Câmara da Trofa leva 400 seniores à praia

Durante o mês de julho, decorrem as Colónias Balneares Seniores, uma iniciativa da Câmara Municipal da Trofa que levará cerca de 400 idosos até à Praia do Leixão, na Póvoa do Varzim.

Esta iniciativa, que decorre na 1ª quinzena, de 4 a 15, e na 2ª quinzena, de 18 a 29 de julho, é uma das atividades mais aguardadas pela comunidade sénior trofense, depois de dois anos de interregno devido à pandemia.

Para além da ida à praia, os participantes terão a oportunidade de tirar proveito dos benefícios do sol, praticar atividade física e dança, jogos lúdicos como o boccia na areia e jogos de mesa, descansar e conviver, aspetos que contribuem para a saúde e bem-estar, sendo fundamentais para um envelhecimento ativo.

Novidade na edição deste ano serão as campanhas de sensibilização de nutrição, hábitos saudáveis alimentares, cuidados a ter com a pele e propostas de atividade física em casa.

Para o presidente da Câmara Municipal, Sérgio Humberto, esta é uma iniciativa muito importante para os munícipes trofenses. «Todos os anos levamos centenas de idosos à praia e após este período de pandemia, em que muito deles não puderam sair, ao regressar a estes momentos de convívio, estamos a contribuir para um envelhecimento ativo dos nossos Trofenses», realça o autarca.

 

 

Mau tempo: ‘Rio atmosférico’ aproxima-se da região e IPMA lança aviso amarelo devido à chuva

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) emitiu um aviso amarelo para os distritos de Braga e Viana do Castelo na segunda-feira, devido a precipitação persistente e forte. Este aviso estará em vigor entre as 12:00 e as 21:00.

O IPMA alerta que, além da chuva intensa prevista para segunda-feira, há possibilidade de queda de granizo e formação de trovoada nos dias seguintes, especialmente na quarta-feira.

Maria Silva está desaparecida desde sábado, família desespera por informações

Maria da Conceição Gomes da Silva, residente em Pevidém, Guimarães, desapareceu na manhã de sábado, 15 de junho. Foi vista pela última vez a entrar num autocarro na localidade, sem se saber o destino.

Uma familiar divulgou um apelo nas redes sociais pedindo informações sobre o paradeiro de Maria da Conceição. O desaparecimento já foi comunicado às autoridades.

Quem tiver qualquer informação deve contactar imediatamente a PSP ou GNR.

Famalicão: Vítor Paneira continua no Varzim

O treinador famalicense vai continuar ao serviço do Varzim SC. Vítor Paneira, de 58 anos, prolongou o vínculo com o emblema poveiro e vai para a terceira temporada consecutiva.

Na época que terminou recentemente, Paneira comandou o Varzim à fase de apuramento de campeão da Liga 3, não conseguindo a subida de divisão, o objetivo da época.

O anúncio do prolongamento do contrato foi feito, esta sexta-feira, pelo clube poveiro.

Famalicão: Joane joga a supertaça a 18 de agosto

O GD Joane joga a supertaça da AF Braga a 18 de agosto. Este é o primeiro jogo oficial do calendário da Associação de Futebol de Braga, que foi divulgado esta quinta-feira. A partida coloca frente a frente o campeão da pró nacional, a equipa joanense, e o vencedor da Taça, o Vieira.

O calendário da época 2024/2025 começa a 25 de agosto, com a primeira jornada da pró nacional, enquanto que a divisão de honra começa a 8 de setembro e a 1.ª divisão em outubro, no fim de semana de 5 e 6.

A primeira eliminatória da taça joga-se a 29 de setembro e a final joga-se, como sempre, no feriado de 10 de junho.

Trofense Sofia Ferreira apresenta livro “União de facto e património”

camara trofa municipio

A casa da Cultura da Trofa recebe no dia 29 de junho a apresentação do livro “União de Facto e Património – Eventuais Desequilíbrios Derivados da Escassa Regulação dos Efeitos Patrimoniais do Instituto” da Trofense Sofia Ferreira da Costa, pelas 16h00.

Resultante da sua tese de mestrado, o livro “União de Facto e Património” é já um dos best sellers da editora Almedina.

A união de facto é o ponto de partida para várias questões amplamente abordadas na obra.

A apresentação do livro de Sofia Ferreira da Costa tem entrada gratuita e está aberta a toda a Comunidade Trofense.

Famalicão: AD Pedome vence FC Landim e vai à final

Está a decorrer, no Pavilhão Municipal, a final four da Taça Concelhia de futsal. Na primeira semifinal de seniores, a AD Pedome venceu, de forma clara (6-0), o FC Landim e reservou um lugar na final que se disputa na tarde de segunda-feira.

O segundo finalista sai da partida entre a Acura e a Outeirense que já se joga neste momento.

A festa do futsal famalicense começou na noite desta sexta-feira. Em veteranos, Cajada e Grac garantiram um lugar na final que se disputa na tarde de segunda-feira.

Na primeira semifinal, o Grac levou a melhor, 4-2, sobre a Acura. Já o jogo Cajada-Pedome teve de ir a grandes penalidades, com a formação de Cabeçudos a ser mais certeira, terminando o encontro com um 10-9, após um 7-7 no tempo regulamentar e prolongamento.

Na tarde de segunda-feira, sempre no Pavilhão Municipal, prossegue a festa do futsal famalicense, com as finais de veteranos e seniores, a partir das 16 horas. Ukra, jogador famalicense de futebol, que recentemente deu o remate na carreira profissional, é o padrinho da final four da Taça Concelhia de futsal.