Câmara de Braga vai dar 200 euros às famílias por cada nascimento ou adoção

A Câmara de Braga aprovou esta segunda-feira, por unanimidade, a atribuição de um apoio de 200 euros por cada nascimento ou adoção no concelho, embora a oposição tenha classificado a medida de inconsequente e insuficiente.

A vereadora do PS Sílvia Sousa disse que a medida “é inconsequente enquanto incentivo à natalidade”, questionando ainda o facto de o apoio ser “universal”, independentemente das condições económicas de cada família.

“Não é por 200 euros que uma família decide ter filhos”, referiu, apelando a que a medida seja repensada, numa perspetiva de discriminação positiva de quem mais precisa.

Para Sílvia Sousa, uma política de apoio efetivo à natalidade e adoção deveria passar por medidas mais estruturantes no âmbito das creches e da habitação, designadamente.

Também a vereadora da CDU, Bárbara Barros, considerou que a estratégia demográfica deveria assentar numa rede pública de creches e no reforço da habitação pública, bem como na disponibilização de vacinas que não fazem parte do Plano Nacional de Vacinação.

A comunista admitiu que o apoio de 200 euros poderá ser uma “ajuda essencial” para algumas famílias e “muito curto” para outras, pelo que sugeriu um eventual reforço nos próximos anos.

O presidente da câmara, Ricardo Rio, disse que o apoio, mais do que um incentivo à natalidade e à adoção, deve ser visto como uma “recompensa” para quem decide aumentar o seu agregado familiar.

O autarca admitiu que o valor poderá subir nos próximos anos e vincou que o município tem uma política “muito proativa” no apoio à natalidade e às famílias.

“Há nove anos consecutivos que somos reconhecidos como autarquia familiarmente responsável”, referiu.

O apoio financeiro de 200 euros será atribuído às crianças nascidas entre 01 de janeiro e 31 de dezembro de 2023, cujos agregados familiares tenham residência fiscal em Braga no mínimo há um ano antes da data de nascimento.

O incentivo será também concedido a crianças com idade igual ou inferior a 6 anos que sejam adotadas durante este ano.

Será atribuído numa prestação única, por cada nascimento ou adoção, “mediante comprovativo de despesas efetuadas em bens e serviços considerados indispensáveis ao desenvolvimento saudável da criança”.

O apoio será atribuído a um dos progenitores, casados ou que vivam em união de facto, com quem a criança resida, ou ao progenitor que tiver a sua guarda ou ainda a qualquer pessoa singular a quem, por decisão judicial ou administrativa, a criança esteja confiada e com quem a mesma resida, nomeadamente por adoção.

O pedido de apoio terá de ser efetuado mediante o preenchimento de um formulário que deverá ser entregue no Balcão Único ou remetido por correio ou via eletrónica.

8 Comments

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Famalicão: Jorge Paulo Oliveira eleito secretário da Assembleia da República

O famalicense Jorge Paulo Oliveira foi eleito, esta quarta-feira, secretário da Assembleia da República.

O órgão será liderado por José Pedro Aguiar-Branco, também do PSD

Jorge Paulo Oliveira, no Parlamento desde 2011, foi eleito para novo mandato nas eleições de 10 de março. Na lista da Aliança Democrático pelo distrito de Braga, o famalicense era o quarto.

Famalicão: Melhor projeto sobre Transição Verde e Digital pode valer 5 mil euros

Até ao dia 7 de abril pode candidatar-se ao JUMP – concurso de novos negócios promovido pelo Município de Vila Nova de Famalicão, através do Famalicão Made IN, em parceria com a UPTEC- Parque de Ciência e Tecnologia da Universidade do Porto. A edição deste ano está aberta a projetos de novos negócios e ideias criativas e inovadoras na área da “Transição Verde e Digital”. O vencedor recebe 5 mil euros, o segundo 2.500 e o terceiro 1.500 euros. Ainda como prémios, há um ano grátis de incubação e acesso a programa de aceleração.

As inscrições podem ser feitas em www.famalicaomadein.pt

Desde a primeira edição, em 2019, o concurso tem procurado que promover o desenvolvimento de novos projetos, atrair e captar novas empresas ou a criação de novas ideias e projetos de elevado potencial de negócio, através da facilitação do acesso a mecanismos de financiamento adequados, assim como a parcerias de negócio estratégicas.

Famalicão: Recolha de lixo suspensa após acidente que matou um trabalhador

A rota que estava a ser assegurada pelo camião de recolha de lixo envolvido no acidente que vitimou um trabalhador, na manhã desta quarta-feira, em Arnoso Santa Eulália, foi suspensa. A informação foi comunicada através das redes sociais pela Junta de Freguesia de Nine, alertando a população para o facto da recolha não acontecer neste dia.

A autarquia aproveitou a comunicação para enviar as condolência à família enlutada.

 

Famalicão: Joane prepara homenagem a ex-combatentes

A Junta de Freguesia de Joane está a preparar uma cerimónia de homenagem a todos os joanenses que estiveram na Guerra Colonial, entre 1961 a 1974.

Esta iniciativa visa assinalar os 50 anos da Revolução de Abril, momento que terá lugar no dia 24 do próximo mês.

Para que a homenagem seja o mais abrangente possível, a autarquia local pede que o militar ou um familiar se dirija à sede da junta, até ao final deste mês, com documento comprovativo (cédula militar) e cartão do cidadão.

Famalicão: Funcionamento dos serviços municipais e Loja do Cidadão alterado durante a Páscoa

Em virtude do feriado de Sexta-Feira Santa e da tolerância de ponto concedida pelo presidente da autarquia para a segunda-feira de Páscoa, todos os serviços municipais, inclusive o Balcão Único de Atendimento, estarão encerrados nos dias 29 de março e 1 de abril.

Quanto à Loja do Cidadão estará aberta esta quinta-feira, dia 28 de março até às 13h00; na Sexta-Feira, dia 29 de março, estará encerrada; na segunda-feira, dia 1 de abril, os serviços permanecerão abertos no horário normal de funcionamento.

 

Famalicão: Pedro Burmester e Mário Lagina celebram a Liberdade na Casa das Artes

Na noite do dia 20 de abril, a partir das 21h30, o grande auditório da Casa das Artes recebe Pedro Burmester e Mário Laginha.

No ano em que se assinalam os 50 anos do 25 de Abril, Burmester e Laginha regressam aos palcos com canções de músicos portugueses de excelência como José Mário Branco, Sérgio Godinho, José Afonso, Fausto Bordalo Dias, bem como uma nova obra de Luís Tinoco. Os arranjos para dois pianos estão a cargo de Mário Laginha, Bernardo Sassetti e João Vasco.