Afinal, a gasolina deve subir três cêntimos na próxima semana

Ao contrário das notícias veiculadas na manhã desta sexta-feira, o preço da gasolina simples 95 deverá sofrer um aumento de três cêntimos na próxima semana, avança o jornal Eco.

Em sentido contrário, o preço do gasóleo vai descer seis cêntimos.

O litro de gasóleo vai custar cerca de 1,780 euros e o litro de gasolina simples aumenta para 1,945 euros. Estes valores podem vir a ser reajustados.

Famalicão: Descubra o turismo industrial através de visitas guiadas

Vila Nova de Famalicão recebe, de 12 a 14 de abril, a iniciativa nacional “À Descoberta do Turismo Industrial”, promovida pelo Grupo Dinamizador da Rede Portuguesa de Turismo Industrial, coordenado pelo Turismo de Portugal. O roteiro inclui visitas guiadas a dois museus e a um produtor de vinhos verdes. Todas as visitas são gratuitas, mas sujeitas a marcação prévia.

No dia 12 de abril, o Museu da Indústria Têxtil da Bacia do Ave, espaço privilegiado de investigação e preservação do património industrial têxtil do Ave, vai ter visitas guiadas às 11h00 e às 15h00; no dia 13 de abril, é o Museu do Automóvel que vai estar de portas abertas, com visitas guiadas também às 11h00 e 15h00. Aqui, o visitante terão a oportunidade de ‘viajar’ pela evolução do design automóvel, desde os primórdios até ao final do século XX.

A agenda ‘À descoberta do Turismo Industrial’ termina a com uma passagem pela Castro Vinhos de Portugal, empresa familiar dedicada à produção de vinhos verdes. É na sexta-feira, 14 de abril, com visita guiada às 15h00. Os visitantes poderão ficar a conhecer a vinha, nomeadamente, a cultura, as castas e características da região, assim como a adega, onde será explicado o processo de vinificação, conservação, enchimento, rotulagem e funcionalidade dos equipamentos. Uma degustação do vinho da casa encerra a visita.

‘À descoberta do Turismo Industrial’ realiza-se de 8 a 14 de abril e abrange todo o território nacional, com visitas guiadas, workshops, exposições, demonstrações, exibições de filmes e documentários, degustações e provas, com o objetivo de revelar o património e a indústria viva que caracterizam e diferenciam os territórios.

Esta é uma iniciativa conjunta do Turismo de Portugal, das Entidades Regionais de Turismo do Porto e Norte, Centro, Alentejo e Ribatejo, Algarve e Direção Regional de Turismo do Açores, e dos restantes parceiros do Grupo Dinamizador da Rede Portuguesa do Turismo Industrial, cujo programa integral está em http://business.turismodeportugal.pt/pt/Agenda/Eventos/Paginas/a-descoberta-do-turismo-industrial.aspx .

Sobre o périplo por Vila Nova de Famalicão, poderá obter mais informações sobre as atividades e como se inscrever nas visitas em www.famalicao.pt/a-descoberta-do-turismo-industria .

Famalicão: Porminho colabora com o Desafios 5.0 na partilha de experiências e conhecimento

A Porminho Alimentação, em colaboração com a AEP – Associação Empresarial de Portugal, vai partilhar com jovens empreendedores experiência e conhecimento. Esta quinta-feira, dia 30, o administrador da empresa, sedeada em Outiz, vai falar com empresários que têm empresas recentes e estão ainda a absorver conhecimento.

Este encontro surge no âmbito da ação “Meetups em Empresas” e insere-se na atividade “Meet and Learn” do projeto Desafios 5.0do.

O primeiro “Meetup em Empresas” aconteceu em novembro do ano passado e proporcionou um encontro com a empresa Farol de Ideias. O segundo aconteceu já este ano, em fevereiro, com o Banco Português de Fomento. O terceiro é com a Porminho, uma empresa de referência no setor agroalimentar.

A participação no encontro online é gratuita, mas sujeita a inscrição.

Recorde-se que o desafio 5.0 foi lançado pela AEP em novembro de 2021 para promover o espírito empresarial do Norte e Centro do país. O objetivo é consolidar um novo perfil empreendedor, apoiado em ideias inovadoras e criativas, que possam responder aos desafios sociais do novo paradigma de evolução da sociedade 5.0.

No final da quarta edição, em junho de 2023, data prevista para o fim do Desafios 5.0, os 25 melhores projetos receberão apoio para consolidar o plano de negócios, viabilizar oportunidades de negócio, robustecer e potenciar a viabilização dos projetos apresentados. Aos seis melhores projetos serão atribuídos prémios (Speed Up) individuais, no valor de 5 mil euros.

O programa Desafios 5.0 é uma iniciativa da AEP financiada pelo COMPETE 2020, no âmbito do Portugal 2020 e com o apoio da União Europeia através do Fundo Social Europeu. Conta com o apoio de empresários, startups, administração pública, municípios e outras associações empresariais.

Famalicão: AE Camilo Castelo Branco debate preservação dos mares e rios

No âmbito da Semana do Ambiente, o Agrupamento de Escolas Camilo Castelo Branco promoveu, no dia 24 de março, uma palestra sobre o tema “O mar começa aqui, em Famalicão”.

Para debater o tema foram convidados Adriana Mano, CEO da Zouri Shoes; Pedro Teiga, fundador e diretor executivo da empresa E. Rio, especialista em reabilitação de rios e ribeiras; Ricardo Lanção, docente do Curso Profissional de Técnico de Cozinha/Pastelaria do Agrupamento Escolas Camilo Castelo Branco e do Curso de Gestão de Turismo, Hotelaria e Restauração, no Instituto Superior de Gestão e Tecnologia (ISLA) – Gaia; e Vítor Monteiro, professor auxiliar no Departamento de Eletrónica Industrial da Escola de Engenharia da Universidade do Minho. A moderação esteve a cargo de Raquel Azevedo, coordenadora dos Programas Eco-Escolas e Escola-Azul da Escola Secundária Camilo Castelo Branco.

Nesta palestra recordaram que Portugal tem uma extensão marítima 18 vezes superior à terrestre, logo tem no mar um dos seus principais e mais ricos ativos. Por isso, um mar sustentável tem de ser assumido como um objetivo transversal do desenvolvimento territorial: reduzir as emissões carbónicas e proteger os recursos hídricos são os grandes desafios desta década.

Os oradores convidados, juntamente com o vereador do Ambiente do Município de Famalicão, Hélder Pereira, e o diretor do Agrupamento, Carlos Teixeira, pediram o compromisso de todos numa ação coletiva de proteção dos rios, mares e oceanos. «Assim, torna-se imperativo que os jovens, a partir da sua ação, mobilizem o apoio global da sua comunidade para implementar, criar, conservar e utilizar, de uma forma sustentável, os mares, o oceano e os recursos marinhos», uma das conclusões.

 

Famalicão: CIOR reforça ligação dos alunos com as empresas

Inserida na “Semana da Empresa”, a CIOR organizou esta segunda-feira, dia 27, uma atividade que envolveu os alunos do Curso Técnico Auxiliar de Farmácia.

A propósito desta iniciativa, o diretor da CIOR, Amadeu Dinis, referiu que estas são oportunidades de «sensibilização, informação e motivação para a importância da formação e para os desafios do mercado de trabalho».

O diretor do curso, Arcélio Sampaio, destacou o facto do Técnico Auxiliar de Farmácia «ser um técnico cada vez mais importante num mercado cada vez mais emergente, onde os recursos humanos desempenham um papel fundamental na proximidade com a população, razão pela qual devem ser continuamente valorizados e motivados em termos de competências, capacidades e sentido ético».

Esta iniciativa contou com a participação de Tiago Almeida e Ana Faria em representação da BIAL, empresa farmacêutica de referência nacional; de Marisa Machado, diretora da Escola Superior de Saúde do Vale do Ave e da Licenciatura em Farmácia; da diretora técnica Helena Silva da Farmácia de Bairro e de uma técnica da Farmácia de Delães, duas das várias farmácias parceiras da escola.

O encontro serviu ainda para o registo e partilha de testemunhos de ex-alunos a realizarem estágios profissionais e a prosseguirem estudos superiores.

O curso Técnico de Auxiliar de Farmácia é o único no Município de Famalicão e dos poucos existentes na região. No seu início, há quatro anos, teve por base um protocolo e o apoio da Associação Nacional de Farmácias e de uma rede de farmácias parceiras do município de Famalicão e da região.

 

Concurso promove a inovação e criatividade das empresas do Baixo Ave

Estão abertas as inscrições para o concurso “Prémio Baixo Ave Inovação – Categoria Empresa”, organizado pela AEBA – Associação Empresarial do Baixo Ave.

O concurso destina-se a todas as empresas instaladas na área geográfica que compreende os municípios da Trofa, Santo Tirso, Vila Nova de Famalicão, Maia e Vila do Conde, e tem por objetivo promover a inovação e a criatividade das organizações empresariais da região.

A associação empresarial vai premiar os três melhores projetos com a atribuição de Certificado de Reconhecimento próprio.

A este concurso podem concorrer pessoas coletivas que tenham criado uma nova solução ou tenham melhorado significativamente o desempenho da empresa, quer seja pela implementação de um novo processo, método organizacional ou de marketing. Cada empresa poderá apresentar apenas uma candidatura e terá total liberdade de escolha quanto ao tipo de projeto. Serão valorizadas as iniciativas inovadoras que apresentem resultados mensuráveis, contribuindo para o reforço da posição competitiva da empresa, do seu desempenho e/ou do seu conhecimento.

Para submeter a candidatura, os interessados devem consultar o regulamento e preencher o respetivo formulário, disponível em www.aeba.pt e www.inoba.pt. Este deve ser enviado, até 06 de abril, às 23:59, para o endereço eletrónico inoba.premio@aeba.pt.

Depois desta etapa inicial, seguem-se as fases de avaliação e seleção dos projetos candidatos (de 07 de abril a 21 de abril), e de decisão e comunicação dos vencedores do concurso, que acontece no dia 26 de abril de 2023.

Este concurso materializa uma ação coletiva a respeito do Sistema de Apoio a Ações Coletivas – Qualificação, aviso NORTE-53-2020-01, Operação NORTE02-0853-FEDER-037636, e pretende dar visibilidade aos desafios de inovação que o tecido empresarial enfrenta e às novas dinâmicas em curso no território, além de ajudar a implementar uma cultura de inovação na região do Baixo Ave.

Famalicão: Esta quarta-feira, entre as 22 e as 23 horas, feche a torneira

O Lions Clube de Vila Nova de Famalicão associa-se à campanha H2Off – Hora de Fechar a Torneira, com o objetivo de divulgar e consciencializar para a problemática do consumo excessivo de água, um bem cada vez mais escasso.

O desafio é simples: fechar a torneira por uma hora, sem qualquer consumo de água, entre as 22h00 e as 23h00, desta quarta-feira, num gesto deliberado e consciente.

Associe-se a este movimento efetuando o registo no site: https://www.h2off-apda.

Esta é uma campanha, a nível nacional, promovida pela APDA -Associação Portuguesa de Distribuição e Drenagem de Águas, e que já vai na sua 3ª edição. Uma iniciativa que estimula a reflexão sobre o uso que se faz da água, consciencializando para que o consumo deste recurso seja mais eficiente e equilibrado.