Bombeiros de Viatodos celebram 41.º aniversário

A Associação Humanitária de Bombeiros Voluntários de Viatodos comemora, a 29 de março, sábado, o 41.º aniversário da sua fundação.

O programa festivo arranca às 14h30 com a formatura geral do corpo de bombeiros; de seguida prosseguem ao hastear das bandeiras, receção aos convidados e entrega de condecorações.

A tomada de posse do capelão está prevista para as 15h30, depois vão ser entregues diplomas aos sócios beneméritos; pelas 16 horas, acender da chama e colocação de flores no monumento ao voluntário. Às 17 horas vão apresentar cumprimentos na Câmara Municipal de Barcelos, saindo depois em desfile do largo do município até ao monumento ao Bombeiro, em Barcelos.

Pelas 18h30, está prevista uma romagem ao cemitério de Viatodos e mausoléu dos bombeiros. A missa solene está marcada para a igreja paroquial de Viatodos em memória dos sócios falecidos. Esta comemoração termina depois das 20h15 com um lanche convívio nas instalações do quartel.

5 Comments

  1. PARABÉNS PARA TODOS OS BOMBEIROS, DESTA LOCALIDADE ,PERMANENTES E VOLUNTÁRIOS, QUE TENHAM MUITA SAÚDE E FORÇAS PARA PROTEGER A SOCIEDADE EM QUE ESTÃO INCERIDOS.
    FELIZ ANIVERSÁRIO.

Deixe um comentário

Famalicão: GR Gavião nunca deixou de voar ao longo de 50 anos

Paulo Carvalho cantou que “10 anos é muito tempo”, mas 50 no associativismo são mais do que os anos contam. O número, 50, foram os contados pelo Grupo Recreativo Gavião, cumpridos a 6 de março com a inauguração da primeira sede que teve.

A este momento festivo, acrescentou uma gala que decorreu ao final da tarde deste sábado, no auditório da Casa das Artes que encheu para a festa. O momento serviu de homenagem aos fundadores, ex-presidentes, ex-diretores, parceiros (institucionais e comerciais), às associações da freguesia e o elogio aos atletas que dão corpo às modalidades do clube, designadamente o futsal e BTT.

O clube aproveitou o momento para realçar o mérito desportivo de dois elementos que nasceram para o desporto no GR Gavião e que foram capazes de “voar”. São eles Mário Monteiro, preparador físico que, entre outros títulos, venceu uma Libertadores e é campeão nacional de futebol, e João Marques, treinador de futebol feminino, também ele com títulos nacionais.

A cerimónia começou com um poema de Lucília Sampaio, evocando a história do clube, ao mesmo tempo que passavam imagens na tela; intercalou com dois momentos de Fado, e terminou com a mostra de um quadro de Fernando Marques, artista gaviense que pintou, em palco, a obra que simboliza os 50 anos do GR Gavião.

Num clube que começou há 50 anos no Café Zip-Zip e que só este ano ano, no dia de aniversário, alcançou o objetivo de ter sede própria, o presidente António Oliveira preferiu enaltecer os méritos, ao invés das dificuldades destas cinco décadas que nunca foram capazes de derrotar o clube. O dirigente considerou que representar uma associação é um ato de cidadania e responsabilidade social.

Presente na sessão, o presidente da Câmara Municipal destacou que “é importante agradecer aos obreiros que fizeram esta associação ao longo de 50 anos”. Mário Passos falou de resiliência e do exemplo que estes clubes transmitem às gerações mais novas.

Além das lembranças que todos os homenageados receberam, também foi distribuída uma revista que conta a história deste clube.

Famalicão: Paulo Cunha reuniu em Bruxelas com a AE Minho

Esta semana semana, o eurodeputado famalicense promoveu, em colaboração com a Associação Empresarial do Minho, uma reunião de trabalho entre representantes desta associação e eurodeputados portugueses. Em Bruxelas, foi discutida a desburocratização e o impacto do ambiente regulatório no crescimento económico da União Europeia, particularmente junto das Pequenas e Médias Empresas, «o verdadeiro motor da economia europeia», referiu Paulo Cunha.

Os desafios que a Europa enfrenta, com especial destaque para a crise da competitividade, foram, como refere o eurodeputado, «uma preocupação partilhada» e com uma conclusão óbvia: «se queremos uma Europa mais forte, mais inovadora e mais justa, temos de começar por onde tudo acontece, nas nossas micro, pequenas e médias empresas».

Neste encontro, a comitiva da AE Minho, liderada pelo presidente Ramiro Brito, entregou um documento com propostas para agilizar processos e facilitar o acesso dos Estados-Membros a instrumentos financeiros, «sem comprometer a necessária regulação». Tal como consta do documento, «os mercados globais evoluem e as nossas empresas, especialmente as PME, precisam de um ambiente regulamentar ágil e orientado para a missão que conduza a resultados a longo prazo».

Paulo Cunha, por seu turno, são as PMEs «que criam emprego, que inovam, que mantêm vivas as nossas regiões. Mas para isso precisam de condições para crescer, investir e competir em igualdade de circunstâncias». No Parlamento Europeu, prometeu, «continuaremos a trabalhar para garantir que estas empresas tenham o apoio necessário, através de menos burocracia, mais acesso a financiamento, e políticas que as coloquem no centro da estratégia económica europeia. A competitividade da Europa começa nas nossas empresas. E é com elas que devemos construir o futuro».

Ramiro Brito mencionou, também, os perigos que a Europa enfrente na atualidade. Criar processos mais ágeis, flexíveis e orientar o foco para a eficiência «pode fazer toda a diferença e representar uma alavancagem substancial nesta nova dinâmica e conjuntura», acredita o empresário.

Do encontro ficou o compromisso de estreitar a cooperação entre a AEMinho e os eurodeputados, reforçando o diálogo contínuo entre empresas e decisores políticos.

 

Famalicão: Carro caiu em ravina e condutor ficou ferido, em Oliveira S. Mateus

O início da tarde desta quinta-feira ficou marcado pela queda de um veículo numa ravina, na Avenida da Cerqueda, na freguesia de Oliveira S. Mateus.

O alerta foi dado às 13h36 e no local estiveram os Bombeiros Voluntários de Riba d’Ave com dois veículos e cinco operacionais, acompanhados pela GNR e VMER de Famalicão.

O condutor do veículo, com ferimentos considerados ligeiros, foi encaminhado para o Hospital de Famalicão.

Famalicão: Associação de Dadores de Sangue prepara celebração dos 25 anos

A Associação de Dadores de Sangue de Vila Nova de Famalicão já está a preparar a celebração de 25 anos de dedicação à dádiva de sangue e à solidariedade e, para marcar esta ocasião especial, organiza uma festa de aniversário no dia 15 de junho (domingo).

O programa já definido pela direção liderada por Manuel Araújo Ribeiro contempla, às 10 horas, a receção aos convidados; 10h30, sessão solene; 13 horas, almoço; 14h30, entrega de diplomas aos dadores.

Viana do Castelo entra no Quadrilátero e reforça discussão sobre a criação da Área Metropolitana do Minho

O Quadrilátero Urbano, associação de municípios que agrega Barcelos, Braga, Guimarães e Vila Nova de Famalicão passa a designar-se Pentágono Urbano com a integração de Viana do Castelo.

A assinatura do protocolo de adesão aconteceu esta segunda-feira, na Comunidade Intermunicipal do Cávado. No ato estiveram presentes os presidentes das câmaras fundadoras do Quadrilátero Urbano, uma rede estratégica formada em 2008.

Com esta adesão, Viana do Castelo passa a beneficiar de novas oportunidades de financiamento e acesso a projetos conjuntos nas áreas da mobilidade sustentável, inovação empresarial, cultura e turismo. Por outro lado, o município vianense é mais um a contribuir para o reforço da coesão territorial a vários níveis. Talvez por isso, o presidente da Câmara Municipal de Famalicão, Mário Passos, considerou que esta adesão vem reforçar a discussão sobre a criação «de um novo modelo de desenvolvimento territorial, nomeadamente com a eventual criação da Área Metropolitana do Minho».

O presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo, Luís Nobre, considera que a adesão a esta associação de municípios «é um momento histórico» e «uma oportunidade para o desenvolvimento do território». A integração na rede permite, a seu ver, «o desenvolvimento de projetos inovadores nas áreas da mobilidade, cultura, inovação empresarial e cooperação internacional, reforçando, ainda mais, o compromisso com o desenvolvimento sustentável e a competitividade regional».

A adesão de Viana do Castelo «é um sinal de que estamos a construir uma rede de municípios cada vez mais forte e integrada», da qual fazem parte cinco dos 20 concelhos mais exportadores, «que representam cerca de 10% das exportações nacionais e 25% das exportações do Norte de Portugal. São territórios que têm demonstrado grande pujança em vários setores de vanguarda tecnológica e de inovação», afirmou Ricardo Rio, que preside ao agora designado Pentágono Urbano.

Para o autarca de Braga, a entrada de Viana do Castelo «representa um marco importante para a região, constituindo-se como uma mais-valia para o desenvolvimento sustentável e para a internacionalização da rede, que se torna ainda mais robusta e capaz de enfrentar os desafios do futuro».

Os responsáveis do agora Pentágono Urbano apontam a Viana do Castelo uma localização geoestratégica e forte ligação à Galiza e ao resto da Europa, sendo uma porta de entrada fundamental para a internacionalização da região. Acresce a economia, com setores tão variados como a indústria naval, energias renováveis, turismo e têxtil.

Para o presidente da Câmara de Famalicão, Mário Passos, a integração de Viana do Castelo «vem fortalecer o Quadrilátero, agora Pentágono Urbano, e é mais um reconhecimento do potencial instalado nestes territórios que muito têm contribuído para o crescimento da região Norte e do país».

O edil famalicense, também presente na cerimónia de adesão, reforça a ideia «de que o futuro destes territórios deverá passar por uma maior articulação de respostas e políticas, dando força à discussão levantada recentemente sobre a criação de um novo modelo de desenvolvimento territorial, nomeadamente com a eventual criação da Área Metropolitana do Minho.

»Dou, por isso, mais uma vez, as boas-vindas ao município de Viana do Castelo, cuja chegada potencia, ainda mais, a visibilidade e o reconhecimento que estes municípios merecem.

 

Coligação PSD/CDS entrega lista com Sofia Fernandes em terceiro lugar e Durval Tiago Ferreira em décimo primeiro

A AD – Coligação PSD/CDS pelo Círculo Eleitoral de Braga entregou, esta segunda-feira, a lista de candidatos a deputados. Liderada por Hugo Soares, deputado e secretário-geral do PSD, da lista fazem parte Sofia Fernandes, vereador municipal e líder da Concelhia do PSD de Famalicão, que vai no terceiro lugar, e o advogado Durval Tiago Ferreira, indicado pelo CDS, em décimo primeiro. José Miguel Silva, do CDS, é o terceiro suplente da lista.

O ato eleitoral é a 18 de maio e Hugo Soares mostra-se confiante na «prestação de contas» na próxima campanha eleitoral e traçou como objetivo «aumentar o número de votos e de mandatos em relação às eleições anteriores», quando a coligação conseguiu oito deputados.

A lista, referiu, é «composta por homens e mulheres que vivem no distrito e que conhecem de forma particular todo o território, mantendo uma relação de proximidade com todos os concelhos e as nossas populações».

Após a formalização da entrega da lista e em declarações aos jornalistas, Hugo Soares falou do «orgulho pelo trabalho feito pelo governo da AD nos 11 meses em que foi possível manter-se em funções. É importante as pessoas poderem avaliar se cumprimos ou não os nossos compromissos. Nestes 11 meses, iniciamos um processo de transformação no país e também no distrito, indo ao encontro dos anseios, desejos e necessidades das pessoas e das instituições», defendeu.

Hugo Soares reiterou, ainda, que foi «por culpa da oposição PS/Chega» que não foi possível ao governo AD, «em menos de um ano, ir mais longe na diminuição de impostos e no aumento de rendimentos dos trabalhadores – designadamente no que toca ao salário mínimo e ao salário médio, assim como para os jovens e para a classe média».