Câmara da Trofa organiza workshop de “Fotografia com recurso a Smartphone”

camara trofa municipio

O Município da Trofa organiza, no dia 13 de abril, um workshop da Juventude sobre “Fotografia com recurso a Smartphone”, no Auditório do Fórum Trofa XXI. Destinado a jovens entre os 16 e os 30 anos, a iniciativa pretende disponibilizar o acesso a competências e conhecimentos na área da fotografia e de todo o fluxo digital, nomeadamente a captação, edição e partilha com recurso a Smartphone.

Com cariz teórico-prático, podem participar no workshop um máximo de 30 participantes.

As inscrições estão abertas até 11 de abril. Os interessados podem efetuar inscrição em formulário disponível em https://bit.ly/4cviHVR no site da Câmara Municipal. Para mais informações devem contactar os serviços da Juventude na Casa da Cultura da Trofa ou o e-mail: juventude@mun-trofa.pt.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Fernando Daniel, Rosinha e Carminho dão concertos na Póvoa de Varzim

Fernando Daniel, Rosinha e Carminho vão ser as estrelas dos “Dias no Parque”, iniciativa que une a comunidade e as associações poveiras no Parque da Cidade.

Os artistas ainda não foram anunciados pela autarquia, no entanto, já foram confirmados pela Rádio Onda Viva que teve acesso aos contratos que asseguram as contratações dos músicos.

A iniciativa “Dias no Parque” deverá acontecer dias 7, 8, 9 e 10 de junho.

Trofa: Já decorrem as candidaturas para o Orçamento Participativo Jovem

camara trofa municipio

Começaram esta quarta-feira, dia 24 de abril, as candidaturas para a 14ª edição do Orçamento Participativo Jovem da Trofa que decorrem até ao dia 7 de outubro.

A edição deste ano disponibiliza 20 mil euros para propostas de âmbito concelhio e 7 500 euros para propostas de âmbito escolar.

As candidaturas podem ser apresentadas individual ou coletivamente por jovens residentes ou estudantes na Trofa ou membros de associações locais com idade entre os 10 e os 35 anos.

O objetivo passa pela promoção do desenvolvimento pessoal e social dos jovens do concelho, a procura por melhores políticas concelhias e a valorização dos processos participativos.

Após a receção de todas as candidaturas, de 8 de outubro a 6 de novembro, o GATOP – Grupo de Apoio Técnico ao Orçamento Participativo Jovem da Trofa vai analisar todos os projetos.

O Conselho Municipal da Juventude vai reunir a 9 de novembro e definir os projetos que avançam para sufrágio na 14ª Assembleia Municipal Jovem, a 30 de novembro.

Famalicão: Debate sobre o ensino profissional e a sua importância na competitividade

Amadeu Dinis, presidente da Associação Nacional de Escolas Profissionais (ANESPO), Carlos Vieira, da Católica Porto Business School, Vitor Freitas, CEO da Leica, e Renato Cunha do Restaurante Ferrugem e ex-aluno do Ensino Profissional participam num encontro que visa debater o ensino profissional e a sua importância na competitividade das empresas e do território.

A iniciativa, que terá lugar na segunda-feira, dia 29, às 18 horas, no auditório da CESPU, é dirigida a profissionais, empresários, pais e encarregados de educação, bem como alunos e professores.

O concelho de Famalicão tem, assumidamente, no Ensino Profissional uma das suas maiores apostas na área da Educação, pelo que o debate far-se-á em torno da atratividade e valorização da formação profissional e do impacto que tem em vários vetores, como a competitividade, criação de emprego qualificado e crescimento da economia local e regional.

As inscrições para o encontro são gratuitas e podem ser feitas através do link: https://forms.gle/65QdR8wiP1pRX9gy9

Através da Rede Local de Educação e Formação, o Município de Famalicão tem definida «uma estratégia alinhada com o que é o diagnóstico de necessidades de formação, que procura responder aos perfis identificados pelas empresas, com oferta nas várias escolas e centros tecnológicos especializados existentes no concelho».

A Câmara Municipal assinala, ainda, que tem desenvolvido «um trabalho sistematizado com os alunos do Ensino Básico e Secundário para que conheçam melhor a oferta formativa e para que sejam capazes de realizar escolhas vocacionais esclarecidas». Desta ação resultam diversas iniciativas, como oficinas de desenvolvimento de competências de empregabilidade, ‘Opendays’ em mais de 60 empresas parceiras dos projetos educativos, miniestágios, conversas com profissionais ou oficinas de empreendedorismo.

Como reflexo desta estratégia municipal, nota, ainda, para a campanha “Profissional de Primeira”, lançada recentemente e que posiciona o Ensino Profissional «como primeira escolha e escolha de primeira qualidade enquanto ensino gerador de ‘profissionais de primeira’, capaz de responder aos desafios do mercado de emprego e ao crescimento da economia empreendedora de Vila Nova de Famalicão».

Famalicão: Abertas as inscrições para o passeio da freguesia de Vermoim

Encontram-se abertas as inscrições, até 18 de maio, para o Passeio da Freguesia de Vermoim, que terá lugar no dia 26 do mesmo mês, com paragem no Mosteiro da Nossa Senhora de La Sallete (Oliveira de Azeméis) e almoço no Parque de Merendas da Murteira (Ílhavo).

A partida da freguesia é às 8 horas. A oferta de porco no espeto e muita animação estão garantidos neste encontro da comunidade. As inscrições devem ser feitas na sede da Junta de Freguesia.

Trofa: Mulher de 44 anos morre em colisão entre automóveis

Uma mulher morreu, na noite desta sexta-feira, em plena EN104, na zona de Ervosa, na Trofa.

Segundo avança o JN, a vítima, de 44 anos, faleceu na sequência da colisão do carro que conduzia com um outro veículo.

O alerta foi dado por volta das 21h00 e para o socorro foram acionados os B.V. da Trofa, Santo Tirso e VMER de Famalicão.

Deste acidente há ainda registo de ferimentos em dois homens, residentes em Santo Tirso, ocupantes de uma das viaturas envolvidas na colisão, que acabaram encaminhados para o hospital de Famalicão.

Famalicão: Jazz Ensemble toca pela liberdade nos Paços do Concelho

Desde novembro do ano passado, Vila Nova de Famalicão está a comemorar os 50 anos do 25 de Abril, celebração que terá como momento alto, como é tradição, o próprio dia, com a sessão solene da Assembleia Municipal. Nesse dia está, também, agendado um concerto pelo Eixo do Jazz Ensemble, inspirado em canções de José Mário Branco, Sérgio Godinho e Zeca Afonso, marcado para as 16 horas, em frente aos Paços do Concelho, sendo de entrada gratuita.

O espetáculo resulta «num grito à liberdade com música», promete António Pedro Neves, conhecido como ‘AP’, um dos grandes nomes do jazz português. Nesta proposta musical «a palavra ‘liberdade’ tem tudo a ver com a maneira como concebi os arranjos e como os pensei (…) tentei não desvirtuar as canções originais, mas dar-lhes uma nova roupagem, à base de improvisação e solos, em torno do tema da liberdade”, explica AP durante um dos ensaios do grupo que estão a decorrer na Fundação Cupertino de Miranda.

Já Diego Alonso, diretor artístico do Eixo do Jazz Ensemble, promete um concerto «bastante emocionante, porque assinala os 50 anos de uma data muito importante para os portugueses. Acredito que vá tocar no coração de quem estiver a assistir», acredita. Ao longo do espetáculo haverá, ainda, a projeção de imagens da revolução de Abril em Famalicão e no país pela Whale’s Mouth (Nuno Meneses e Gabriela Almeida).

O concerto será precedido pela recitação do poema “As Portas que Abril Abriu” de Ary dos Santos, pela voz de António Sousa, seguindo-se uma homenagem a Ivo Machado, que declamará um poema de sua autoria, acompanhado à guitarra pelo músico famalicense, Tiago Machado.

O Eixo do Jazz Ensemble é uma fusão luso-galaica constituída por nove artistas, entre eles: AP, na guitarra; Clara Lacerda, no piano; Teresinha Sarmento e Joana Raquel Alhau, nas vozes; Diego Alonso, no saxofone tenor; Rafael Gomes, no saxofone barítono; João Pedro Dias, no trompete; Yudit Almeida, no contrabaixo; e Gonçalo Ribeiro, na bateria.

Recorde-se que Famalicão está a comemorar os 50 Anos do 25 de Abril com uma programação cultural diversificada que arrancou em novembro último. O programa municipal foi desenvolvido pelo Município de Famalicão, através da Comissão de Honra e Científica das celebrações municipais, em articulação com a comissão nacional, e pode ser consultado no site oficial da autarquia, em www.famalicao.pt .