22 Comments
Deixe um comentário
Recorde de visitantes na Feira de Artesanato de Famalicão: Até este sábado 120 mil pessoas passaram pelo certame
A Feira de Artesanato e Gastronomia de Vila Nova de Famalicão, que termina este domingo, alcançou um novo recorde de visitantes. Até ao final do dia de sábado, mais de 120 mil pessoas já tinham passado pelo evento, de acordo com dados provisórios divulgados pelo vereador Pedro Oliveira.
Esta edição contou com várias novidades, incluindo um aumento no número de artesãos, uma programação mais diversificada e uma maior área para os concertos. As mudanças revelaram-se bem-sucedidas, contribuindo para o aumento de visitantes e garantindo um novo máximo de participação na história do certame, que se realiza na Praça Mouzinho de Albuquerque.
Av. Eng. Pinheiro Braga em obras: Alterações no trânsito e desvios até ao próximo domingo (dia 15)
A Câmara Municipal de Famalicão informa que, a partir desta segunda-feira, 9 de setembro, começa a fase final da pavimentação da Avenida Eng.º Pinheiro Braga. Os trabalhos decorrerão até domingo, 15 de setembro, entre a rotunda do Tribunal e a rotunda de acesso à Variante, com o objetivo de evitar perturbações na primeira semana de aulas.
As alterações ao trânsito serão realizadas em duas fases:
Primeira fase:
- Corte do trânsito no sentido Braga – Famalicão, entre a rotunda da Variante e a rotunda do Tribunal;
- Desvio pela Variante para acesso ao centro da cidade;
- O trânsito no sentido Famalicão – Braga manter-se-á normal.
Segunda fase:
- Corte no sentido Braga – Famalicão, entre a rotunda da Variante e a rotunda do Tribunal;
- Desvio pela Variante para acesso ao centro;
- O trânsito no sentido Famalicão – Braga será desviado em contramão na Av. Eng.º Pinheiro Braga;
- Acesso à Avenida pela Rua de Gavião Real será fechado a moradores.
Estas alterações têm como objetivo garantir a conclusão dos trabalhos de forma rápida e eficaz.
Famalicão: Uma vitória (Oliveirense) e uma derrota (Ninense) na Pró Nacional
A terceira jornada da Pró Nacional da AF Braga trouxe, este sábado, uma vitória para a Associação Desportiva Oliveirense e uma derrota para a Associação Desportiva Ninense.
Na tarde deste sábado, em Oliveira Santa Maria, a equipa da casa levou a melhor, por 1-0, sobre o Celeirós. Valeu o golo de João Rui, nos primeiros minutos da segunda parte.
Na primeira parte e apesar de períodos de muito equilíbrio, o maior ascendente esteve sempre nos pés dos oliveirenses, mas o intervalo chegou sem golos. Na segunda metade, os comandados de Bernardino Névoa conseguiram chegar ao golo, por João Rui, decorria o minuto 53, mas, depois, incapazes de fazer o segundo, sofreram na fase final do jogo para garantirem a primeira vitória.
A AD Ninense perdeu, por igual resultado, na deslocação ao SP d’ Arcos. A equipa de João Salgueiro “deu” meia parte de avanço aos locais e, depois, na segunda metade, apesar do maior pendor ofensivo, não foi capaz de entrar na discussão do resultado.
Cumpridas três jornadas, a Oliveirense soma 4 pontos e o Ninense tem 3.
A Ribeirão FC SAD, que ainda não realizou qualquer jogo, viu a partida com o Vieira adiada. A equipa de Vieira do Minho disputa este domingo a primeira eliminatória da Taça de Portugal.
Atleta famalicense Jorge Malheiro atinge 150 pódios
O atleta famalicense Jorge Malheiro alcançou um marco de relevo na sua carreira desportiva: 150 pódios. Este feito é resultado de anos de dedicação em diversas provas, incluindo duatlos, maratonas, provas de resistência de 3 horas, trails e competições em campeonatos regionais e nacionais.
Conquistar 150 pódios é um número notável e de difícil alcance para um único atleta, refletindo a consistência e talento de Jorge Malheiro ao longo dos anos.
O percurso desportivo deste atleta, que já foi distinguido pela autarquia como “Famalicense D’Ouro”, continua a inspirar tanto colegas como a comunidade local.
Junta condena falta de civismo na colocação do lixo: “Hoje Pedome acordou assim…”
A Junta de Freguesia de Pedome manifestou-se nas redes sociais devido ao estado preocupante em que a freguesia se encontra no que diz respeito ao despejo irregular de lixo. Numa publicação, a autarquia partilhou imagens de objetos abandonados junto a contentores de reciclagem, destacando a presença de móveis, eletrodomésticos, roupas e outros artigos de grandes dimensões, que deveriam ser encaminhados para locais apropriados.
Na publicação, a junta lamenta: “Hoje Pedome ‘acordou’ assim… mais uma vez, infelizmente…”. O post apela à população para colaborar, pedindo que quem tenha testemunhado algo contacte a Junta.
“São constantes este tipo de despejos junto aos eco pontos da nossa freguesia. Hoje o ‘alvo’ foi junto à escola, noutros dias são os demais eco pontos… Ajudem-nos a manter uma freguesia limpa”, lê-se na publicação.
A junta reforça a importância de uma maior consciencialização e colaboração da população para combater este problema.
Famalicão: Câmara Municipal esteve iluminada de vermelho, sabe porquê?
Na noite de ontem, o edifício da Câmara Municipal foi iluminado em tons de vermelho, numa ação simbólica para marcar o Dia Mundial de Consciencialização de Duchenne. Esta iniciativa foi promovida pela APN – Associação Portuguesa de Neuromusculares, com o objetivo de sensibilizar a população para a Distrofia Muscular de Duchenne (DMD).
A DMD é uma doença genética caracterizada pela degeneração e fraqueza muscular, provocada pela ausência de distrofina, uma proteína essencial para o correto funcionamento dos músculos. Trata-se de uma condição hereditária causada por mutações no gene DMD, localizado no cromossoma X, que afeta maioritariamente rapazes.
Não e justo fazer isso a outros espaços para isso tanto querem fazer d só fazem estragos nas zonas verdes querem carros electrics😡😡😡🤬🤬 querem tudo d de mais alguma coisa mas só fazem tufo errado
Será aqueles que falam têm algum terreno onde possam plantar árvores o fazem, ou já fizeram construções e tiveram que derrubar árvores? Falar dos outros é fácil, o cinismo está a ficar vulgar
Nojo.
Depois não se queixem que as chuvada levam tudo à frente depois quero ver de quem vai ser a culpa 😡
Sobre os paineis fotovoltaicas em vez de destruir o nosso ar puro das árvores e das culturas não seria melhor colucar em todos os telhados eu deixo colucar no meu assim tenho para sempre inergia e o resto vai para a rede ainda nenhum entendido na matéria pensou
Uma palavra ‘vergonha ” o que fizeram nessa zona🤬🤬😡😡
Estes é que são grandes penedos e com olhos,abateram árvores algumas centenárias,pondo em risco as espécies cinegéticas e autóctones desta referida área,pelo dinheiro tudo, tudo pelo dinheiro
Primeiro destrói o que desde da minha infância era para todos um grande espaço de visita. Falta alguém que veja para além da política e que goste de natureza.
Só duas palavras, Chega ? Vergonha.
isto de painéis solares é um suicídio á natureza.agora querem tapar os olhas aos famalicenses.
Isto é de rir, querem fazer o quê? Um ponto de observação de painéis solares? É vergonhosa a devastação feita desde a St. Catarina até Gemunde.
Se a câmara estivesse interessada a sério, não deixaria fazer o que estão a fazer nesse monte. Abateram sobreiros e nada fizeram, se fosse outro qualquer não podi construir pois tinha que manter o sobreiro no local. Uma vergonha. Mas continuem assim, o que interessa é dinheiro.👍
Vale tudo
Haja dinheiro caralho para gastar dinheiro do povo
Eles querem mandar em tudo podem tudo que festa
Meu Deus como é possivel ? Será que podem fazer tudo isso ?
Presidente da Câmara cínico!!!!!!!
Agora vai ao cimo do monte fazer cenas. Permitiu ele, ele e o seu mentor, Paulo Cunha, a devastação da flora, única, no local que agora diz querer defender.
Espero que a Associação Famalicão em Transição, não se deixe instrumentalizar por estes políticos cínicos.
Depois do atentado ambiental que foi feito 😡??? destruíram o pulmão do concelho, floresta de carvalhos e sobreiros agora quer reflorestar? só interesses 😡 tantas promessas só para protagonismo que saudades do monte do facho da minha infância 😓😓😓😓
Ana Silva até o Solar de Gemunde perdeu a sua mística, o património idificado só tem sentido quando o património paisagístico é preservardo, um autêntico atentado a todo o patrimônio da zona envolvente, é isto um Município que se gaba de ser zona empeendedora europeia!!??
A preocupação agora é transformar aquilo num “espaço de observação e contemplação da natureza” depois da desflorestação que foi feita em toda aquela zona???
Que ironia!! Diria, demagogia.
Para quem cresceu naquela zona, é só frustrante ver o que ali fizeram.
Se for como o projeto que a câmara municipal à tanto tempo anunciou para o monte do penedo da moura / castro de São Miguel o Anjo, mais depressa lá nascem duas ou três torres eólicas do que temos requalificação da referida zona.
Brincar com a brincadeira! Andaram a dizer que ouviram as associações, quando todos os Famalicenses sabem que foi necessário fazer uma petição para o assunto ir a AM. Quando foram alertados para ir ao terreno, não apareceram, agora é preciso fazer de conta que gostam de ambiente, enfim, cheira a fim de ciclo eleitoral.