Braga: Bombeiros sem telefones mas com número alternativo

Os Bombeiros Voluntários de Braga estão sem telefones.

O problema, que impossibilita o contacto da população através do número habitual, está relacionado com uma avaria.

No entanto foi ativado um número alternativo para responder a qualquer solicitação que possa surgir, o contacto é o 962 041 112.

https://www.facebook.com/bombeirosvoluntariosbraga/posts/3407284102644027

PSP detém homem que agrediu polícia no Enterro da Gata

No âmbito do policiamento realizado no evento Enterro da Gata, em Braga, a Polícia de Segurança Pública deteve um homem, de 38 anos, e uma jovem, de 19. Os dois foram notificado para comparecerem ao Tribunal Judicial da Comarca de Braga.

O homem foi detido por ter atirado uma garrafa de vidro e por ter atingido um polícia. No decorrer da intervenção policial, o cidadão ameaçou ainda o agente. A jovem foi detida por ter na sua posse uma arma proibida, uma faca de borboleta.

Retomada a Festa das Famílias no Colégio das Caldinhas

O Colégio das Caldinhas recuperou a tradição da Festa das Famílias, interrompida pela pandemia, e este ano com um motivo especial: celebrar os 90 anos do colégio nas Caldas da Saúde, em Santo Tirso. Como habitual, este encontro, que decorreu nos dias 6 e 7 de maio, contou com a participação de muitos educadores, pais, alunos e antigos alunos que fizeram com que esta festa fosse possível.

Ao longo dos dois dias, decorreram várias atividades, preparadas pelos diversos departamentos, incluindo torneios de futsal, voleibol, basquetebol e badminton, com a participação do Colégio S. João de Brito, escola dos jesuítas em Lisboa, e outras equipas da região de Santo Tirso e Famalicão.

Para assinalar os 90 anos do colégio, ao almoço do primeiro dia, a comunidade educativa juntou-se no Pátio de Nossa Senhora para cantar os parabéns e os educadores foram convidados para um jantar de gala no mesmo dia. No sábado, a eucaristia foi em ação de graças pela vida já longa do colégio.

Durante estes dois dias, o Colégio das Caldinhas, onde estudaram e estudam muitos famalicenses, encheu-se de famílias e antigos alunos, que visitaram os museus e laboratórios e passaram pelo tradicional arraial com barraquinhas, organizadas por diferentes grupos de pais e educadores, cujas receitas revertem para a Associação Padre Simão Rodrigues, SJ, que tem como principal missão apoiar, através de bolsas de estudo, alunos e famílias de menores recursos que escolhem estudar neste estabelecimento de ensino.

Famalicão: Urgência do hospital já dispõe de botões de pânico

Em reunião com o Sindicato dos Enfermeiros – SE, esta quinta-feira, a administração do Centro Hospitalar do Médio Ave (CHMA) garante que agressões aos enfermeiros, no mês de fevereiro, estão a ser investigadas como crime público e que presta todo o apoio às vítimas.

Entretanto, para reforçar a segurança na instituição, e em particular nos serviços de Urgência, foram instalados botões de pânico, reforçada a videovigilância, contratados mais seguranças privados e verificou-se ainda um reforço do policiamento de proximidade da PSP, sobretudo nos períodos noturnos. Estas informações são prestadas pelo Sindicato dos Enfermeiros que reuniu, esta quinta-feira, com os responsáveis do Centro Hospitalar.

Em nota à imprensa, o presidente do Sindicato, Pedro Costa, elogia estas medidas, «pois a administração não só assumiu os problemas, como tomou medidas efetivas para os resolver». Foi, ainda, referido que o CHMA tem vindo a apoiar de forma próxima os profissionais de Saúde agredidos, «tendo-se inclusive disponibilizado para assumir todas as despesas decorrentes das agressões, tanto as realizadas como as futuras». Pedro Costa esclarece que «foi ainda dada a possibilidade de os enfermeiros e demais profissionais envolvidos nesta situação mudarem de serviço, ou até mesmo de instituição, algo que os próprios recusaram prontamente».

 

 

Famalicão: D. Jorge Ortiga homenageado no Santuário do Sameiro

Este domingo, 15 de maio, celebram-se, no Santuário do Sameiro, três efemérides: os 40 anos da vinda do Papa São João Paulo II ao Sameiro, a peregrinação anual das crianças da catequese e uma homenagem a D. Jorge Ortiga, Arcebispo emérito que, durante 34 anos, serviu a Igreja arquidiocesana bracarense.

Esta homenagem ao prelado famalicense decorre no final da eucaristia das 15h30, que será presidida por D. José Cordeiro. Antes, às 14h00 dá-se a concentração das crianças da catequese e dos alunos do Colégio João Paulo II junto ao cruzeiro, na Avenida. Meia hora depois, começa a procissão das crianças rumo à Basílica, com passagem diante de Nossa Senhora, onde entregarão um desenho previamente feito, alusivo à família e com uma prece sob a mesma intenção, e visita à relíquia do Papa São João Paulo II.

(Foto arquivo)

PSP alerta para tentativa de burla

O Comando Distrital de Braga da PSP recebeu uma denúncia de um cidadão que encontrou na sua viatura um talão de uma contravenção de trânsito, conforme foto em anexo, com o logotipo da PSP.

A força policial alerta que não se trata de um documento oficial. O conteúdo do texto, o modelo e a consideração de que o pagamento no imediato poderá permitir um desconto de 50%, são totalmente irregulares sendo, assim, uma tentativa de burla.

Em caso de dúvidas, deve contactar as autoridades.

ASAE apreende carne e bacalhau impróprios para consumo no valor de 93 mil euros

Uma ação da Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE) levou à apreensão de 33,3 toneladas de produtos de carne e bacalhau em entrepostos frigoríficos de Famalicão, Braga e Vila Verde. O valor total da apreensão é superior a 93 mil euros.

Estes alimentos não cumpriam os requisitos gerais e específicos de higiene, ou não tinham número de controlo veterinário atribuído pela Direção Geral de Alimentação e Veterinária e falta de licenciamento.

Nos esclarecimentos, a ASAE diz que, «após a realização de perícia aos produtos apreendidos, foram considerados impróprios para consumo cerca de 3,1 toneladas daqueles géneros alimentícios, apresentando-se a maioria anormais avariados, data de durabilidade mínima e data de limite de consumo ultrapassada bem como falta de requisitos e rastreabilidade dos produtos, pelo que foram encaminhados para processamento em Unidade de Transformação de Subprodutos».

Foi ainda determinada a suspensão dos estabelecimentos de comércio por grosso e de armazenagem de géneros alimentícios de origem animal.

A operação foi realizada através da Brigada de Indústrias da Unidade Regional do Norte – Unidade Operacional de Mirandela e foi direcionada a entrepostos frigoríficos.