Associação HumanitAVE de Famalicão embarca para a Guiné

Os dois responsáveis da HumanitAVE, associação famalicense com sede na freguesia de Pedome, embarcaram na manhã desta sexta-feira para a Guiné Bissau.

Os elementos vão, no local, analisar o resultado da construção das duas escolas comunitárias pela associação e verificar o funcionamento do Centro de Nutrição. Para além disso, contam ainda acompanhar a evolução do projeto Secretária Solidária e preparar próximas missões ainda no decorrer de 2021.

A HumanitAVE promete, em breve, dar novidades sobre futuros projetos na área da educação e saúde.

Famalicão: A ACAFADO inaugura o seu ESPAÇO

A Associação Cultural & Artística Famalicão Fado inaugurou, na tarde deste sábado, o seu ESPAÇO – ACAFADO, situado na Travessa de Cambães, freguesia da Lagoa.

Ali estiveram alguns convidados entre os quais Mário Passos, Presidente da Câmara Municipal de Famalicão; Estela Veloso, Presidente da União de Freguesias de Famalicão e Calendário, na qual esta associação está sediada; António Gomes, Presidente da União de Freguesia de Avidos e Lagoa; e Leonel Rocha, atual Presidente da Junta da Vila de Ribeirão que, na altura da formação da associação, colaborou com a direção na qualidade de vereador da cultura.

Durante esta tarde atuaram cerca de uma dezena de instrumentistas que acompanharam várias vozes famalicenses do fado. Neste mesmo espaço, nos dias 1 e 8, entre as 16h00 e as 19h30, haverá fado para quem gosta de cantar ou apreciar, estando ali instrumentistas disponíveis para acompanhamento. A entrada é livre até ao limite da sala.

Famalicão: Voluntários da HumanitAVE regressam à Guiné Bissau para nova missão humanitária

A HumanitAVE, associação de emergência humanitária, com sede na freguesia de Pedome, em Vila Nova de Famalicão, embarcou este sábado para mais uma missão humanitária.

A associação reuniu alguns voluntários com ligação formativa e profissional à área da saúde para, na região de Bigene, fazerem o levantamento das necessidades, métodos de trabalho e meios disponíveis.

O objetivo é criar um plano formativo anual, que será colocado em prática com sessões através da internet e também de forma presencial.

 

Famalicão: HumanitAVE inaugura renovada sede

A HumanitAVE, associação de emergência humanitária com sede na freguesia de Pedome, em Vila Nova de Famalicão, assinala este sábado a conclusão da primeira fase dos trabalhos da requalificação da sede.

O espaço, que durante anos foi uma escola, sofreu diversas melhorias e adaptações para melhor servir a associação que presta apoio em várias vertentes dentro e fora do país, tendo a fachada sido embelezada nos últimos dias pelo artista Nelson Soares.

A inauguração está marcada para as 16h00.

 

A sede da HumanitAVE fica localizada na Rua do Jardim de Infância, na freguesia de Pedome, em Vila Nova de Famalicão.

Famalicão: HumanitAVE e P&D Factor vão colocar jovens das escolas da região falar sobre direitos humanos

Arrancou este sábado, no auditório da união de freguesias de Famalicão e Calendário, a formação da bolsa de facilitadores do “Conect”, um projeto das ONGD’s HumanitAVE e P&D Factor, que pretende pôr jovens a falar sobre direitos humanos e a serem agentes ativos de luta contra as práticas nefastas.
Esta bolsa será formada para realizar ações de sensibilização em escolas secundárias da zona norte do país sobre as temáticas do projeto, numa lógica de multiplicação desta onda de ativismo em prol de um mundo melhor.

Famalicão: HumanitAVE forma os seus voluntários em suporte básico de vida com DAE

A HumanitAVE, associação de emergência humanitária com sede na freguesia de Pedome, em Vila Nova de Famalicão, proporcionou uma manhã de formação aos seus voluntários, em suporte básico de vida adulto com DAE.

Esta foi uma iniciativa que decorreu na escola de Pedome, tendo contado com o apoio dos B.V. de Barcelinhos que disponibilizou os formadores.

O Suporte Básico de Vida (SBV) é um conjunto de procedimentos que tem como objetivo a recuperação da vida de uma vítima de paragem cardiorrespiratória (PCR), até à chegada de ajuda especializada.

O SBV pode prevenir lesões dos órgãos vitais, como o cérebro e coração, aumentando a probabilidade de sobrevivência com qualidade de vida.

Bombeiros Famalicenses vivem dia muito especial com a chegada de três novas viaturas

Os Bombeiros Voluntários Famalicenses viveram, esta quarta-feira, um dia muito especial.

A corporação passa, a partir de hoje, a contar com mais viaturas para servir a comunidade. Assim, a direção dos B.V.Famalicenses apresentou três novos veículos.

Dois deles são de socorro e um terceiro de transporte de doentes não urgentes.

Estas novidades vão permitir dar continuidade à renovação da frota de viaturas desta associação humanitária.