BV Famalicenses lamentam «falta de lealdade institucional» no processo de criação da base logística regional da ANEPC

Face ao projeto de criação de uma base logística regional, projetada para Bairro pela Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC), a Associação Humanitária de Bombeiros Voluntários Famalicenses aprovou um voto de censura «pela forma como todo este processo se desenrolou e foi orientado, tanto pela ANEPC como pelo executivo municipal».

Recorde-se que os BV Famalicenses têm uma Base de Apoio Logístico no quartel, que tem servido tanto a corporação, como outras valências de proteção civil da região Norte. Em face da nova aposta da ANEPC, em Bairro, com o apoio da Câmara Municipal, os BV Famalicenses dizem-se prejudicados, também a nível económico, pelo investimento já feitos.

Em todo este processo, a direção dos BV Famalicense lamenta «que tenha sido a última a saber das intenções da ANEPC e da recetividade e disponibilidade da Câmara Municipal em deslocalizar esta valência». No comunicado, a direção dos Famalicenses considera «que houve falta de diálogo e falta de lealdade institucional, pois a legitimidade na decisão não justifica o atropelo dos princípios fundamentais de convivência, mesmo que institucional», disse.

Em comunicado, a corporação presidida por António Meireles, assume que fica «comprometida a viabilidade económica do equipamento» a realizar em Outiz, que foi apresentado pela primeira vez em maio de 2014, tendo sido aprovado pela Câmara Municipal alvo de elogios de ministros, secretários de estado, ANEPC, Escola Nacional de Bombeiros, Liga dos Bombeiros Portugueses e Federação dos Bombeiros do Distrito.

Ainda esta terça-feira, dia 2 de março, o comandante regional da Proteção Civil, em reunião no quartel dos Famalicenses, enalteceu «o bom desempenho» da valência, mas nessa mesma reunião a direção «ficou a saber da deslocalização da valência para a freguesia de Bairro».

Pese embora esta posição, a Associação Humanitária e o seu corpo de bombeiros mostram-se disponíveis para continuar a proteger a população e os seus bens.

Famalicão: Acidente entre três viaturas faz um ferido

A tarde desta terça-feira fica marcada por um acidente que envolveu três carros, na rua do Talvai, em Vila Nova de Famalicão.

O alerta foi dado por volta das 16h30 e para o socorro foram acionados os Bombeiros Voluntários Famalicenses que transportaram uma vítima, com ferimentos ligeiros, para o hospital local.

Marca de moda italiana Iceberg escolhe Famalicão para celebrar 50 anos

A prestigiada marca de moda italiana Iceberg escolheu Vila Nova de Famalicão, a Cidade Têxtil de Portugal, para comemorar o seu 50.º aniversário.

A conferência “O Presente e o Futuro da Moda e da Indústria Têxtil Europeia: Cooperação, Talento e Inovação”, que vai decorrer na Fundação Cupertino de Miranda, esta sexta-feira, a partir das 19h00, é um dos momentos altos das comemorações da marca em Famalicão, reunindo representantes da Iceberg, do Citeve, da Associação Têxtil e Vestuário de Portugal num debate sobre os desafios e oportunidades do setor.

A comemoração dos 50 anos da marca italiana conta com a colaboração do Município de Famalicão, da Isabel Ferreira Concept Store, espaço de referência na curadoria de moda de autor, e da própria Fundação Cupertino de Miranda, num evento que vai reunir personalidades ligadas à moda nacional, figuras públicas, empresas e entidades dos setores da moda e do têxtil em Portugal.

As presenças do diretor geral de marcas do Grupo Gilmar, Corrado Masini, do diretor criativo da Iceberg, James Long, e da diretora de comunicação do Grupo Gilmar, Valentina Fornara, estão já confirmadas.

Fundada em 1974, a Iceberg pertence ao prestigiado Grupo Gilmar e tornou-se um símbolo da moda italiana ao reinventar o conceito de sportswear de luxo. Inicialmente dedicada à produção de malhas, destacou-se desde cedo pela fusão arrojada entre arte contemporânea, cultura pop e sofisticação técnica. A chegada de Jean-Charles de Castelbajac marcou uma viragem criativa, com coleções inspiradas na pop art e no universo gráfico de personagens como o Popeye e o Snoopy.

Ao longo do tempo, o ADN inovador da marca foi enriquecido por criadores como Andy Warhol, Vivienne Westwood, Marc Jacobs ou Giambattista Valli. Hoje, sob a direção criativa de James Long, a Iceberg continua a afirmar-se na vanguarda da moda urbana de luxo, posicionando-se como uma das mais desejadas marcas de luxo a nível mundial.

FC Famalicão: Justin de Haas eleito segundo melhor defesa no mês de abril

Justin de Haas foi distinguido como o segundo melhor defesa da I Liga no mês de abril.

O defesa neerlandês conquistou 15,08% dos votos dos treinadores das equipas do campeonato português. O central foi titular nas quatros partidas disputadas pelo FC Famalicão em abril e ainda marcou um golo diante do SC Braga.

O defesa é o segundo jogador mais utilizado do plantel ao longo da época, tendo estado em campo mais de 2 500 minutos.

Famalicão: Entrada gratuita para jogo que pode ser inédito na história do clube

A três jornadas do final do campeonato, o FC Famalicão tem, no próximo sábado, um desafio importante frente ao Portimonense, quarto classificado. Em caso de vitória pode, desde logo, assegurar a inédita promoção à primeira liga de futsal. Para esta partida, marcada para as 16 horas, no Pavilhão das Lameiras, os sócios têm entrada gratuita e o público paga 3 euros.
Depois do empate no domingo passado, com o Rio Ave, que mantém os famalicenses isolados na luta pelo título de campeão da 2.ª divisão (e também subida), o treinador Paulo Roxo refere que «continuamos a fazer a nossa caminhada. Sabemos o que valemos e a importância do trabalho que temos ainda pela frente». No próximo sábado, «no nosso pavilhão vamos fazer tudo por conquistar aquele que é um objetivo claro para nós. E contamos com a presença dos nossos adeptos, que têm sido fundamentais nesta caminhada», elogia o treinador.

Famalicão: Troca de cartões de sócio para ver o último jogo do campeonato

Os sócios do Futebol Clube de Famalicão devem trocar o cartão de associado para poderem ver, no Estádio Municipal, o último jogo da época, diante o Casa Pia, a partir das 19 horas desta sexta-feira. Para este jogo os sócios têm entrada gratuita (com necessidade de levantamento na Loja Oficial ou em https://bit.ly/4jO6Yol)

Fechado o processo de renumeração e atribuição de um novo número de sócio, a troca está a decorrer na Loja Oficial. Recorde-se que para levantar o novo cartão, os sócios devem, também, fazer a atualização de dados e preencher o documento relativo à proteção de dados, obrigatória para concluir o procedimento.

Os sócios detentores de lugar anual têm, também, de fazer a troca do antigo pelo novo cartão para aceder ao Estádio Municipal. O procedimento é exatamente o mesmo, sendo que a troca – unicamente para os detentores de lugar anual – pode ser efetuada igualmente no dia de jogo, no espaço dos sócios, junto à porta 1 do Estádio Municipal.

Famalicão: AA Didáxis garante continuidade na Divisão de Honra

A equipa sénior da AA Didáxis – A2D garantiu a manutenção na Divisão de Honra, quando faltam três jornadas para o final do campeonato. Na última jornada, no recinto do Beira Douro, venceu por 18-22.

Nesta fase final, a AA Didáxis segue no segundo lugar e tem já lugar garantido na Divisão de Honra da próxima época, que é a segunda mais importante dos calendários da Federação de Andebol de Portugal.