Câmara da Trofa organiza workshop de “Fotografia com recurso a Smartphone”

camara trofa municipio

O Município da Trofa organiza, no dia 13 de abril, um workshop da Juventude sobre “Fotografia com recurso a Smartphone”, no Auditório do Fórum Trofa XXI. Destinado a jovens entre os 16 e os 30 anos, a iniciativa pretende disponibilizar o acesso a competências e conhecimentos na área da fotografia e de todo o fluxo digital, nomeadamente a captação, edição e partilha com recurso a Smartphone.

Com cariz teórico-prático, podem participar no workshop um máximo de 30 participantes.

As inscrições estão abertas até 11 de abril. Os interessados podem efetuar inscrição em formulário disponível em no site da Câmara Municipal. Para mais informações devem contactar os serviços da Juventude na Casa da Cultura da Trofa ou o e-mail: juventude@mun-trofa.pt.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Hôma já abriu em Santo Tirso

A Hôma celebrou a abertura do seu mais recente espaço comercial, localizado no Arco Retail Park, nas requalificadas instalações da antiga Arco Têxtil em Santo Tirso. Com 2300 metros quadrados dedicados a artigos para o lar, esta é a 45ª loja da marca e a inauguração ocorreu no passado dia 15.

Localizada na Rua dos Trabalhadores do Arco, o Arco Retail Park, onde a nova loja da Hôma está inserida, dispõe de mais de 150 lugares de estacionamento e está aberto ao público todos os dias da semana, das 9h30 às 21h30. Este espaço comercial e de serviços promete dinamizar a economia local e oferecer aos habitantes de Santo Tirso uma nova opção para as suas compras de artigos para o lar.

A Hôma é reconhecida pela sua especialização em artigos para a casa, incluindo uma vasta gama de produtos de decoração, cozinha, mesa, têxtil-lar, arrumação, entre outros. A marca também é exclusiva distribuidora da Hespéride, conhecida pelo seu mobiliário de jardim e decoração de exterior. O foco no design, na relação qualidade-preço e na experiência de compra do cliente são os pilares que sustentam a atuação da Hôma no mercado.

Esta nova abertura reforça a presença da Hôma na região e criou 25 postos de trabalho.

Paulo Cunha assume, na AEMinho, compromisso para simplificar acesso a fundos comunitários

O famalicense, número dois da lista da Aliança Democrática ao Parlamento Europeu, assumiu, em reunião com a Associação Empresarial do Minho, o compromisso de promover a simplificação dos processos de candidatura a fundos comunitários, «facilitando a participação de um maior número de empresas, especialmente as PME». O candidato a eurodeputado pela AD reuniu, esta quinta-feira, em Braga, com a direção da AEMinho, onde ouviu os anseios do setor empresarial na região e partilhou propostas para melhorar as condições promotoras do desenvolvimento económico e social.

No que concerne aos fundos comunitários, e segundo consta de nota de imprensa, Paulo Cunha reconheceu «a complexidade crescente, resultado da burocratização e morosidade dos processos» o que, a seu ver, cria «obstáculos e retira potencial de crescimento ao país e à região». Por isso, analisa o candidato, a simplificação dos processos «não só permitirá uma maior inclusão, como também reduzirá os custos associados ao recurso a apoios externos para a preparação das candidaturas».

O ex-presidente da Câmara de Famalicão e líder distrital do PSD, considera que «o esforço de simplificação assegurará que mais fundos atinjam efetivamente os seus propósitos, beneficiando diretamente a base empresarial, e de forma particular as pequenas e médias empresas».

Na visita à AEMinho, Paulo Cunha reforçou, ainda, o seu compromisso e da Aliança Democrática «em trabalhar ativamente no Parlamento Europeu para atender às necessidades do setor empresarial do Minho, promovendo um desenvolvimento económico mais robusto e inclusivo». Durante a reunião, inserida na campanha para as eleições europeias de 9 de junho, foram, também, debatidas questões sobre a qualificação dos recursos humanos. Neste âmbito, o famalicense, deu conta da importância de direcionar melhor os recursos destinados à formação profissional «para áreas com maior carência de recursos humanos, promovendo, assim, uma melhor correspondência entre a oferta e a procura de trabalho».

Trofa abre sessões de educação de cyberbullying à comunidade

camara trofa municipio

Inserido no programa “Trofa + Saudável – Trofa + Feliz”, a Câmara Municipal da Trofa em parceria com a FAPTrofa termina o ciclo de sessões de sensibilização para a temática do Cyberbullying com a última palestra, no auditório do Fórum Trofa XXI, no próximo dia 29 de maio, pelas 21h00, uma iniciativa aberta a toda a comunidade.

O objetivo é contribuir para a utilização responsável e segura da internet, através de sessões informativas e ações de sensibilização destinadas a crianças, jovens, educadores e cidadãos em geral.

As Sessões de Cyberbullying percorreram o concelho com sessões destinadas à comunidade em geral e deram a conhecer alguns sinais de alerta que podem ajudar os pais a evitar que os filhos sejam vítimas ou agressores, nas suas relações interpessoais e quando fazem uso das tecnologias de comunicação.

A autarquia Trofense e a FAPTrofa pretendem que a escola seja em espaço privilegiado na prevenção e combate a todas formas de violência.

20º Concurso Internacional de Pesca, este domingo

Este domingo, dia 19 de maio, realiza-se mais uma edição do Concurso Internacional de Pesca, um dos maiores da região, organizado pelo Núcleo de Pesca de Arantim, em Braga.

O concurso vai acontecer na Praia do Rodanho, em Viana do Castelo e as inscrições decorrem até sexta-feira, dia 17, para participantes com licença de pesca obrigatória. A inscrição tem um custo de 15 euros para senhoras e 25 euros para seniores, ambos com almoço incluído. A participação por equipa tem um custo de 10 euros.

A iniciativa tem inicio às 07h00 e termina por volta das 15h30 com a entrega de prémios e sorteios.

Para mais informações pode entrar em contacto para o 966 581 171 ou 936 379 505.

Famalicão: Câmara Municipal apoia várias IPSS com 280 mil euros

A Câmara Municipal de Famalicão vai levar à reunião desta quinta-feira, dia 16 de maio, um pacote de ajuda financeira, no valor global de 280 mil euros, para obras em instituições particulares de solidariedade social. Nalguns casos, são ampliações, noutros são edifícios de raiz. Contempla idosos, mas também crianças.

O município justifica o apoio a estas instituições com a necessidade de modernizar a rede de equipamentos sociais, assegurar uma cobertura ordenada do território e valorizar o papel das IPSS na promoção do desenvolvimento social.

Assim, está previsto que o Centro Social da Paróquia de Joane receba 50 mil euros, para comparticipar um equipamento de raiz para residência de idosos, com capacidade para 40 utentes de lar, 60 do serviço de apoio domiciliário e 20 do centro de dia. Uma estrutura integrada no PARES 3.0.

A Socialeloos – Associação Social de Fradelos será um edifício novo com 39 lugares de residência para idosos, 30 utentes de centro de dia, 35 de serviço de apoio domiciliário e 84 de creche, no âmbito de uma candidatura ao PRR. O apoio municipal é de 50 mil euros.

A Engenho também está contemplada, com 40 mil euros, para a ampliação e remodelação do edifício do Centro Social e Comunitário, centro de dia para mais 20 utentes, no âmbito do PARES 3.0.

O Centro Social de Calendário terá um apoio de 50 mil euros para a ampliação da resposta de creche, com capacidade para 42 novos lugares, no âmbito do PRR.

A Mais Plural, de Gavião, recebe 50 mil euros para mais 25 novos lugares da estrutura residencial, 30 do serviço de apoio domiciliário e 26 do centro de dia, também da candidatura ao PARES 3.0.

Uma tranche de 40 mil euros para a ACIP, para a resposta social de CACI – Centro de Atividades de Capacitação para a Inclusão – Casa do Pinheiral, para mais 30 jovens/adultos com deficiência.

DAMA, Nuno Ribeiro e Richie Campbell no Festival BeLive Trofa 2024

A 9ª edição do Festival BeLive Trofa 2024 regressa ao formato original, com quatro dias de concertos, de 25 a 28 de julho, no Mercado/Feira da Trofa, com entrada gratuita.

As noites vão arrancar sempre com concertos de artistas locais terminando com DJ´s a animar pela noite dentro e alguns dos principais nomes da música portuguesa vão subir a palco ao longo dos quatro dias de evento.

O BeLive Trofa arranca na quinta-feira, dia 25 de julho, com Nuno Ribeiro e Los Bravos como DJ´s. Na sexta-feira, dia 26 de julho, os DAMA são a atração principal, seguidos pelo DJ Overule.

No sábado, atua Richie Campbell e a noite termina com o DJ Diego Miranda. E no domingo, último dia do festival, Mastiksoul é o responsável pela animação musical.

Imagens: Facebook