Arcebispo de Braga preside às celebrações da festa em honra da beata Alexandrina

O santuário de Balasar, no concelho vizinho da Póvoa de Varzim, celebra, esta quarta e quinta-feira, a festa em honra da beata Alexandrina e D. José Cordeiro, Arcebispo de Braga, preside à missa e bênção dos doentes no dia da festa litúrgica de Alexandrina, na manhã de quinta-feira, às 10h30.

“Como Alexandrina, amar os sacerdotes” é o lema destes dois dias de celebrações, com os peregrinos a serem convidados a rezar pelos sacerdotes e pela Igreja e pela paz no mundo.

Segundo o programa, na noite de quarta-feira, às 21 horas, decorre uma procissão de velas; na quinta-feira, às 8 horas, acolhimento aos peregrinos; 9 horas, Oração da Manhã e meditação; 10h30, Santa Missa e bênção dos doentes, presidida por D. José Cordeiro, Arcebispo de Braga; 15 horas, adoração eucarística e meditação; 17 horas, Santa Missa e Consagração a Nossa Senhora.

Durante o dia haverá sacerdotes para atender Confissões.

82 Comments

  1. Amem eu moro muito perto da casa da irma alexandrina e foi ve la em vida lembra me ela na cama e a minha mae eu e mais tres irmaos nessa epoca e nao tenho ido la

Deixe um comentário

Famalicão: Festa da Flor com três dias muito coloridos e animados

A Festa da Flor em Vila Nova de Famalicão realiza-se de 9 a 11 de maio, com exposições, oficinas, venda de flores, desfiles, música e gastronomia. Realce para a Batalha das Flores, na tarde do dia 11, e para o concerto de Carolina Deslandes na noite do dia anterior.

Um dos destaques é a exposição de ornamentações florais na Praça 9 de Abril, Rua de Santo António e Praça D. Maria II (topo norte). Na Praça D. Maria II estão as tradicionais tasquinhas regionais para satisfazer o apetite.

Neste período, a Praça D. Maria II será transformada na Praça da Flor, com 19 produtores e vendedores de flores; enquanto que a Alameda D. Maria II será um espaço de ofícios florais, com diversos artífices.

Na sexta-feira, dia 9, nas traseiras da Fundação Cupertino de Miranda decorrerá a arte de “En Plein Air”, com diversos convidados. Enquanto isso decorre, nas ruas da cidade, entre as 10 e as 12 horas, haverá animação com “Swing a song”. Na Praça D. Maria II, às 10h30, oficina de Cerâmica Artística, pela Fundação Castro Alves, para crianças do 1.º Ciclo; às 11h30, oficina de pintura em acrílico, para crianças do 1.º e 2.º Ciclos; às 14h15, oficina de “Flores de Papel”, também para alunos dos 1.º e 2.º Ciclos. As concertinas vão andar pelas ruas a partir das 15 horas. Pelas 16 horas, as crianças do 1.º Ciclo terão oportunidade de participar numa Oficina de Pintura. Às 18 horas abre no Museu Bernardino Machado a exposição “Flores pela Paz”. Às 21h30, na Praceta Cupertino de Miranda há concerto pela famalicense Helena Fernandes; às 22h30, na Praça D. Maria II, concerto Chão de Estrelas com diversos artistas convidados e a participação instrumental da Banda Marcial de Arnoso Santa Maria e The Village Ensemble.

Sábado, dia 10 de maio, entre as 10h30 e as 14h30, na Praça D. Maria II, oficina de iniciação à pintura em aguarela. Oficina “Terrários” às 11h30, Praça D. Maria II. Pelas 14h30, começa o desfile de fanfarras, numa organização dos Bombeiros Voluntários Famalicenses. As concertinas voltam a percorrer a cidade, a partir das 15 horas. À tarde haverá mais duas oficinas: “Bordando Flores”, às 15h30, e “Artes decorativas – Pintura de uma peça em terracota”, às 16h30, ambas na Praça D. Maria II. A noite arranca com um concerto, às 20h30, na Praceta Cupertino de Miranda, com Joaquim Carneiro & Convidados; às 21h30, na mesma Praceta, concerto com Maria Silva; termina, às 22h30, com um concerto por Carolina Deslandes.

O domingo arranca com teatro infantil, e a peça “Bzzzoira Moira”, pela Companhia de Teatro e Marionetas de Mandrágora. Será às 10h00, na Praceta Cupertino de Miranda. O ponto alto das celebrações é o desfile da Batalha das Flores que começa às 15h30 e que irá percorrer as ruas da cidade com a participação de um elevado número de associações e grupos famalicenses.

As festas terminam às 18h30, na Praceta Cupertino de Miranda, com um concerto pela Banda de Famalicão.

Famalicão: Liberdade FC com 4 atletas no pódio do Campeonato Regional de KM Jovem

Decorreu no último sábado, em Braga, no Estádio 1º de Maio, o Campeonato Regional de KM Jovem, um evento que definiu os Campeões Distritais nessa distância.

A equipa Liberdade FC participou na prova e teve em destaque vários atletas, entre eles, Leonor Monteiro, terceira classificada no escalão Infantis, Carolina Faria e Gabriel Abreu, ambos na segunda posição em Iniciados e Maria Rodrigues, segunda classificada no escalão Juvenis.

Trofa: Candidaturas para o Prémio Matilde Rosa Araújo podem ser feitas até 31 de maio

Decorrem até ao dia 31 de maio, as inscrições para o Concurso Lusófono da Trofa – Prémio Matilde Rosa Araújo 2025, um dos mais importantes concursos literários dedicados à Literatura Infantil em língua portuguesa.

Com mais de duas décadas de história, o concurso tem como principais objetivos incentivar a produção literária, promover a língua portuguesa como instrumento de expressão cultural comum entre os países da CPLP e homenagear o legado de Matilde Rosa Araújo, figura incontornável da literatura infantil portuguesa.

O concurso está aberto a pessoas maiores de idade, legalmente residentes há mais de dois anos em países lusófonos. Os interessados podem entregar os seus trabalhos em mão na Casa da Cultura da Trofa ou via correio registado, com aviso de receção.

Os prémios são atribuídos nas categorias de conto literário e ilustração, sendo que o melhor conto e melhor ilustração recebem 2.500 euros cada. O conto vencedor será ilustrado pelo autor da melhor ilustração, permitindo a sua posterior publicação e lançamento nacional.

O regulamento completo pode ser consultado nos sites da Câmara Municipal da Trofa e do Instituto Camões. Para mais informações, os interessados podem contactar através dos emails: geral@mun-trofa.pt e geral@camoes.mne.pt

Trofa: Grupo invade garagem para roubar carros mas acabam filmados

Durante a madrugada de sexta-feira, várias viaturas foram assaltadas no interior de uma garagem situada no Edifício Ópera, na Rua Dom Pedro V, na Trofa.

Segundo avançou a Trofa TV, dois homens entraram no espaço e causaram estragos em diversos carros. As câmaras de videovigilância registaram o momento do crime, permitindo ver um dos suspeitos a forçar um Mercedes com recurso a uma chave de fendas.

Apesar de estarem de cara descoberta, os indivíduos mostraram sinais de alguma preparação, utilizando luvas e uma lanterna — esta última segurada com a boca por um deles. Após se aperceberem de que estavam a ser filmados, colocaram-se em fuga.

Ainda assim, antes de abandonarem o local, já tinham furtado objetos de outros veículos. Os prejuízos ainda estão a ser contabilizados.

Famalicão: Iniciativa Liberal coloca três na lista por Braga

A Iniciativa Liberal de Famalicão coloca três militantes na lista à Assembleia da República pelo Círculo de Braga. Sandra Lobo, professora, vai em quinto lugar; José Eduardo Carneiro, médico e empresário, em décimo primeiro; seguido de Sofia Gomes, que é médica. Este círculo eleitoral é encabeçado por Rui Rocha, líder da Iniciativa Liberal e deputado eleito pelo distrito de Braga.

Paulo Ricardo Lopes, líder da IL Famalicão, considera importante «que estas eleições sejam um marco para a afirmação da Iniciativa Liberal, garantindo aos portugueses uma oportunidade de lutar por um Portugal diferente, com menos impostos e mais crescimento económico». O dirigente, que não integra as listas por estar «concentrado na candidatura» à Câmara Municipal de Famalicão, pede que a campanha decorra «com elevação, evitando-se o ataque pessoal e a falta de respeito», como a manifestada, acrescenta, «por Diogo Barros (representante do Bloco de Esquerda em Famalicão) nas suas redes sociais após a apresentação do plano de privatizações da Iniciativa Liberal».

Famalicão: Paulo Cunha reuniu em Bruxelas com a AE Minho

Esta semana semana, o eurodeputado famalicense promoveu, em colaboração com a Associação Empresarial do Minho, uma reunião de trabalho entre representantes desta associação e eurodeputados portugueses. Em Bruxelas, foi discutida a desburocratização e o impacto do ambiente regulatório no crescimento económico da União Europeia, particularmente junto das Pequenas e Médias Empresas, «o verdadeiro motor da economia europeia», referiu Paulo Cunha.

Os desafios que a Europa enfrenta, com especial destaque para a crise da competitividade, foram, como refere o eurodeputado, «uma preocupação partilhada» e com uma conclusão óbvia: «se queremos uma Europa mais forte, mais inovadora e mais justa, temos de começar por onde tudo acontece, nas nossas micro, pequenas e médias empresas».

Neste encontro, a comitiva da AE Minho, liderada pelo presidente Ramiro Brito, entregou um documento com propostas para agilizar processos e facilitar o acesso dos Estados-Membros a instrumentos financeiros, «sem comprometer a necessária regulação». Tal como consta do documento, «os mercados globais evoluem e as nossas empresas, especialmente as PME, precisam de um ambiente regulamentar ágil e orientado para a missão que conduza a resultados a longo prazo».

Paulo Cunha, por seu turno, são as PMEs «que criam emprego, que inovam, que mantêm vivas as nossas regiões. Mas para isso precisam de condições para crescer, investir e competir em igualdade de circunstâncias». No Parlamento Europeu, prometeu, «continuaremos a trabalhar para garantir que estas empresas tenham o apoio necessário, através de menos burocracia, mais acesso a financiamento, e políticas que as coloquem no centro da estratégia económica europeia. A competitividade da Europa começa nas nossas empresas. E é com elas que devemos construir o futuro».

Ramiro Brito mencionou, também, os perigos que a Europa enfrente na atualidade. Criar processos mais ágeis, flexíveis e orientar o foco para a eficiência «pode fazer toda a diferença e representar uma alavancagem substancial nesta nova dinâmica e conjuntura», acredita o empresário.

Do encontro ficou o compromisso de estreitar a cooperação entre a AEMinho e os eurodeputados, reforçando o diálogo contínuo entre empresas e decisores políticos.