Câmara da Trofa organiza visita guiada ao património religioso do Coronado

O Município da Trofa organizada, a 3 de julho, entre as 9 e as 12h30, mais uma visita ao Património Religioso do Coronado, sob a orientação do especialista em história da arte, José Manuel Tedim, filho, neto e sobrinho de Santeiros.

Os interessados devem inscrever-se até esta quinta-feira, pelo e-mail: patrimoniocultural@mun-trofa.pt ou pelo telefone 252 409 290.

Esta caminhada começa no Largo do Divino Espírito Santo e terá um percurso de cerca de 3,6km com passagens pela Igreja de São Mamede do Coronado, seguido de visita à Capela de Santa Eulália, passando pela Igreja de São Romão do Coronado e terminando na Capela do Divino Espírito Santo.

A Freguesia de São Mamede do Coronado e a história do território trofense é marcada por oficinas de produção de arte sacra onde os santeiros esculpem e pintam imagens religiosas. Esta visita pretende divulgar o património cultural, material e imaterial, associado ao saber-fazer dos Santeiros do Vale do Coronado, dando ao conhecer os artistas, técnicas e histórias de vida associadas ao ofício, projetado internacionalmente por José Ferreira Thedim, autor da imagem de Nossa Senhora de Fátima da Capelinha das Aparições, do Santuário de Fátima, criada em 1920.

De recordar que esta arte sacra foi reconhecida como uma das 7 Maravilhas da Cultura Popular Portuguesa e está em curso o processo para iniciar o dossier de candidatura deste ofício a Património Imaterial da Humanidade.

 

 

ASAE apreendeu 650kg’s de carne e doa 400 ao Jardim Zoológico da Maia

A Autoridade de Segurança Alimentar e Económica doou cerca de 400kg’s de carne ao Zoo da Maia.

O produto é proveniente de um entreposto frigorífico localizado no Porto, alvo de uma fiscalização desta entidade. A carne não estava em condições para a venda ao público mas apta para ser consumida por animais e, por isso, acabou por ser distribuída pelo Jardim Zoológico da Maia.

Ao responsável pelo espaço fiscalizado, a ASAE procedeu à instauração de um processo contraordenacional, por falta de rastreabilidade e recondicionamentos e manipulações abusivas, no caso, a passagem do estado de refrigerado para o estado de congelado dos produtos.

Trofa: Fogo em garagem de prédio ao lado da N14

Ao início da tarde desta quinta-feira os bombeiros foram acionados para um incêndio que se encontrava a deflagrar no interior de um prédio, na Rua Joaquim da Costa Pereira Senra, a par da N14, na Trofa.

As primeiras informações dão conta de que o alerta terá sido dado um pouco antes das 14h00.

Não há, para já, registo de feridos.

Braga: Condutor de trotinete fica em estado grave depois de colidir com carro

O condutor de uma trotinete ficou, na noite desta quarta-feira, com ferimentos considerados graves depois de colidir com um veículo ligeiro, na EN201, em Merelim São Pedro, Braga.

O acidente aconteceu perto das 00h00 e a vítima tem cerca de 50 anos.

Segundo relata o Minho, o socorro esteve a cargo dos Bombeiros Sapadores de Braga e a VMER.

A vítima, apesar dos ferimentos considerados graves, não corre risco de vida.

Guimarães: Motociclista de 55 anos morre em colisão entre mota e carro

Um homem de 55 anos morreu, na sequência de uma colisão da mota onde seguia com um veículo ligeiro. O acidente aconteceu cerca das 10h00 desta quarta-feira, na N105, em Moreira de Cónegos, Guimarães.

Segundo avança O Minho, a vítima era residente em Lordelo e faleceu no Hospital de Guimarães.

No socorro estiveram os Bombeiros de Vizela e a VMER de Guimarães.

A GNR tomou conta da ocorrência.

Famalicão: Ciclista Rui Sabino é campeão nacional

Rui Sabino, ciclista famalicense que alinha na União Ciclismo da Trofa, sagrou-se este sábado Campeão Nacional de Juvenis, nos Campeonatos Nacionais que decorrem no Bombarral.

Rui Sabino foi mais forte no sprint final na prova de 21km e fica para a história como o primeiro Campeão Nacional da categoria.

Rui Sabino não poderia estar mais feliz com a vitória. “A sensação de conseguir esta vitória é muito boa. Só posso agradecer à minha família que esteve aqui hoje a apoiar-me. É muito bom conseguir esta vitória e ser recompensado pelo esforço. É a minha primeira vitória este ano e logo num campeonato nacional. É maravilhoso”.

Aproveite: Bicicletas elétricas gratuitas em Santo Tirso

Está de regresso a Santo Tirso o sistema de partilha de bicicletas elétricas.

O projeto “Pedala”, lançado em 2019 e entretanto interrompido devido à pandemia de Covid-19, voltou às ruas.

Estão disponíveis 33 bicicletas espalhadas por cinco estações:junto ao edifício da Câmara, na estação ferroviária, na central de transportes (Travessa das Rãs), junto à Fábrica de Santo Thyrso e à Escola Secundária D. Dinis.

As bicicletas podem ser utilizadas por pessoas a partir dos 14 anos, embora os menores de 18 tenham de apresentar um termo de responsabilidade assinado pelos encarregados de educação. O serviço funciona entre as 7 e as 21.30 horas. Cada bicicleta pode ser usada durante quatro horas.

“A utilização das bicicletas ‘Pedala’ é possível após registo prévio, que pode ser efetuado no Espaço do Munícipe ou na Loja Interativa de Turismo, e inclui um seguro de responsabilidade civil. Os utilizadores que já possuem o cartão ‘Pedala’ necessitam, também, de proceder à respetiva reativação”, refere a Câmara Municipal em comunicado.