Beber cerveja faz bem aos intestinos e não engorda, garantem investigadores do Porto

Investigadores do Centro de Investigação em Tecnologias e Serviços de Saúde (CINTESIS), no Porto, concluíram que “beber cerveja faz bem à microbiota intestinal”.

Em comunicado, o CINTESIS revela hoje que o estudo, publicado no Journal of Agricultural and Food Chemistry e que também envolveu investigadores da NOVA Medical School – Faculdade de Ciências Médicas, concluiu que “beber cerveja faz bem à microbiota intestinal”. “O consumo de cerveja contribui para a melhoria da composição da microbiota intestinal, fator que tem sido associado à prevenção de doenças crónicas muito comuns, tais como a obesidade, a diabetes e as doenças cardiovasculares”, salienta o centro. No decorrer da investigação, a equipa recrutou homens saudáveis, entre os 23 e 58 anos, para participarem num ensaio, ao longo de quatro semanas, que consistia em beber diariamente 330 mililitros (ml) de cerveja, com ou sem álcool.

Os resultados provaram que o consumo de cerveja, bebida que resulta da fermentação de cereais, “aumenta a diversidade da microbiota intestinal, sem aumentar o peso e a massa gorda”. Ao mesmo tempo, os investigadores concluíram que a ingestão desta bebida “não interfere significativamente em biomarcadores cardiometabólicos”, como a glicose, colesterol e triglicéridos. “Curiosamente, a fosfatase alcalina, um importante biomarcador de danos no fígado, rins e ossos, diminuiu no decurso do ensaio”, salienta o CINTESIS, acrescentando que o benefício da cerveja na saúde intestinal “provou ser independente do teor alcoólico”, ou seja, ocorre quer a cerveja tenha álcool ou não.

Os investigadores acreditam que o efeito benéfico da cerveja poderá estar ligado com os polifenóis presentes na bebida, à semelhança do que acontece com o vinho tinto. Citados no comunicado, os investigadores salientam que o estudo “vem demonstrar que este tipo de bebidas ricas em polifenóis, no caso a cerveja, é uma abordagem interessante para aumentar a diversidade da microbiota intestinal”. O estudo, que foi liderado pelas investigadoras Ana Faria e Conceição Calhau, contou ainda com a participação de outros especialistas do CINTESIS.

Salvamento: Três menores de idade em risco de afogamento no mar da Póvoa de Varzim

A tarde desta quinta-feira ficou marcada por dois episódios de resgate no mar da Póvoa de Varzim. O primeiro ocorreu cerca das 15h30, na Praia do Enseada, com três jovens, menores de idade, em dificuldades para abandonar o mar.

O alerta foi dado para o nº de emergência balnear, por um nadador fora de serviço que avistou os jovens em dificuldade.

Em instantes foram mobilizados meios da Autoridade Marítima Nacional (através do projeto seawatch), do Serviço Anual de Assistência Balnear (SAAB) de Vila do Conde, da estação salva vidas da Póvoa de Varzim e ainda da Polícia Marítima.

Uma das vítimas ainda conseguiu sair do mar pelo próprio pé, com ajuda de populares, sendo que as outras duas foram levadas pela corrente e resgatadas pelos nadadores salvadores.

Duas das jovens foram encaminhadas para o hospital local.

Com a subida das temperaturas e o fim da época balnear, as praias da região da Póvoa de Varzim estão sem vigilância, no entanto, numa medida recente da Câmara Municipal de Vila do Conde, o concelho vizinho conta com um serviço inovador (SAAB – Serviço Anual de Assistência Balnear) que reforça a segurança fora de época.

 

Famalicão: Jovem atropelada por ciclistas no Parque da Devesa

Uma jovem foi colhida por um grupo de vários ciclistas, na noite desta quarta-feira, numa das entradas do Parque da Devesa, em Famalicão.

Ao que a Cidade Hoje conseguiu apurar, junto da Polícia de Segurança Pública, o incidente deu-se nas proximidades da Central de Camionagem.

No local, em conjunto com aquela autoridade, estiveram os Bombeiros Voluntários de Famalicão que socorreram a vítima e transportaram-na para o Hospital de Famalicão. A jovem sofreu ferimentos ligeiros, refere a mesma fonte.

Braga: Prisão para assaltante de bombas de gasolina

Um trio de criminosos, com idades entre 23 e 33 anos, que vinha aterrorizando o concelho de Braga, foi detido pela GNR. Os suspeitos realizaram quatro roubos com armas de fogo, seis furtos de veículos e três furtos em estabelecimentos comerciais nas últimas semanas.

O líder do grupo foi colocado em prisão preventiva, enquanto as duas mulheres envolvidas foram sujeitas a apresentações trissemanais no posto policial e proibidas de contactar as vítimas.

O grupo é apontado como o responsável a dois postos de combustível da região.

Domingo será o dia mais quente da semana (34 graus previstos)

Vem aí uma acentuada subida da temperatura máxima.

Para Vila Nova de Famalicão estima-se que domingo será o dia mais quente da semana, com uma máxima que deve chegar até aos 34 graus, de acordo com o Instituto Português do Mar e da Atmosfera. Até lá, a subida vai ser gradual com as máximas com o dia desta quinta-feira a ser o último da semana a registar temperaturas abaixo dos 30 graus.

Pode seguir a previsão aqui

Famalicão: Ciclista ferido em colisão com carro na Av. Marechal Humberto Delgado

Um homem ficou ferido, na noite desta quarta-feira, na sequência de uma colisão entre um carro e uma bicicleta, na Avenida Marechal Humberto Delgado, em Antas.

Ao que a Cidade Hoje apurou, o acidente aconteceu depois das 21h00 e para o socorro da vítima, que seguia no velocípede, foram acionados os Bombeiros Voluntários de Famalicão.

O ciclista foi transportado, com ferimentos considerados ligeiros, para a unidade de Vila Nova de Famalicão do Centro Hospitalar do Médio Ave.

A PSP tomou conta da ocorrência.

Trotinete furtada em Calendário

A trotinete da imagem foi furtada na via pública, esta terça-feira, em Calendário, Vila Nova de Famalicão.

O proprietário do veículo afirma que o furto aconteceu entre as 13h30 e as 14h00, quando deixou a trotinete estacionada, na Rua Alberto Sampaio, junto ao posto de combustível.

A trotinete é facilmente reconhecida uma vez que apresenta o farol esquerdo partido, refere o dono.

O caso já foi reportado à PSP.