Água mais barata em Famalicão

Para responder à diminuição de rendimentos por parte das famílias, a Câmara Municipal decidiu alargar os escalões de descontos ao nível das tarifas variáveis (em função do número do agregado familiar) que vai permitir uma redução, em média, de 12 por cento no valor final da fatura da água e saneamento dos consumidores.

Trata-se de um esforço significativo do município «uma vez que compra a água que serve o concelho às Águas do Norte, empresa pública detida pelo Estado e tutelada pelo Governo, que não alterou o preço final do água a pagar pela autarquia». Isto significa que a Câmara vai receber menos dos consumidores mas vai pagar o mesmo ao fornecedor.

A medida entrou já em vigor e não tem um prazo de conclusão. «Um apoio que ultrapassará este período de estado de emergência ao nível de saúde pública e que decorrerá durante a recuperação do equilíbrio social e económico que se seguirá», garante o Presidente da Câmara Municipal, Paulo Cunha.

Para aderirem a esta medida, as famílias deverão preencher e entregar o requerimento para atribuição da tarifa familiar que está disponível no portal do município em www.famalicao.pt, sendo obrigatória a adesão à fatura eletrónica e ao pagamento por débito direto.

Esta é mais uma das respostas do município enquadradas no Plano de Reação à Situação Epidémica e de Intervenção Social e Económica que visa apoiar as famílias durante este período conturbado.

Para além deste apoio, a autarquia já alargou o prazo de pagamento das faturas emitidas a partir do dia 16 março 2020, em mais 20 dias, para pagamentos efetuados através do multibanco; assim como autorizou a emissão de novas referências multibanco no caso das faturas e avisos de corte já vencidos, caso o cliente o solicite, não sendo cobrado qualquer encargo durante esse período (juros de mora). Foram ainda suspensos os avisos de corte, cortes e execuções coercivas.

Famalicão: Yassir Zabiri vai ao CAN

Yassir Zabiri faz parte da convocatória da seleção sub-20 de Marrocos para o Campeonato Africano das Nações. O avançado que representa o FC Famalicão, foi chamado para a competição onde Marrocos, no grupo B, terá como adversários o Quénia (1 maio), Nigéria (4 maio) e Tunísia (7 de maio).

Ao serviço dos sub-20 de Marrocos o jovem jogador marcou 12 golos em 21 jogos. A capacidade finalizadora do atacante tem sido, também, exibida com as cores do Futebol Clube de Famalicão, somando três golos pela equipa principal e seis na Liga Revelação, ao serviço dos sub-23.

Famalicão: Jovem em estado grave depois de colisão entre mota e carrinha na variante nascente

Um jovem de 28 anos ficou em estado grave, na sequência de uma colisão entre uma mota e um veículo ligeiro de mercadorias, na tarde deste sábado, em Calendário, Famalicão.

O acidente aconteceu em plena Variante Nascente e para o socorro foram acionados os Bombeiros Voluntários de Famalicão.

A vítima foi transportada para o Hospital de Famalicão.

Famalicão: Homem morre em despiste de carro

Um homem morreu, este sábado à tarde, na sequência do despiste do automóvel onde seguia, na freguesia de Vale São Cosme, em Famalicão.

O acidente deu-se cerca das 17h30, na Rua de São Bento, sendo que para o local foram acionados os Bombeiros Voluntários de Famalicão, Famalicenses e a Viatura Médica de Emergência e Reanimação (VMER) do hospital de Famalicão.

De acordo com fonte do socorro, a vítima, com idade entre os 60 e os 70 anos, foi encontrada pelos bombeiros em paragem cardiorrespiratória e o óbito veio a ser declarado pouco tempo depois.

A GNR tomou conta da ocorrência.

Tribunal de Famalicão comunica: Prisão preventiva para suspeito da morte de ‘Manu’ no B.A. em Braga

O juiz de turno do Tribunal de Famalicão decretou prisão preventiva para Mateus Machado, o principal suspeito da morte de Manu, de 19 anos, falecido no último fim de semana, à porta do Bar Académico, em Braga.

O jovem faleceu na sequência de ter sido esfaqueado à porta do referido bar, depois de, alegadamente, ter alertado os seguranças do estabelecimento para o facto de existirem homens naquele espaço a tentar drogar jovens, através da colocação de substâncias nas bebidas.

À entrada do tribunal, o advogado do arguido adiantou que este iria negar qualquer envolvimento no crime.

Famalicão: AD Ninense reúne em Assembleia Geral para analisar situação diretiva e desportiva

No dia 2 de maio, a Associação Desportiva Ninense reúne em Assembleia Geral para, entre outros pontos, recolher potenciais candidaturas para a formação de um novo elenco diretivo para o biénio 25/27.

Recorde-se que desde março, e depois da demissão do então presidente, Filipe Miranda, a coletividade passou a ser liderada por Marta Faria, vice-presidente da direção.

A reunião de 2 de maio está marcada para as 21 horas, no auditório da coletividade, começando com a leitura da ata da sessão anterior, seguida da discussão sobre a situação desportiva e diretiva, prossegue com a recolha de eventuais candidaturas e termina com a análise de outros assuntos de interesse.

No plano desportivo, e cumpridas trinta jornadas da pró nacional da AF Braga, a AD Ninense está a lutar pela fuga aos lugares de despromoção. Faltam quatro jornadas para o final e ocupa o décimo quinto lugar, com 33 pontos. Na próxima jornada, no dia 27 de abril, recebe o líder Celoricense.

Se à hora marcada não estiver presente o número de sócios exigidos pelos estatutos, a Assembleia, liderada por Abílio Gomes Oliveira, terá lugar trinta minutos depois com os presentes.

Famalicão: Dois carros destruídos por queda de árvore de grande porte

Dois carros ficaram destruídos na sequência da queda de uma árvore, no centro da cidade de Vila Nova de Famalicão.

Os veículos estavam estacionados na Avenida de França quando, cerca das 13h00, foram atingidos por uma árvore de grande porte que ainda derrubou o gradeamento da Escola Secundária Camilo Castelo Branco.

Para o local foram acionados os Bombeiros Voluntários de Famalicão, acompanhados pela Proteção Civil.

Não há registo de feridos, apenas danos materiais.