Câmara de Famalicão aposta na igualdade e não discriminação

O Plano Municipal para a Igualdade e Não Discriminação (PMIND), que vai vigorar em Famalicão até 2025, foi aprovado a 24 de fevereiro em reunião de Câmara Municipal. O PMIND, que vai na segunda edição, visa a promoção da igualdade de género e de oportunidades e a consequente sensibilização para estas questões. O plano resulta de um diagnóstico elaborado no concelho com a participação e envolvimento de entidades locais que, em parceria com o Município, aceitaram o desafio de conceber uma estratégia comum em matéria da igualdade que será aplicada segundo um conjunto de três dezenas de medidas.

Entre as ações destacam-se a eliminação das barreiras arquitetónicas dos edifícios públicos, a adaptação de placas de informação para braile, a disponibilidade de atendimento em língua gestual, a criação do prémio «+ Igual», que vai distinguir projetos inovadores na área da promoção da igualdade, a criação de um banco de ajudas técnicas para os cidadãos portadores de deficiência e o desenvolvimento de campanhas de sensibilização para a temática.

Este projeto é promovido pela Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão, no âmbito da Tipologia Operações 1.06 – Apoio técnico à elaboração e monitorização da execução e avaliação dos planos para a igualdade do POISE – Programa Operacional Inclusão Social e Emprego, financiado pelo Fundo Social Europeu (FSE) e pelo Estado Português, sendo a CIG – Comissão para a Cidadania e Igualdade de Género, o organismo intermédio.

Famalicense prepara surpresa no encerramento da comemoração dos 30 anos de Carreira

Este domingo, dia 28 de abril, José Fernando Marques vai assinalar o término da comemoração dos 30 anos de Carreira com um evento ainda envolto em surpresa, pelas 18h45, na Praia das Caxinas, em Vila do Conde.

A principal atração será a pintura ao vivo, aliada a outras vertentes culturais como a música e a dança.

O artista plástico promete “uma obra inimaginável, adequada ao encerramento e à zona envolvente”.

Famalicão: Joane joga quinta-feira acesso às meias-finais da Taça AF Braga

Na tarde do feriado de 25 de abril, o GD Joane joga o acesso às meias-finais da Taça AF Braga. Às 16 horas, a equipa de Duarte Nuno joga no reduto do Torcatense, equipa que milita na divisão de honra, série B, ocupando o terceiro lugar, com 48 pontos.

Já os joanenses são líderes isolados da pró nacional, com 62 pontos.

Famalicão: Foi apanhado a conduzir sob o efeito do álcool… mas voltou a conduzir

A PSP deteve, na cidade de Famalicão, um condutor com 53 anos de idade, por desobediência qualificada. Momentos antes, o homem tinha sido notificado da inibição de condução por um período de 12 horas, a qual desrespeitou.

Aquando do teste de alcoolemia, acusou uma TAS 1,82 no sangue.

Foi notificado para comparecer no Tribunal Judicial de Vila Nova de Famalicão.

Famalicão: Detidos sem carta e a conduzir sob o efeito do álcool

Esta terça-feira, a PSP de Famalicão deteve um homem, de 40 anos, por condução automóvel sem qualquer documento que o habilitasse para o exercício da condução.

Outro condutor, de 53 anos, foi apanhado com taxa de alcoolemia superior à permitida por lei. Submetido ao teste acusou uma TAS 1,82 no sangue.

Famalicão: PSP apanha suspeito de furtos e comerciante que ficou com os bens no valor de 3 mil euros

psp agente transito policia radar operacao velocidade estrada

Na sequência de diversos furtos praticados na cidade de Vila Nova de Famalicão, em garagens e a residências, a PSP desenvolveu diligências que permitiram identificar o autor dos furtos, um homem 43 anos de idade, bem como o recetador, um cidadão com 42 anos de idade.

Depois, os policias realizaram uma busca domiciliária e outra a um estabelecimento comercial, tendo sido apreendidas diversas garrafas de bebidas, cujo valor ascende a 3.000 euros.

Os dois homens foram constituídos arguidos, estando sujeitos a termo de identidade e residência.

Famalicão: Incêndio ativo numa habitação em Lemenhe

Na manhã desta terça-feira, os Bombeiros Voluntários Famalicenses foram acionados pelo Comando Regional do Ave para o combate a um incêndio habitacional, na Rua Papa João Paulo II, em Lemenhe, Vila Nova de Famalicão.

O alerta foi dado por volta das 11h00 e no local estão 4 viaturas e 10 operacionais dos B.V. Famalicenses.

As causas do incêndio ainda não são conhecidas, mas fonte dos bombeiros assegura que não há registo de vítimas.