Autárquicas 2021: Líder do PSD propõe adiamento por 60 dias

O presidente do PSD propôs esta sexta-feira, em conferência de imprensa, o adiamento das eleições autárquicas por 60 dias. Rui Rio garante que a proposta vai dar entrada no Parlamento ainda esta sexta-feira.

De acordo com a lei eleitoral para as autarquias locais, as eleições autárquicas são marcadas “por decreto do Governo com, pelo menos, 80 dias de antecedência” e realizam-se “entre os dias 22 de setembro e 14 de outubro do ano correspondente ao termo do mandato”. Com a proposta do PSD, as eleições seriam marcadas entre 22 de novembro e 14 de dezembro deste ano.

O Governo quer atingir a imunidade de grupo no fim do verão, quando tiver 70% da população vacinada contra a covid-19, mas Rui Rio teme que a imunidade de grupo não seja atingida nessa altura e, por isso, sugere o adiamento por 60 dias.

«Se a 31 de agosto não tivermos os 70% este adiamento até pode ser curto. Estou muito cético que se consiga 7 milhões de pessoas vacinadas em 31 de agosto com as duas doses». Mesmo admitindo que esse objetivo seja alcançado, «se o Governo marcar as eleições para 20 e tal de setembro, significa que se poderá fazer campanha eleitoral durante cerca de 20 dias. Parece-me manifestamente curto que se tenha apenas 20 dias para se fazer uma campanha eleitoral», assumiu Rui Rio

Famalicão: PS celebra 50 anos e comemora o 25 de Abril em Ribeirão

O Partido Socialista assinala os 50 anos da sua fundação no dia 24 de abril, bem como a Revolução dos Cravos, pelas 18h30, na Casa do Lindo, na freguesia de Ribeirão. Durante o jantar serão homenageados os militantes que estão filiados ao partido há mais de 25 anos.

«Para além da homenagem à fidelidade dos famalicenses ao PS, esta é uma oportunidade para exaltarmos os valores da democracia e da liberdade», explica Eduardo Oliveira, presidente da Comissão Política Concelhia do PS. O evento está aberto à participação de todos os democratas famalicenses, sejam ou não militantes do Partido Socialista”.

A presença na gala tem um custo de 12,50 euros e as inscrições podem ser feitas até 20 de abril, inclusive, através do email c-famalicao@ps.pt.

Famalicão: Jorge Paulo Oliveira pergunta sobre obras na Estrada 206, mas Governo não esclarece

O deputado Jorge Paulo Oliveira interpelou esta quarta-feira o Ministro das Infraestruturas sobre o melhoramento da Estrada Nacional 206, que liga Famalicão a Guimarães. João Galamba não respondeu ao deputado.

Jorge Paulo Oliveira interpelou o governante na Comissão Parlamentar de Economia. Sem resposta do Ministro, o deputado diz que «fica a dúvida se o fez por desconhecimento ou por desconsideração».

O famalicense, eleito pelo PSD, sublinhou que esta é uma via «que carece de urgentes melhorias nas suas condições de circulação e de segurança», reforçando que «serve uma zona fortemente povoada e onde estão instaladas muitas das grandes indústrias que fazem do concelho de Vila Nova de Famalicão o terceiro maior exportador nacional e um território onde o setor tecnológico, o empreendedorismo e os resultados económicos marcam a diferença em termos nacionais».

Percorrendo o histórico desta estrada, o deputado recordou ao Ministro que em junho de 2021 o Governo afirmou que a Infraestruturas de Portugal tinha aprovado o Projeto de Reabilitação e que era expectável o lançamento do concurso ainda nesse ano. «Isso não aconteceu em 2021, nem em 2022», mencionou. Sublinhou, ainda, que no ano passado o Ministro Pedro Nuno Santos (antecessor de João Galamba) informou que o concurso não avançara porque não obtivera autorização do Ministro das Finanças, «que é como quem diz, a verba estava cativada», criticou Jorge Paulo Oliveira.

O projeto de reabilitação anunciado pelo Governo assenta na criação de três rotundas, reformulação de interseções existentes, intervenções ao nível do pavimento, sistema de drenagem, equipamentos de sinalização e segurança, reabilitação e adequação do sistema de semaforização, criação de passeios e travessias para peões.

Famalicão: Esta quarta-feira, entre as 22 e as 23 horas, feche a torneira

O Lions Clube de Vila Nova de Famalicão associa-se à campanha H2Off – Hora de Fechar a Torneira, com o objetivo de divulgar e consciencializar para a problemática do consumo excessivo de água, um bem cada vez mais escasso.

O desafio é simples: fechar a torneira por uma hora, sem qualquer consumo de água, entre as 22h00 e as 23h00, desta quarta-feira, num gesto deliberado e consciente.

Associe-se a este movimento efetuando o registo no site: https://www.h2off-apda.

Esta é uma campanha, a nível nacional, promovida pela APDA -Associação Portuguesa de Distribuição e Drenagem de Águas, e que já vai na sua 3ª edição. Uma iniciativa que estimula a reflexão sobre o uso que se faz da água, consciencializando para que o consumo deste recurso seja mais eficiente e equilibrado.

Exportações de têxteis e vestuário não foram tão negativas quanto se esperava

Os resultados das exportações de têxteis e vestuário, em janeiro deste ano, não foram tão negativos quanto se esperava. De facto, em volume houve uma quebra de 12% face ao mês homólogo do ano anterior, mas em valor subiu 5%, o que representa um aumento de 23 milhões de euros.

Em quantidade registou-se uma queda de pastas, feltros e falsos tecidos, fios, cordéis, cordas e cabos (menos 2.426 toneladas). Pelo contrário, houve uma subida de 12% dos tecidos de malha.

Em termos de mercados, há a assinalar um excelente desempenho em França, com um crescimento de 22% em valor e de 9% em quantidade.

Por outro lado, Itália foi o destino que maior queda registou em termos de valor: menos 7,7 milhões de euros (equivalente a -19%).

 

Famalicão: Segundas Jornadas Autárquicas do PSD agendadas para sábado

As Jornadas Autárquicas do PSD de Vila Nova de Famalicão são no próximo sábado, 25 de março, no Museu do Automóvel, em Ribeirão. Vão reunir, entre as 14h30 e as 18h30, os autarcas locais eleitos pela coligação PSD/CDS-PP, ou com o apoio desta, desde elementos das Assembleias de Freguesia, Juntas, Assembleia Municipal e Câmara.

Participarão ainda, entre outros, os elementos da Comissão Política e da Mesa do Plenário do PSD, o presidente do CDS-PP, os presidentes da JSD e da JP, os presidentes dos Núcleos do PSD e da JSD e os representantes dos TSD e das MSD.

Além da análise à conjuntura nacional e do desafio eleitoral de 2025, o objetivo destas Jornadas Autárquicas é a formação e capacitação dos quadros autárquicos, assente na partilha de conhecimento e boas práticas, dotando-os de ferramentas relevantes para o exercício de funções.

«Sempre fomos uma referência na formação de quadros autárquicos», afirma o líder do PSD de Famalicão. Fernando Costa considera que, com esta iniciativa, «o partido pretende que também em Famalicão a prática de capacitação de todos aqueles que desempenham ou poderão vir a desempenhar cargos autárquicos, ou mesmo de quem de alguma forma intervém na vida autárquica, seja uma realidade».

Famalicão: CDU apresenta Sara Silva como candidata à Junta de Freguesia de Ribeirão

Sara Silva é a candidata da CDU às eleições autárquicas intercalares para a Junta de Freguesia de Ribeirão, que ainda não têm data marcada.

A candidata, de 37 anos, é dirigente do Sindicato Têxtil do Minho e Trás-os-Montes e membro do Conselho Nacional da CGTP.

“Viver melhor na nossa terra”, é este o lema de Sara Daniela Silva, que se propõe como alternativa «responsável que garanta estabilidade e desenvolvimento e tenha por base um coletivo de homens e mulheres da terra».

A candidata diz que a Assembleia de Freguesia precisa de eleitos da CDU, que acredita serem a voz para a promoção das «condições para se viver melhor em Ribeirão».

Residente no Complexo Habitacional da Bragadela, em Ribeirão, Sara Silva analisa o episódio que deu origem a estas eleições intercalares, dizendo que «interesses pessoais e desejos de poder absoluto se impuseram aos interesses da vila e da sua população».

Em comunicado, a CDU apela à população de Ribeirão para que não se resigne e se envolva neste processo de escolha.