Braga: ASAE apreende quase 10 toneladas de carne e fecha entreposto frigorífico sem licença

A Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE) apreendeu quase dez toneladas de géneros alimentares de origem animal, na sequência de ações de fiscalização, tendo encerrado um entreposto frigorífico, anunciou hoje a entidade.

Em comunicado, a ASAE dá conta de que realizou duas operações de fiscalização a entrepostos frigoríficos, no distrito de Braga e em Mondim de Basto, através da Unidade Regional do Norte — Unidade Operacional de Mirandela.

“No que se refere ao entreposto situado em Mondim de Basto, foram apreendidas cerca de oito toneladas de produtos de origem animal com suspensão da atividade por falta do número de controlo veterinário e falta de licenciamento”, lê-se no comunicado.

No entreposto de Braga, a ASAE apreendeu 1.780 quilos de géneros alimentares de origem animal, “por falta de requisitos e rastreabilidade”.

Depois de terem sido submetidos a perícias, 880 quilos foram considerados “anormais avariados pelo facto de apresentarem notória formação de cristais de gelo na sua superfície, desidratação e descoloração, provocados pela exposição ao frio, sendo que a generalidade tinha ultrapassado a data-limite de consumo”.

Segundo a ASAE, o operador económico recondicionava os produtos sem licenciamento, alterando as condições de conservação, passando de fresco para congelado e colocando novas etiquetas nos produtos para alterar as datas limite de consumo, algo que “colocava em causa a rastreabilidade e condição dos produtos”.

Além disso, a ASAE apreendeu material de etiquetagem usado para rotular irregularmente os produtos, “estimando-se um valor global da apreensão em 58 mil euros”.

Famalicão: PSP detém quatro pessoas por tráfico de droga

Na tarde desta quarta-feira, no âmbito de um processo de investigação de tráfico de estupefacientes, a PSP, dando cumprimento a vários mandados de busca domiciliária e a viaturas, deteve quatro pessoas (3 homens e uma mulher) com idades compreendidas entre os 42 e 51 anos.

A operação, que decorreu na cidade de Famalicão, pelas 17h30, resultou, ainda, na apreensão de heroína para cerca de 320 doses; cocaína para 200 doses; liamba suficiente para 10 doses; 899 euros em dinheiro, uma pistola e duas viaturas.

Os detidos, que já estavam referenciados pela prática de vários ilícitos da mesma natureza, foram presentes esta quinta-feira, no Tribunal Judicial de Vila Nova de Famalicão para aplicação das respetivas medidas de coação.

Câmara da Trofa organiza visita guiada ao património religioso do Coronado

O Município da Trofa organizada, a 3 de julho, entre as 9 e as 12h30, mais uma visita ao Património Religioso do Coronado, sob a orientação do especialista em história da arte, José Manuel Tedim, filho, neto e sobrinho de Santeiros.

Os interessados devem inscrever-se até esta quinta-feira, pelo e-mail: patrimoniocultural@mun-trofa.pt ou pelo telefone 252 409 290.

Esta caminhada começa no Largo do Divino Espírito Santo e terá um percurso de cerca de 3,6km com passagens pela Igreja de São Mamede do Coronado, seguido de visita à Capela de Santa Eulália, passando pela Igreja de São Romão do Coronado e terminando na Capela do Divino Espírito Santo.

A Freguesia de São Mamede do Coronado e a história do território trofense é marcada por oficinas de produção de arte sacra onde os santeiros esculpem e pintam imagens religiosas. Esta visita pretende divulgar o património cultural, material e imaterial, associado ao saber-fazer dos Santeiros do Vale do Coronado, dando ao conhecer os artistas, técnicas e histórias de vida associadas ao ofício, projetado internacionalmente por José Ferreira Thedim, autor da imagem de Nossa Senhora de Fátima da Capelinha das Aparições, do Santuário de Fátima, criada em 1920.

De recordar que esta arte sacra foi reconhecida como uma das 7 Maravilhas da Cultura Popular Portuguesa e está em curso o processo para iniciar o dossier de candidatura deste ofício a Património Imaterial da Humanidade.

 

 

Viagens Porto – Vigo no comboio Celta a 5,25 euros

A partir de 1 de julho e até 30 de setembro deste ano, pode viajar no comboio Celta, para viagens Porto-Vigo, por apenas 5,25 euros.

Esta campanha da CP e da RENFE, decorre do sucesso das anteriores ações promocionais, particularmente a realizada entre março e maio de 2022, que permitiu registar, segundo a CP, um crescimento de procura da ordem dos 40%, face ao período homologo de 2019.

O comboio Celta liga o Porto à Galiza, com partidas diárias das cidades de Porto – Campanhã e de Vigo e paragens em Nine, Viana do Castelo e Valença.

A CP recomenda a consulta de informações mais detalhadas em cp.pt ou através da Linha de Atendimento – 808 109 110 (custo de uma chamada para a rede fixa nacional).

Famalicão: Bombeiros acionados para incêndio em metalúrgica

Os Bombeiros Voluntários de Famalicão foram, na manhã desta quarta-feira, acionados para uma situação de incêndio numa metalúrgica localizada da freguesia de Lousado.

O incidente aconteceu cerca das 09h30, na Rua do Carvalhinho, naquela freguesia famalicense.

Segundo os soldados da paz, os colaboradores da empresa “antes da chegada dos meios de socorro, implementaram os procedimentos previstos no plano de emergência e, desta forma, contribuíram de forma decisiva para mitigar a situação”.

Do fogo não resultaram vítimas, apenas danos materiais, informa a mesma fonte.

Para o teatro de operações foram enviados 3 veículos com 9 elementos.

Imagem: B.V.Famalicão

Famalicão: Um ferido em colisão na freguesia de Lousado

Uma pessoa ficou ferida, na sequência de uma colisão entre viaturas, na freguesia de Lousado, em Vila Nova de Famalicão, avança o Comando Distrital de Operações de Socorro de Braga.

O sinistro aconteceu cerca das 11h10, na Rua da Indústria.

Ainda segundo a mesma fonte, para o local foram acionados os Bombeiros Voluntários de Famalicão, apoiados pela VMER da unidade de Vila Nova de Famalicão do Centro Hospitalar do Médio Ave.

Câmara da Trofa leva 400 seniores à praia

Durante o mês de julho, decorrem as Colónias Balneares Seniores, uma iniciativa da Câmara Municipal da Trofa que levará cerca de 400 idosos até à Praia do Leixão, na Póvoa do Varzim.

Esta iniciativa, que decorre na 1ª quinzena, de 4 a 15, e na 2ª quinzena, de 18 a 29 de julho, é uma das atividades mais aguardadas pela comunidade sénior trofense, depois de dois anos de interregno devido à pandemia.

Para além da ida à praia, os participantes terão a oportunidade de tirar proveito dos benefícios do sol, praticar atividade física e dança, jogos lúdicos como o boccia na areia e jogos de mesa, descansar e conviver, aspetos que contribuem para a saúde e bem-estar, sendo fundamentais para um envelhecimento ativo.

Novidade na edição deste ano serão as campanhas de sensibilização de nutrição, hábitos saudáveis alimentares, cuidados a ter com a pele e propostas de atividade física em casa.

Para o presidente da Câmara Municipal, Sérgio Humberto, esta é uma iniciativa muito importante para os munícipes trofenses. «Todos os anos levamos centenas de idosos à praia e após este período de pandemia, em que muito deles não puderam sair, ao regressar a estes momentos de convívio, estamos a contribuir para um envelhecimento ativo dos nossos Trofenses», realça o autarca.