Câmara da Trofa atribui mais de 93 mil euros à Junta de Freguesia do Coronado

A Câmara Municipal da Trofa e a Junta de Freguesia do Coronado (São Romão e São Mamede) celebraram um contrato de transferência de competências, com cedência de 93 924 euros da autarquia para esta junta de freguesia.

O contrato prevê a transferência de competências nas seguintes matérias: a gestão e manutenção de espaços verdes (com exceção da manutenção/poda das árvores da freguesia e do fornecimento de plantas de época-primavera e outono); a limpeza das vias e espaços públicos, sarjetas e sumidouros; a manutenção, reparação e substituição do mobiliário urbano instalado no espaço público (com exceção daquele que seja objeto de concessão); gestão e manutenção corrente de feiras e mercados; realização de pequenas reparações nos estabelecimentos de educação pré-escolar e do primeiro ciclo do ensino básico; manutenção dos espaços envolventes dos estabelecimentos de educação pré-escolar e do primeiro ciclo do ensino básico; autorizar a atividade de exploração de máquinas de diversão e autorizar a realização de acampamentos ocasionais.

Segundo o presidente da Câmara Municipal da Trofa, Sérgio Humberto, trata-se de «mais uma aposta da autarquia na descentralização e na coesão municipal, para continuar a salvaguardar a qualidade de vida dos habitantes do Coronado, garantindo à Junta local a verba necessária para intervir rapidamente no intuito de solucionar de forma eficaz pequenas intervenções na escolas e nos espaços públicos, enquanto permite a autonomia da Junta na gestão corrente de feiras e mercados, da atividade de exploração de máquinas de diversão e de realização de acampamentos ocasionais».

De referir que, para cumprimento do disposto no nº1 do artigo 5º do Decreto-lei nº57/2019, de 30 de abril, a Câmara Municipal da Trofa realizou reuniões com as juntas de freguesia do concelho, onde foi apresentada uma transferência de recursos, apenas financeiros, uma vez que todas as freguesias do concelho da Trofa vieram manifestar que não pretendiam o exercício das competências em causa no ano de 2019.

 

 

 

Famalicão: Município vai instalar painéis fotovoltaicos nas escolas

O Município de Famalicão vai dotar todas as escolas do concelho com painéis fotovoltaicos, que permitirão a «autonomização energética» dos estabelecimentos de ensino através de energias limpas.

O presidente da Câmara anunciou esta medida em defesa do ambiente esta terça-feira, aquando da sessão onde foram entregues as bandeiras eco-escolas a 57 estabelecimentos de ensino.

Ainda não é conhecido o plano para a colocação dos painéis fotovoltaicos, que vão transformar os raios solares em energia, mas Mário Passos diz que, dentro de alguns meses, 10 escolas vão receber os seus painéis. Progressivamente, chegará a todas.

«Quero que este processo contagie os famalicenses, para que possam fazer o mesmo, de forma muito abrangente. Também as empresas, que já estão a iniciar este processo, possam prosseguir com esta solução mais amiga do ambiente», desafia o autarca.

Famalicão: Câmara Municipal vende 20 veículos abandonados e em fim de vida

A Câmara Municipal realiza esta sexta-feira, às 10h00, nas Oficinas Gerais do município, uma hasta pública de venda de veículos em fim de vida e em estado de abandono, recolhidos pela Polícia Municipal na via pública.
Nesta hasta pública serão leiloadas, a partir de um preço base por tonelada, 20 viaturas em fim de vida.
A venda, por leilão, a empresas certificadas para o abate de viaturas em fim de vida, é o culminar do processo que começa com a sinalização da viatura abandonada na via pública, efetuando-se de seguida as diligências junto dos seus proprietários, que não surtindo efeito levam ao processo de recolha, notificação e posterior venda para abate.

Famalicão: Despiste provoca um ferido na A3

Na tarde desta quarta-feira, pelas 15h52m, o despiste de um veículo ligeiro, na Auto Estrada 3, freguesia de Oliveira (São Pedro), concelho de Braga, provocou um ferido e danos consideráveis na viatura.
O ferido, considerado ligeiro, foi transportado para o Hospital de Braga pelos BV Famalicenses que mobilizaram para o local dois veículos e oito voluntários.
Foto: BV Famalicenses

Famalicão: Câmara da Trofa homenageia campeões na V Gala do Desporto

A Câmara Municipal da Trofa homenageia todos os campeões desportivos do concelho da Trofa, naquela que será a V Gala de Desporto. Está marcada para o dia 1 de outubro, pelas 21 horas, no pavilhão da Escola Secundária da Trofa.

O objetivo passa por premiar todos aqueles e aquelas que tiveram um papel preponderante no desenvolvimento do Desporto no Concelho da Trofa nas últimas 3 épocas, 2019/2020, 2020/2021 e 2021/2022, uma vez que nos últimos dois anos não houve gala, devido à pandemia.

Entre as categorias a concurso destaque para a entrega do Prémio Carreira, um troféu que assinala e destaca uma personalidade como uma referência na prossecução da excelência desportiva e um modelo para os mais novos.

Segundo Sérgio Humberto, presidente da Câmara Municipal da Trofa, este será um «um momento de convívio e de reconhecimento da comunidade desportiva do Concelho, que sirva também de estímulo para que cada vez mais jovens pratiquem desporto na Trofa, nas mais diversas modalidades».

O evento será, ainda, pautado por diversos momentos musicais com a participação de artistas locais e inúmeros convidados.

Esponja mágica da Mercadona surpreende pela sua versatilidade

A Mercadona introduziu no seu sortido a Esponja Mágica da marca própria, Bosque Verde, que surpreendeu os seus clientes pela sua versatilidade de uso. Trata-se de um produto que está disponível nas mais de 1.600 lojas da Mercadona, em Espanha e Portugal, e que surpreende pela sua eficácia na eliminação de marcas e nódoas de sujidade em diversas superfícies, como portas, paredes, rodapés, chão, material desportivo, entre outros.

A esponja apresenta diversas soluções de limpeza e não danifica os tecidos nem as superfícies sendo, também, eficaz nas juntas dos azulejos, nas mochilas com marcas de lápis de carvão, canetas, ou lápis de cera, nas cadeiras com manchas difíceis e até nos sofás da sala com nódoas.

Trata-se de uma esponja com duas faces: uma branca, que serve para eliminar as manchas mais difíceis, e uma vermelha, que serve para absorver possíveis resíduos de sujidade. E é muito fácil de usar pois basta humedecer a parte branca com bastante água e depois escorrer para começar a limpar. Cada embalagem contém três esponjas que podem ser utilizadas até que se gaste completamente a parte branca.

pub

 

Famalicão: Comunidade LGBTQIAP+ acusa Câmara Municipal de fingir preocupar-se com os direitos humanos

Em comunicado, o Grupo de Apoio a Pessoas Queer e a Comissão Organizadora da Marcha LGBTQIAP+ de Famalicão acusam o executivo municipal de «incompetência no que se trata à luta pela defesa dos direitos humanos». Esta posição resulta da consulta do Plano Municipal para Igualdade e Não Discriminação, que consideram «escasso, insuficiente e limitador, pois não abrange todas as temáticas envolventes aos direitos humanos. Excluindo grupos minoritários», acusa Diogo Barros, porta-voz do GAPQ e da Comissão Organizadora da Marcha LGBTQIAP+.

Diogo Barros lamenta, ainda, que a Câmara Municipal, «se recuse conversar com o GAPQ, o único movimento LGBTI+ em Famalicão». Aponta, também, que os dois grupos «não foram convidadas a participar na elaboração do Plano Municipal, nem na sessão de apresentação» que decorreu na manhã desta terça-feira, na Casa das Artes.

O Grupo de Apoio a Pessoas Queer entende que a sua exclusão, «comprova que este Plano Municipal para a Igualdade e Não Descriminação é apenas uma jogada política e não uma tentativa de resolver problemas reais e estruturais». Já a Comissão Organizadora da Marcha LGBTQIAP+ de Famalicão, considera que há uma necessidade crescente de combater a discriminação e o ódio, «mas não será com este executivo que este caminho será feito».