Câmara da Trofa leva 400 seniores à praia

Durante o mês de julho, decorrem as Colónias Balneares Seniores, uma iniciativa da Câmara Municipal da Trofa que levará cerca de 400 idosos até à Praia do Leixão, na Póvoa do Varzim.

Esta iniciativa, que decorre na 1ª quinzena, de 4 a 15, e na 2ª quinzena, de 18 a 29 de julho, é uma das atividades mais aguardadas pela comunidade sénior trofense, depois de dois anos de interregno devido à pandemia.

Para além da ida à praia, os participantes terão a oportunidade de tirar proveito dos benefícios do sol, praticar atividade física e dança, jogos lúdicos como o boccia na areia e jogos de mesa, descansar e conviver, aspetos que contribuem para a saúde e bem-estar, sendo fundamentais para um envelhecimento ativo.

Novidade na edição deste ano serão as campanhas de sensibilização de nutrição, hábitos saudáveis alimentares, cuidados a ter com a pele e propostas de atividade física em casa.

Para o presidente da Câmara Municipal, Sérgio Humberto, esta é uma iniciativa muito importante para os munícipes trofenses. «Todos os anos levamos centenas de idosos à praia e após este período de pandemia, em que muito deles não puderam sair, ao regressar a estes momentos de convívio, estamos a contribuir para um envelhecimento ativo dos nossos Trofenses», realça o autarca.

 

 

ASAE apreendeu 650kg’s de carne e doa 400 ao Jardim Zoológico da Maia

A Autoridade de Segurança Alimentar e Económica doou cerca de 400kg’s de carne ao Zoo da Maia.

O produto é proveniente de um entreposto frigorífico localizado no Porto, alvo de uma fiscalização desta entidade. A carne não estava em condições para a venda ao público mas apta para ser consumida por animais e, por isso, acabou por ser distribuída pelo Jardim Zoológico da Maia.

Ao responsável pelo espaço fiscalizado, a ASAE procedeu à instauração de um processo contraordenacional, por falta de rastreabilidade e recondicionamentos e manipulações abusivas, no caso, a passagem do estado de refrigerado para o estado de congelado dos produtos.

Trofa: Fogo em garagem de prédio ao lado da N14

Ao início da tarde desta quinta-feira os bombeiros foram acionados para um incêndio que se encontrava a deflagrar no interior de um prédio, na Rua Joaquim da Costa Pereira Senra, a par da N14, na Trofa.

As primeiras informações dão conta de que o alerta terá sido dado um pouco antes das 14h00.

Não há, para já, registo de feridos.

Braga: Condutor de trotinete fica em estado grave depois de colidir com carro

O condutor de uma trotinete ficou, na noite desta quarta-feira, com ferimentos considerados graves depois de colidir com um veículo ligeiro, na EN201, em Merelim São Pedro, Braga.

O acidente aconteceu perto das 00h00 e a vítima tem cerca de 50 anos.

Segundo relata o Minho, o socorro esteve a cargo dos Bombeiros Sapadores de Braga e a VMER.

A vítima, apesar dos ferimentos considerados graves, não corre risco de vida.

Guimarães: Motociclista de 55 anos morre em colisão entre mota e carro

Um homem de 55 anos morreu, na sequência de uma colisão da mota onde seguia com um veículo ligeiro. O acidente aconteceu cerca das 10h00 desta quarta-feira, na N105, em Moreira de Cónegos, Guimarães.

Segundo avança O Minho, a vítima era residente em Lordelo e faleceu no Hospital de Guimarães.

No socorro estiveram os Bombeiros de Vizela e a VMER de Guimarães.

A GNR tomou conta da ocorrência.

Famalicão: Ciclista Rui Sabino é campeão nacional

Rui Sabino, ciclista famalicense que alinha na União Ciclismo da Trofa, sagrou-se este sábado Campeão Nacional de Juvenis, nos Campeonatos Nacionais que decorrem no Bombarral.

Rui Sabino foi mais forte no sprint final na prova de 21km e fica para a história como o primeiro Campeão Nacional da categoria.

Rui Sabino não poderia estar mais feliz com a vitória. “A sensação de conseguir esta vitória é muito boa. Só posso agradecer à minha família que esteve aqui hoje a apoiar-me. É muito bom conseguir esta vitória e ser recompensado pelo esforço. É a minha primeira vitória este ano e logo num campeonato nacional. É maravilhoso”.

Aproveite: Bicicletas elétricas gratuitas em Santo Tirso

Está de regresso a Santo Tirso o sistema de partilha de bicicletas elétricas.

O projeto “Pedala”, lançado em 2019 e entretanto interrompido devido à pandemia de Covid-19, voltou às ruas.

Estão disponíveis 33 bicicletas espalhadas por cinco estações:junto ao edifício da Câmara, na estação ferroviária, na central de transportes (Travessa das Rãs), junto à Fábrica de Santo Thyrso e à Escola Secundária D. Dinis.

As bicicletas podem ser utilizadas por pessoas a partir dos 14 anos, embora os menores de 18 tenham de apresentar um termo de responsabilidade assinado pelos encarregados de educação. O serviço funciona entre as 7 e as 21.30 horas. Cada bicicleta pode ser usada durante quatro horas.

“A utilização das bicicletas ‘Pedala’ é possível após registo prévio, que pode ser efetuado no Espaço do Munícipe ou na Loja Interativa de Turismo, e inclui um seguro de responsabilidade civil. Os utilizadores que já possuem o cartão ‘Pedala’ necessitam, também, de proceder à respetiva reativação”, refere a Câmara Municipal em comunicado.