Ano letivo: Cerca de 70% dos vales emitidos para manuais grátis já levantados

De acordo com um comunicado hoje divulgado pelo ME, e num ponto de situação em relação à emissão de vales para levantamento de manuais gratuitos, a tutela destaca “um avanço significativo, em comparação com o final do mês passado”, que permite evitar “uma maior pressão sobre as livrarias no início do ano letivo”.

“Até ao final da manhã desta segunda-feira, cerca de 70% dos ‘vouchers’ emitidos pela plataforma MEGA foram utilizados pelos encarregados de educação para efeito de resgate junto dos livreiros, para manuais novos, e junto das escolas, para manuais reutilizados”, lê-se no comunicado.

Estes números permitem que a maioria dos alunos já estejam em condições de ter os manuais na sua posse, antes do arranque efetivo do ano letivo.

“No caso dos manuais reutilizados, o Ministério da Educação reforça que alguma inconformidade relativa ao estado de conservação – que deve obedecer aos critérios definidos no Manual de Reutilização – deve ser reportada às escolas para que a sua substituição possa ser feita”, acrescenta o comunicado.

Sobre os pagamentos às livrarias, o ME adianta que estão “em dia” e que decorrem a um ritmo semanal, e não quinzenal, como inicialmente previsto.

“Num esforço extraordinário, o Instituto de Gestão Financeira da Educação (IGeFE) efetuou esta sexta-feira novo pagamento, estando pagas todas as faturas validamente emitidas até esse dia. Deste modo, foi superado o já de si audacioso plano traçado pelo Ministério da Educação – pagamentos a cada 15 dias. Nesta altura, os pagamentos às livrarias estão a ser feitos semanalmente”, afirma o ME em comunicado.

O documento recorda que este ano o processo de faturação dos manuais passou a estar centralizado no IGeFE, retirando esse trabalho burocrático às escolas e permitindo pagamentos mais rápidos.

Famalicão: Esta quarta-feira, entre as 22 e as 23 horas, feche a torneira

O Lions Clube de Vila Nova de Famalicão associa-se à campanha H2Off – Hora de Fechar a Torneira, com o objetivo de divulgar e consciencializar para a problemática do consumo excessivo de água, um bem cada vez mais escasso.

O desafio é simples: fechar a torneira por uma hora, sem qualquer consumo de água, entre as 22h00 e as 23h00, desta quarta-feira, num gesto deliberado e consciente.

Associe-se a este movimento efetuando o registo no site: https://www.h2off-apda.

Esta é uma campanha, a nível nacional, promovida pela APDA -Associação Portuguesa de Distribuição e Drenagem de Águas, e que já vai na sua 3ª edição. Uma iniciativa que estimula a reflexão sobre o uso que se faz da água, consciencializando para que o consumo deste recurso seja mais eficiente e equilibrado.

Exportações de têxteis e vestuário não foram tão negativas quanto se esperava

Os resultados das exportações de têxteis e vestuário, em janeiro deste ano, não foram tão negativos quanto se esperava. De facto, em volume houve uma quebra de 12% face ao mês homólogo do ano anterior, mas em valor subiu 5%, o que representa um aumento de 23 milhões de euros.

Em quantidade registou-se uma queda de pastas, feltros e falsos tecidos, fios, cordéis, cordas e cabos (menos 2.426 toneladas). Pelo contrário, houve uma subida de 12% dos tecidos de malha.

Em termos de mercados, há a assinalar um excelente desempenho em França, com um crescimento de 22% em valor e de 9% em quantidade.

Por outro lado, Itália foi o destino que maior queda registou em termos de valor: menos 7,7 milhões de euros (equivalente a -19%).

 

Famalicão: Oferta Pública de Aquisição de Imóveis decorre até 3 de maio

Neto de Bernardino Machado faz doação a Famalicão de quase meio milhar de livros

Manuel Machado Sá Marques resolveu fazer uma doação de 493 obras literárias da sua biblioteca particular ao Museu de Famalicão com o nome do seu avô.

A doação deste património literário, estimado em 7.400€, partiu da herdeira de Manuel Machado Sá Marques, que entregou estes bens culturais ao museu famalicense com o propósito de fazer cumprir a vontade demonstrada por ele, de «enriquecer os instrumentos de consulta e investigação do Museu». São exemplares raros de obras acerca da história de Portugal, do republicanismo, salazarismo, monarquia portuguesa, entre outros, que após as devidas diligências, ficarão disponíveis para consulta no Museu com o nome do ex-Presidente da República.

A doação destes documentos, que se encontravam em Lisboa, foi aprovada na passada quinta-feira, em Reunião da Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão.

O município realça que a integração destes bens no acervo da unidade museológica dedicada a Bernardino Machado, vem ampliar e enriquecer o conhecimento sobre o patrono da instituição e garantir a preservação e salvaguarda deste património.

Famalicão: Trabalhadores da Continental, Coindu e Riopele vão ler na Semana da Leitura

Está para breve o início da 13.ª Semana da Leitura. A iniciativa, essencialmente dedicada aos mais jovens, pretende, nesta edição, ganhar novos públicos, particularmente aqueles que estão mais distantes das bibliotecas e, nesse sentido, tem marcadas feiras de troca de livros em três importantes empresas do concelho: Continental Mabor, Riopele e Coindu. Esta iniciativa vai decorrer de 27 a 31 de março.

Assim, a edição deste ano da Semana da Leitura está dividida em duas datas, sendo que, de 13 a 18, centra-se na comunidade escolar, pelo envolvimento de 36 bibliotecas do concelho. A sessão de abertura, no dia 13, às 15 horas, decorre na Secundária Padre Benjamim Salgado, em Joane, com a presença da escritora Maria João Lopo de Carvalho, “madrinha” do evento.

Apresentações de livros, oficinas e sessões de leitura são algumas das atividades que preenchem o programa que, no dia 16 de março, pelas 10h15, volta a contar com a ação “Famalicão a Ler”: um momento em que a comunidade famalicense interrompe os seus afazeres para usufruir de um momento descontraído de leitura, seja ela de um livro, de um jornal ou de uma revista.

De 27 a 31, a iniciativa aproxima-se, então, do público adulto e das empresas com o projeto “A minha empresa a ler: troca por troca, deixe um livro leve outro”, com a realização de uma feira de troca de livros na Continental Mabor, dias 28 e 29 de março; na Riopele, no dia 30 de março; e na Coindu, no dia 31. Potenciar o desenvolvimento e consolidação de hábitos de leitura junto da população adulta é o grande propósito desta novidade.

A Semana da Leitura é um evento nacional, lançado pelo Plano Nacional de Leitura, que pretende convidar escolas e entidades públicas e privadas a promoverem atividades para festejar a leitura como ato de prazer, imaginação e conhecimento, lugar de encontro criativo e colaborativo. Nesse sentido, o Município famalicense, através do Grupo de Trabalho das Bibliotecas de Famalicão, tem vindo a desafiar as bibliotecas municipais e as bibliotecas escolares a assinalarem a efeméride por meio de um programa de comemorações congregante.

 

Famalicão: Alunos do 1.º Ciclo do Agrupamento de Pedome mostram o que aprenderam a brincar

Centenas de alunos do 1.º Ciclo do Agrupamento de Escolas de Pedome mostraram, na passada sexta-feira e sábado, as suas aptidões na Gala das AEC´S (Atividades de Enriquecimento Curricular). Em Riba de Ave, no pavilhão do clube local, os alunos mostraram a toda a comunidade que a brincar também se aprende, fazendo prova das aprendizagens adquiridas no âmbito das AEC’s neste agrupamento que, desde o início do ano letivo, reserva as tardes para diversas atividades desportivas, artísticas ou, simplesmente, para a brincadeira.

Um dos espetadores nesta gala foi o presidente da Câmara Municipal. Mário Passos assinalou que o projeto educativo neste agrupamento «pretende transformar a escola num grande recreio», propiciando «mais espaço para o desenvolvimento de novas competências e capacidades nas crianças, por via de atividades ligadas ao plano desportivo, cultural e lúdico». Já sobre o espetáculo que presenciou, referiu que «foi um belo momento. Os alunos demonstraram que os princípios deste projeto-piloto estão a ser cumpridos, criando boas bases para o alargamento desta metodologia a outros agrupamentos de escolas do concelho».

O projeto em curso, promovido pela Federação Concelhia das Associações de Pais e o Agrupamento de Escolas de Pedome, em articulação com o Município de Vila Nova de Famalicão, está a transformar a escola num espaço onde o estudo e a brincadeira coabitam, conjugando as atividades de enriquecimento curricular com a componente letiva, salvaguardando parte do tempo na escola para o crescimento das crianças, com estratégias que permitem aprender mesmo a brincar. Se a manhã está reservada para as aulas, já as tardes dos alunos do 1.º ciclo deste agrupamento são ocupadas com aulas de natação, karaté, pilates ou teatro, bem como atividades de caráter lúdico-pedagógico.