BV Famalicão inauguram camaratas femininas nas comemorações dos 132 anos

As comemorações do 132.º aniversário dos Bombeiros Voluntários de Famalicão ficaram marcadas pela inauguração das camaratas femininas, cuja construção teve um apoio da Câmara Municipal de 150 mil euros. A nova estrutura vem dotar o quartel de melhores condições de acolhimento para as bombeiras da corporação. Na inauguração, que decorreu este domingo, Mário Passos reafirmou a disponibilidade da autarquia em continuar a apoiar a corporação sempre que for necessário. «A nossa abertura para ajudar ao seu crescimento e acorrer às suas necessidades é total», disse o edil, enaltecendo «o trabalho inestimável» desta associação humanitária.

Os Bombeiros Voluntários de Famalicão «são uma instituição histórica e, tal como todas as outras corporações famalicenses, são uma referência, a quem estamos profundamente agradecidos pelo seu percurso e a quem vamos continuar a apoiar e a acarinhar para que tenham muitos e bons anos. Precisamos muito deles», assume o presidente da Câmara Municipal.

O presidente da direção da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Famalicão agradeceu os apoios concedidos pelo município. As camaratas femininas são, por isso, «uma boa prenda» em dia de aniversário, «tendo em conta a sua necessidade face à participação crescente das mulheres no dia-a-dia da corporação», assume Avelino Reis.

A Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão tem uma política de constante apoio às corporações de Bombeiros, atribuindo um subsídio anual, traduzidos em prestações mensais, de 90 mil euros a cada uma das três corporações e de 42 mil euros ao Núcleo da Cruz Vermelha de Ribeirão. O plano anual de apoio às forças de socorro representa um investimento municipal superior a 400 mil euros, «num esforço financeiro fundamental para assegurar respostas de socorro eficazes, permanentes e céleres junto das populações», lê-se em nota de imprensa do Município.

A autarquia atribui, ainda, um apoio financeiro para o funcionamento das equipas de intervenção permanente das corporações de bombeiros, até ao montante máximo de 8700 euros por trimestre para cada corporação.

 

Famalicão: EARO com bons resultados no nacional de Corta-Mato Longo

No campeonato Nacional de Corta-Mato Longo, disputado na manhã deste domingo, na cidade de Amora, os atletas da Escola de Atletismo Rosa Oliveira conseguiram bons desempenhos

Em juvenis, Ana Faria foi sétima e Leandro Gonçalves terminou no décimo terceiro lugar. Francisco Rodrigues e João Rodrigues conseguiram, respetivamente, iguais classificações em juniores.

Em seniores participaram Rui Oliveira e Nélson Oliveira, contribuindo também, com bons resultados.

PJ deteve em Famalicão homem de 28 anos que violou menor de 16 numa discoteca

Um homem de 28 anos foi encontrado e detido pela Polícia Judiciária, em Famalicão, depois de no início de outubro ter violado uma jovem de 16 anos, numa discoteca de Ourém, no distrito de Santarém.

Segundo avança o Jornal de Notícias, a violação terá acontecido na zona das casas de banho do estabelecimento de diversão noturna. O homem, de nacionalidade brasileira e operário de construção civil, conseguiu escapar dos funcionários da discoteca que tentaram travar a sua fuga.

O autor do crime, ter-se-á deslocado na mesma noite para casa de familiares em Vila Nova de Famalicão, onde acabou por ser detido. Foi presente a tribunal e vai aguardar julgamento no estabelecimento prisional.

Famalicão: Meia Maratona de 2023 será em outubro

A edição 2023 da Meia e Mini Maratona de Famalicão será disputada no mês de outubro. A novidade foi avançada por Jorge Teixeira, diretor-geral da Runporto. No final da prova que se disputou na manhã deste domingo, o dirigente deu conta desta novidade, acreditando que o novo percurso, acrescido da prova de 10km, será um chamariz para que mais atletas venham correr na prova famalicense.

Nesta edição, Hélio Gomes (Sporting) e Dulce Félix (Benfica) foram os vendedores da Meia Maratona de Famalicão. Na prova dos 10km, uma novidade, Hugo Daniel Santos (Salgueiros) e a famalicense Jéssica Pontes (Team El Comandante) cortaram a meta em primeiro lugar. A chuva intensa que caiu durante a prova não afastou os cerca de 2700 atletas.

Famalicão: Ana Marinho é vice-campeã nacional

A atleta famalicense Ana Marinho sagrou-se, na manhã deste domingo, vice-campeã nacional de corta-mato longo. Na prova disputada na cidade de Amora, a atleta do S. Salvador do Campo, mostrou o seu bom momento de forma.

O Corta-Mato Cidade de Amora, que vai na 32.ª edição, decorreu em simultâneo com o 99.º Campeonato Nacional de Corta-Mato Longo, prova que serviu de observação dos atletas para o Campeonato da Europa, com Ana Marinho a reunir, atualmente, todas as condições e resultados para ser chamada.

 

Famalicão: Tomás e Gabriela vencem Taça de Portugal

O par Tomás Gomes e Gabriela Teixeira venceram, este sábado, a Taça de Portugal de Dança Desportiva.

Em Braga, na grande final da Taça de Portugal, o par da Academia Gindança foi o grande vencedor em Juniores II Open Standart.

Famalicão: FAC e Riba d’Ave derrotados

As duas equipas famalicenses que competem no nacional da primeira divisão de hóquei em patins perderam, este sábado, os respetivos jogos.

Na sexta jornada, a tarefa do FAC era a mais difícil, dado que jogava em casa do Benfica, um dos líderes da classificação. Dois golos de Joca Guimarães levaram o Famalicense empatado para o intervalo, mas na segunda parte os visitados estabeleceram o 5-2 final.

O Riba d’Ave/Sifamir jogou em casa do Murches, equipa da zona de Cascais, e perdeu por 4-1. A equipa da casa marcou logo a abrir, mas Nery empatou o jogo para os ribadavenses. O intervalo chegou com um 3-1 para os locais.

O campeonato prossegue já na próxima quarta-feira, com a sétima jornada. O FAC recebe o Sporting no Pavilhão Municipal. O Riba d’Ave Sifamir também joga em casa, na quinta-feira, diante do Paredes.