Autárquicas 21: PS ouve comerciantes e reclama parque de estacionamento subterrâneo

O candidato do PS à Câmara Municipal de Famalicão, Eduardo Oliveira, diz que parte dos mais de oito milhões de euros investidos na reabilitação do centro da cidade deviam contemplar um parque de estacionamento subterrâneo. Eduardo Oliveira diz que ouviu os comerciantes e alguns moradores e garante que esta é uma das maiores lamentações que lhe foi transmitida.
As obras de reabilitação no Parque D. Maria II e Parque Mouzinho de Albuquerque decorrem desde outubro e têm prazo previsto de 13 meses. O socialista avança que os comerciantes queixam-se da perda de negócio e que temem que o Natal também seja de quebra ainda devido às obras.
Esta segunda-feira, dia 26 de julho, o candidato socialista à Câmara esteve reunidos com comerciantes e moradores das Ruas Adriano Pinto Basto e Santo António, a propósito do fecho destas vias, porque afirma que é preciso ouvir as pessoas. A este propósito, lamenta que os vereadores e o presidente da Câmara não tenham feito o mesmo.
Sobre as decisões e impactos das obras na vida de comerciantes e moradores, garante que «o planeamento e a programação técnica de uma obra são assunto a considerar sempre. Mas a decisão política é a que tem de prevalecer. Por isso, eu aqui não posso isentar de responsabilidades os decisores políticos pelas consequências nefastas que estas obras estão a ter no dia a dia de tantas pessoas», acusa.

Famalicão: João Nascimento será o sucessor de Nuno Melo na Assembleia Municipal

Na próxima Assembleia Municipal, que terá lugar na noite do dia 26 de abril, será eleita uma nova Mesa. A situação decorre da renúncia do mandato de Nuno Melo, com efeitos reportados à data da sua tomada de posse como Ministro da Defesa. Deste modo, é necessária uma nova eleição.

Neste sentido, o CDS/PP vai propor como candidato à presidência do órgão deliberativo João Nascimento, que é deputado na Assembleia. Ao PSD caberá a nomeação de dois secretários.

Combustíveis mais caros a partir de segunda-feira

Os combustíveis vão voltar a ficar mais caros a partir da próxima segunda-feira.

Segundo a imprensa especializada, a subida pode ir até aos 2 cêntimos por litro no caso do gasóleo. Na gasolina o aumento deverá rondar 1 cêntimo por litro.

 

Famalicão: Recolha de bens alimentares no E. Leclerc

A Loja Social do Município de Vila Nova de Famalicão realiza, este fim de semana, uma recolha de bens alimentares no supermercado E. Leclerc.
Esta ação de solidariedade conta com a colaboração dos voluntários do Banco Local de Voluntariado e os bens angariados são para famílias do concelho que se encontram em situação de vulnerabilidade económica.

Famalicão: Acidente de trabalho deixa homem em estado grave

Um homem, que estaria a efetuar trabalhos num camião, ficou em estado grave, na manhã desta sexta-feira, em Cruz, Famalicão.

Ao que a Cidade Hoje conseguiu apurar, a vítima estaria a realizar trabalhos no camião, com a cabine levantada, quando, por razões ainda desconhecidas, esta terá cedido.

O trabalhador foi assistido no local pelos Bombeiros Voluntários Famalicenses e pela VMER de Famalicão, tendo sido transportado de urgência para o hospital de Braga.

 

 

Famalicão: Falha de energia deixa parte do centro da cidade às escuras

Parte do centro da cidade de Vila Nova de Famalicão está, nesta noite de quinta-feira, sem luz.

A falha está a afetar a rede doméstica e pública, concentrando-se na zona envolvente à Câmara Municipal.

O corte deu-se cerca das 21h00 e a situação já terá sido reportada à E-Redes.

Desconhece-se o que terá estado na origem da falha, no entanto, as primeiras previsões apontam para que o problema esteja ultrapassado cerca das 23h30.

Famalicão: Jovens discutiram os valores de Abril com autarcas locais

Esta quarta-feira, a casa da Juventude foi palco do “Meeting Democrático” entre duas dezenas de alunos do 12º ano de escolas famalicenses e Mário Passos, atual Presidente da Câmara Municipal, acompanhado pelos últimos três autarcas do concelho – Paulo Cunha, Armindo Costa e Agostinho Fernandes.

A conversa em torno da importância da democracia, dos valores trazidos pela Revolução, dos direitos e deveres do pós-25 de abril… aconteceu ao longo da tarde, numa iniciativa inserida no programa municipal das comemorações dos 50 anos do 25 de Abril.

Mário Passos afirma que “é sempre interessante partilhar a nossa experiência, enquanto autarcas, especialmente com os jovens e num ano tão importante como este. É uma forma de os aproximar à vida política e ao poder local, ao mesmo tempo absorvendo a sua visão sobre a política nacional e o impacto do 25 de Abril no nosso país”.