Atletismo: Escola Rosa Oliveira indignada com ausência de Ana Marinho da convocatória para o Europeu de Corta-Mato

A Escola de Atletismo Rosa Oliveira (AERO) dá conta que uma atleta sua (Ana Marinho) foi «injustiçada» ao ficar de fora de uma convocatória para a participação no Europeu de Corta-Mato.

Em comunicado, a EARO informa que no escalão de juniores a convocatória para este Europeu saiu com uma equipa constituída por três juniores e um juvenil, «quando nos critérios de seleção apresentados pela nossa Federação está bem explícito que as atletas participantes na prova de sub-20 têm de ter nascido nos anos de 2002 e 2003». Por isso, a EARO quer saber como «explicam a convocatória de uma atleta juvenil que nunca correu em confronto direto com as atletas juniores».

A associação famalicense faz saber que a sua atleta realizou as três provas de observação, com os seguintes resultados: no Seixal foi terceira, em Torres Vedras foi segunda e no Nacional foi quarta, com apenas 1s de diferença da terceira e 2s da segunda júnior. «Para espanto meu, a minha atleta ficou de fora desta seleção», critica Rosa Oliveira.

Conclui, dizendo que «é assim que se cortam os sonhos aos atletas e é por isso que cada vez temos menos atletas a praticar a alta competição».

A Associação de Atletismo de Braga, através de comunicado, demonstra o seu «profundo desagrado pela não convocatória da nossa atleta Ana Marinho» para integrar a Seleção Portuguesa de sub-20 que vai participar no Campeonato da Europa de Corta-Mato. Na análise, a Associação de Atletismo de Braga destaca que a atleta participou em várias provas onde obteve classificações de destaque, revelando «consistência, maturidade e um excelente momento de forma».

Escreve que «numa Seleção em que poderiam (deveriam) ser selecionadas até 6 atletas, optou-se por selecionar as primeiras 3 e a primeira atleta juvenil para completar a Seleção, ficando a nossa atleta excluída desta convocatória. Prejudica-se a atleta, o clube, a Associação de Atletismo de Braga e a própria Seleção Nacional».

Perante a convocatória, a AA Braga diz que tentou «sensibilizar a direção técnica da FPA para esta situação, mas, infelizmente, não conseguimos que esta injustiça fosse reparada. Preferiram justificar a opção de todas as formas possíveis ao invés de assumirem um erro e retificarem a situação».

Conclui a Associação de Atletismo de Braga que «o atletismo precisa de mais e merece melhor. Os atletas, todos eles, com mais relevância nos escalões jovens, devem ser acarinhados, valorizados e premiados, quando se empenham e trabalham arduamente, como é o caso da Ana Marinho e muitos outros pelo país fora».

As críticas não se ficam por aqui: «a insensibilidade e indiferença que a equipa técnica da FPA revelam para estas questões evidenciam que os elementos que compõem este grupo de trabalho não possuem os requisitos necessários face à sensibilidade e às especificidades que este cargo exige».

Famalicão: Jovem atropelada este sábado no centro da cidade sofreu ferimentos ligeiros

Sofreu ferimentos ligeiros e já teve alta hospitalar a jovem que, na tarde deste sábado, foi colhida por um automóvel, na Avenida 25 de Abril, no centro da cidade de Vila Nova de Famalicão.

O acidente aconteceu cerca das 14h50 e no socorro estiveram as duas corporações de bombeiros da cidade.

A vítima foi encaminhada para a unidade de Vila Nova de Famalicão do Centro Hospitalar do Médio Ave.

Famalicão: Bombeiros acionados para viatura em chamas na freguesia de Arnoso Sta Maria

Os Bombeiros Voluntários Famalicenses foram acionados, na manhã deste domingo, para um incêndio em viatura.

O incidente aconteceu cerca das 08h20, na Rua Primeiro de Novembro, na freguesia de Arnoso Santa Maria.

Segundo aquela corporação, para o local foram mobilizados oito elementos em duas viaturas.

Não há registo de feridos.

Famalicão: Riba d’Ave HC vence Torneio Abertura da AFSA

A equipa de futsal do Riba d’ Ave venceu, este sábado, o Torneio de Abertura da segunda divisão, prova promovida pela AFSA – Associação Futebol Salão Amador de Vila Nova de Famalicão.

A formação ribadavense levou a melhor sobre o Covense, numa final que apenas foi decidida nas grandes penalidades.

Foto Riba d’Ave

Famalicão: GD Natação fecha primeiro dia em segundo lugar

Terminado o primeiro dia de provas, os nadadores famalicenses somam 197 pontos, a 10 pontos do primeiro classificado e a 34 do quarto, posição que já não permite a subida de divisão.

Em femininos, a formação famalicense é 11.º classificada, com 146 pontos.

Da equipa famalicenses e em termos individuais, realce para Rodrigo Pereira, segundo nos 200m Mariposa, e a estafeta masculinos que foi terceira nos 4x100m Estilos.

No primeiro dia disputaram-se 18 das 38 provas que totalizam o programa do Campeonato Nacional de Clubes da 2.ª Divisão. A União Piedense, em masculinos, soma 207 pontos à frente do Grupo Desportivo Natação (197) e Vikings Sports Club (178), clubes que estão na linha de promoção à 1.ª divisão.

Em femininos, a Associação Louzan Natação/EFAPEL lidera com 214 pontos.

Ascendem à 1.ª Divisão, os 1.º, 2.º e 3.º classificados masculinos e femininos.

O Campeonato Nacional de Clubes da 2.ª Divisão é organizado pela Federação Portuguesa de Natação, em parceria com a Associação do Centro Norte de Portugal e a Câmara Municipal de Estarreja.

Famalicão: Jovem atropelada na Avenida 25 de abril

Uma jovem foi, na tarde deste sábado, atropelada no centro da cidade de Famalicão.

O acidente aconteceu por volta das 14h50 e para o local foram acionados as duas corporações de bombeiros do concelho.

A vítima deverá ser encaminhada para uma unidade hospitalar da região.

Não há informação sobre o seu estado de saúde.

Famalicão perde com o Torreense para a Taça da Liga ( 1 – 0 )

O Futebol Clube de Famalicão sofreu a primeira derrota na Taça de Liga, em casa do Torreense, na noite desta sexta-feira.

O único golo do encontro surgiu nos primeiros minutos da segunda parte, por intermédio de João Vieira.

O próximo desafio do Futebol Clube de Famalicão, que se encontra no Grupo H desta competição, está marcado para sexta-feira, dia 9 de dezembro, às 20h45, diante do C.D.Tondela.