao Portal das Finanças. Lamentamos pelo incómodo. Assim que a situação estiver resolvida informamos».

Famalicão: AD Oliveirense recorda Diogo Gomes, jovem jogador falecido aos 20 anos em acidente de viação

No dia em que completaria 27 anos, a AD Oliveirense recorda Diogo Gomes, jovem jogador que faleceu, em abril de 2016, vítima de acidente de viação.
«Os anos passam mas a tua memória perdurará. Hoje o Diogo Gomes completaria 27 anos. Serás Sempre Um dos Nossos», recorda a Oliveirense, nas redes sociais.

Diogo Gomes faleceu aos 20 anos, num acidente de viação quando circulava na circular urbana que liga Guimarães a Fafe. O jovem médio do Vitória SC estava emprestado à Oliveirense naquela época.

A memória de Diogo Gomes é recordada todos os dias pelos atletas da Oliveirense, através de um cartaz de homenagem que está colocado nas instalações do clube de Oliveira Santa Maria.

Trofa discute Carta Metropolitana para a Cultura

A Área Metropolitana do Porto e os Municípios que a integram (Arouca, Espinho, Gondomar, Maia, Matosinhos, Oliveira de Azeméis, Paredes, Porto, Póvoa de Varzim, Santa Maria da Feira, São João da Madeira, Santo Tirso, Trofa, Vale de Cambra, Valongo, Vila do Conde e Vila Nova de Gaia) debatem com a comunidade a Versão Zero da Carta Metropolitana para a Cultura. Uma das 17 sessões será dia 11 de fevereiro, no auditório do Fórum Trofa XXI, pelas 19h00. A participação na sessão é gratuita, mas carece de uma inscrição obrigatória.

Os interessados em participar na sessão de Discussão pública na Trofa deverão fazer a sua inscrição através do link https://bit.ly/3vZpnHv e consultar toda a informação referente à Carta Metropolitana no site da Câmara Municipal da Trofa.

A Carta Metropolitana para a Cultura pretende ser o principal instrumento de elaboração, execução e análise das políticas culturais da Área Metropolitana do Porto.

A Versão Zero é o resultado de um esforço de consulta e diálogo iniciado em maio de 2022 com os municípios, os agentes culturais, a academia e a comunidade, e que pretendem aberto, participado e contínuo.

 

 

Abertas inscrições para Concurso Lusófono da Trofa – Prémio Matilde Rosa Araújo 2023

Estão abertas as inscrições para a edição de 2023 do Concurso Lusófono da Trofa – Prémio Matilde Rosa Araújo, promovido pela Câmara Municipal da Trofa.

O concurso tem por objetivos fomentar a escrita criativa, valorizar a expressão literária, criar hábitos de leitura e escrita, promover os autores de língua oficial portuguesa e a ilustração na literatura infantil.

Para a edição deste ano, a Câmara Municipal atualizou os prémios monetários. Assim, os autores do melhor conto e ilustração receberão 2.500 euros. O conto vencedor será ilustrado pelo vencedor do prémio ilustração a fim de possibilitar a sua publicação e lançamento nacional.

Os concorrentes podem entregar os trabalhos até 31 de maio. Não serão aceites trabalhos cuja data do carimbo dos correios seja posterior à data limite. Os trabalhos podem, também, ser entregues em mão na Casa da Cultura da Trofa.

Os participantes que se encontrem nos países da CPLP poderão entregar os seus trabalhos, em mão ou por correio, nos Centros Culturais Portugueses dos respetivos países (ver moradas no regulamento). Trabalhos enviados por correio eletrónico não serão validados para efeitos de concurso. Podem ser apresentados trabalhos coletivos e cada candidato pode apresentar um número ilimitado de trabalhos (no caso dos contos).

Outra regra do concurso é que é dirigido a maiores de 18 anos, naturais, naturalizados ou estrangeiros devidamente legalizados e com residência comprovada há mais de 2 anos num dos países da CPLP, com ou sem livros publicados (não há limite de livros publicados).

Recorde-se que o concurso, que tem o apoio Camões-Instituto da Cooperação e da Língua, I.P., já distinguiu 31 autores (entre escritores e ilustradores) e foram lançados, sob a chancela do Concurso Lusófono da Trofa, 14 livros. O vencedor da edição de 2022, “Bom dia, olá!”, de Raro de Oliveira e ilustração de Filipa Beleza, será apresentado em novembro deste ano.

 

O regulamento pode ser consultado em www.mun-trofa.pt ou em www.instituto-camoes.pt . Para mais informações pode também enviar e-mail para geral@mun-trofa.pt, turismo@mun-trofa.pt ou geral@camoes.mne.pt.

 

 

Rendimento Social de Inserção aumenta 20 euros

Depois de três anos sem atualização, o Rendimento Social de Inserção vai aumentar cerca de 20 euros, passando de 189,66 euros para 209,11 euros, já no mês de março, com efeitos retroativos a janeiro. Há mais de 198 mil pessoas a receber este apoio em Portugal.

A atualização do RSI para este ano foi hoje publicada em Diário da República. Os novos valores começam a ser pagos em março, abrangendo 198 mil pessoas, numa medida com um custo estimado em 30 milhões de euros.