Braga investe 150 mil euros nas luzes e decoração de natal

A Câmara Municipal de Braga já se encontra a preparar todos os procedimentos legais para avançar com iluminação e decoração de natal.

De acordo com o jornal O Minho, no arranque desta semana foi publicado em diário da república o anúncio do procedimento de contratos públicos para a aquisição dos serviços. No documento é possível ler que a autarquia bracarense pretende fazer um investimento de 150 mil euros.

 

 

Famalicão: Liberdade FC conquista 7 medalhas no Campeonato Absoluto do Norte

Na passada sexta-feira e sábado, dias 14 e 15 de junho, alguns atletas do Liberdade FC participaram no Campeonato Absoluto do Norte e também no Campeonato Regional Absoluto da Associação de Atletismo de Braga que aconteceu no Estádio 1º de Maio.

No total, os atletas da Associação de Calendário conquistaram 7 medalhas.

Inês Sousa – Campeã Distrital nos 1500 m

Tânia Silva – Vice-Campeã Distrital nos 1500 m

Tânia Silva – Campeã Distrital de Braga nos 800 m

Daniela Costa, Rodrigo Rouxinol, Inês Sousa e Eduardo Salazar – Vice-Campeões Distritais de Estafetas 4×400 m

Criminalidade aumentou no distrito de Braga

A propósito da celebração dos 147 anos do Comando Distrital de Braga, que terá lugar na tarde desta terça-feira, na Casa das Artes de Famalicão, a PSP, em comunicado, dá números da criminalidade de 2023 que aumentou face a 2022.

Na nota à imprensa, o Comando Distrital dá conta que no ano passado, na área da sua responsabilidade, que inclui VN Famalicão, a criminalidade geral aumentou 10% (+602 registos); no entanto, parte deste aumento deve-se aos chamados crimes de proatividade policial, que no mesmo período aumentaram 28,9% (+ 224 registos).

No que diz respeito à criminalidade violenta ou grave, regista um aumento de 25,5% (+ 50). Os crimes praticados contra pessoas aumentaram 10%, sendo de destacar o aumento de 21% do crime de ofensa à integridade física simples e de 11% no crime de ameaça e coação.

Verificou-se um aumento de 6% do registo de crimes contra o património, muito impulsionado pelo aumento das burlas (32%); os crimes de furto diminuíram 2,7%, os de roubo aumentaram 33,57%.

Também a sinistralidade rodoviária apresenta uma tendência crescente. Em 2023 foram levadas a cabo 897 operações de fiscalização rodoviária, tendo sido controladas por radar cerca de 195 590 viaturas e submetidos ao teste de alcoolemia 9 996 condutores.

No mesmo período foram registados 2 939 acidentes de viação (-301), de onde resultaram 808 feridos ligeiros (-33), 40 feridos graves (+16) e 4 vítimas mortais (+3).

Famalicão: AC Vermoim em destaque nas Taças da Associação de Andebol de Braga

A jovem formação de iniciadas ACV, recém-formada e contando, ainda, com atletas infantis, deu provas de grande qualidade e jogou a final da Taça Manuel Novais Ferreira.

Já a equipa de iniciados venceu, no domingo, a oitava edição da Taça Hélder Machado.

Estas competições marcaram as fases finais das taças 2024 da Associação de Andebol de Braga.

20º Concurso Internacional de Pesca, este domingo

Este domingo, dia 19 de maio, realiza-se mais uma edição do Concurso Internacional de Pesca, um dos maiores da região, organizado pelo Núcleo de Pesca de Arantim, em Braga.

O concurso vai acontecer na Praia do Rodanho, em Viana do Castelo e as inscrições decorrem até sexta-feira, dia 17, para participantes com licença de pesca obrigatória. A inscrição tem um custo de 15 euros para senhoras e 25 euros para seniores, ambos com almoço incluído. A participação por equipa tem um custo de 10 euros.

A iniciativa tem inicio às 07h00 e termina por volta das 15h30 com a entrega de prémios e sorteios.

Para mais informações pode entrar em contacto para o 966 581 171 ou 936 379 505.

Famalicão: Clube A2D apura-se para a final da taça de Braga

O Clube de Xadrez Associação Académica da Didáxis (CX A2D) apurou-se para a final da 24.ª edição da Taça de Braga de Xadrez. A grande final decorrerá no dia 25 de maio, na Escola Secundária D. Maria II (15h00), entre as equipas A do CX A2D e AX Cidade Curiosa. A equipa famalicense procurará vencer pela décima primeira vez a prova coletiva mais marcante a nível distrital.

As meias-finais disputaram-se na Ludoteca da Estufa, em Braga, com a presença de duas equipas da CX A2D.

Na primeira meia-final, a equipa A do CX A2D venceu a equipa B da AX Cidade Curiosa por 4-0. A equipa fez-se representar pelo mestre nacional Ivo Dias, João Romano, a mestre FIDE feminina Inês Silva e José Santos.

A equipa B do CX A2D perdeu diante da equipa A da AX Cidade Curiosa, por 3-1. Depois de estar a vencer por 3-0, o jovem xadrezista José João Pinto, no 1.º tabuleiro, conquistou o ponto de honra para a sua equipa, ao vencer de forma elegante o xadrezista polaco Maciej Prusinowski. A equipa B fez-se representar por José João Pinto, Marco Pereira (FC), Artur Lemos e Vítor Carvalho.

Famalicão: Escola Rosa Oliveira vence I Milha Urbana de Braga

A Escola de Atletismo Rosa Oliveira (EARO) venceu a I Milha Cidade de Braga, nos escalões de formação e absolutos. Prova que se disputou no sábado, dia 4 de maio, com dezenas de equipas presentes das regiões do Porto e de Braga.

Primeiro lugar para Tomás Ramos (infantis), Tiago Silva (iniciados), Anabela Silva (veteranos F40), Rosa Oliveira (veteranos). Na segunda posição ficaram Mariana Martins (iniciados), Inês Almeida (juvenis), Gonçalo Rodrigues (juvenis), Leandro Gonçalves (juniores), Rui Ramos (F40). No terceiro lugar classificaram-se Luís Neto (benjamins), Maria Machado (juvenis), Liliana Santos (F40).

No que respeita às qualificações a nível coletivo, a EARO venceu nos escalões de formação (de benjamins a juvenis), com 301 pontos. Em absoluto (juniores, seniores e veteranos) também venceu, com 250 pontos.