Buscas a empresas de Famalicão levam à detenção do presidente da Câmara de Montalegre

No âmbito da Operação Alquimia, a Polícia Judiciária efetuou, esta quinta-feira, dezenas de buscas e três detenções, entre as quais do presidente da Câmara de Montalegre, Orlando Novais.

As buscas incluíram empresas dos concelhos de Famalicão, Braga e Vila do Conde. Os suspeitos estão indiciados pela prática dos crimes de associação criminosa, prevaricação, recebimento indevido de vantagem, falsificação de documentos, abuso de poder e participação económica em negócio.

A investigação versa sobre um volume global de procedimentos de contratação pública, no período de 2014 a 2022, suspeitos de viciação para benefício de determinados operadores económicos, num valor que ascende a 20 milhões de euros.

Nesta operação, com a presença de magistrados judiciais e do Ministério Público, estiveram envolvidos investigadores da Diretoria do Norte e ainda dos Departamentos de Investigação Criminal de Vila Real e de Braga, bem como de peritos financeiros e informáticos de várias estruturas da Polícia Judiciária.

No decurso da operação policial foi apreendida documentação diversa relativa à prática dos factos e material informático com possível alcance probatório.

Os detidos vão ser presentes à autoridade judiciária no Tribunal de Instrução Criminal do Porto, para primeiro interrogatório judicial e aplicação das medidas de coação tidas por adequadas.

 

13 Comments

  1. Mas quem pensa que os corruptos vão ara a cadeia estes não roubam nada desviam não são julgados são todos da mesma corge coabitam todos na assembleia geral da república se roubassem 26 € de camarão que era o almoço do juíz iam certeza presos assim não já já são soltos só foram ver se havia na célula internet

  2. Só daqui a vinte anos é que este caso está resolvido,e depois não dá em nada alguns morrem, outros tem alzheimer, e é assim o nosso país

  3. Que açorda por aqui anda!…
    Mas isto não acalma…nunca?!!!
    Ainda não perceberam o que é corromper?!!!

  4. E novidades. Basta observar aquilo que se passa à nossa volta para constatar que existem negócios poucos sérios

  5. Vamos lutar contra corrupção principalmente a nova geração tem que mostrar seu descontentamento vir pra rua dizer basta de ladrões

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Famalicão: Acidente na praça das portagens em Esmeriz

A manhã desta terça-feira fica marcada por um acidente de viação, na praça das portagens, na freguesia de Esmeriz, em Vila Nova de Famalicão.

O sinistro, um despiste, ocorreu no acesso às portagens e não terá provocado feridos.

A GNR foi chamada ao local e tomou conta da ocorrência.

 

Famalicão: Vai ser criada nova ligação ao Hospital e construído parque de estacionamento público

Esta quinta-feira vai a reunião de Câmara a proposta de uma nova unidade de execução urbanística entre a Avenida 9 de Julho (Estrada Famalicão-Póvoa) e a Rua Norton de Matos, na parte norte do Hospital.

A área abrange 23.490 m2, com proposta para 3.274m2 de terreno para parque de estacionamento público; uma parte destinada a edificação, com zonas comerciais e de serviços, e outras destinadas à habitação.

Esta proposta urbanística inclui um melhor acesso ao Hospital tanto para ambulâncias como para o trânsito em geral, evitando que os condutores tenham que ir à Rotunda de Santo António.

Na Avenida 9 de Julho será construída uma rotunda que permitirá simultaneamente o acesso à zona do Hospital e ao Talvai.

Esta proposta será analisada e votada na reunião de Câmara desta quinta-feira, seguindo-se um período de discussão pública que terá início no 5.º dia após a publicação do respetivo aviso em Diário da República.

Famalicão: Aparatoso despiste seguido de capotamento em Novais

O final de tarde desta segunda-feira fica marcado por um aparatoso despiste, seguido de capotamento, na Rua das Almas, em Novais, Famalicão.

O sinistro aconteceu cerca das 18h40 e, segundo as primeiras informações, terá deixado ferido um jovem.

(em atualização)

Famalicão: Festejos de Carnaval em Arnoso, Riba de Ave e Ribeirão

Não é só a cidade e Fradelos que vivem com intensidade o Carnaval. Também acontece nas freguesias de Arnoso (Santa Eulália), Riba de Ave e Ribeirão, que vão promover cortejos no domingo, dia 19 de fevereiro, da parte da tarde.

O 38.º Desfile de Carnaval de Rua de Arnoso Santa Eulália, promovido pela Associação Desportiva e Cultural de Arnoso (ADC), começa junto ao Café Extremo, pelas 14h30, e vai percorrer várias ruas da freguesia, terminando no salão polivalente da ADC.

Em Riba de Ave, o Circuito de Foliões sai à rua a partir das 14 horas. A iniciativa, que vai na 7.ª edição, é organizada pela Junta de Freguesia, no entanto, é da responsabilidade das associações a sua dinamização e concretização. A concentração será junto à Igreja Paroquial.

Já Ribeirão acolhe o 17.º Grandioso Desfile de Carnaval da Vila de Ribeirão, organizado pela Associação Recreativa Cultural e Desportiva da Graxa, que arranca em Aldeia Nova, às 14 horas, e termina em frente à sede da Junta de Freguesia, local onde também será feita a entrega dos prémios a concurso.

Famalicão: O galheiro vai arder em Fradelos

No dia 21 de fevereiro, a partir das 22 horas, vai arder o galheiro na freguesia de Fradelos, cumprindo-se, assim, a tradição. Simboliza o final do entrudo e entrada na Quaresma e se arder completamente é sinal de boas colheitas. Com crença ou sem ela, o importante é que todos se divirtam.

Este ano, a queima acontece nos lugares de Ferreirinhos e Sapugal/Quinta.

Anteriormente, a população sai à rua, amontoando os restos das sementeiras, os galhos velhos das árvores e o silvado, em redor de um tronco de pinheiro (galheiro); no topo colocam um boneco a que chamam ‘entrudo’ e pegam-lhe fogo. Os galheiros chegam a atingir os 15 metros de altura e há um despique entre os lugares da freguesia para ver quem queima o maior galheiro.

A queima do galheiro é dinamizada pela associação juvenil Koklus, que também promove o XXIV Desfile de Carnaval nesta freguesia. O corso carnavalesco arranca às 14h30 no Largo dos Reis, sendo que a entrega dos prémios, e término do desfile, acontece na Escola Básica de Valdossos.

Para a dinamização destas atividades, a associação conta com o apoio do IPDJ – Instituto Português do Desporto e Juventude, do Município de Vila Nova de Famalicão, da Junta de Freguesia de Fradelos e de empresas locais.