Câmara Municipal da Trofa disponibiliza serviço de apoio à eficiência energética

A Câmara Municipal da Trofa disponibiliza, desde o início do mês de julho, um serviço de apoio à eficiência energética. Chama-se Trofa Energy Hub e está disponível no Atendimento Municipal e nos Espaços Cidadão e em http://trofaenergyhub.mun-trofa.pt/.

É um espaço de aconselhamento e apoio ao cidadão na área de eficiência energética e energias renováveis, com o objetivo de ajudar os trofenses a melhorar o conforto térmico nas suas casas e mitigar pobreza energética no território. Pretende ajudar principalmente ao nível de isolamento da envolvente, melhoria da eficiência de vãos envidraçados, substituição de equipamentos de climatização e outros por equipamentos mais eficientes, e substituição de iluminação por LED.

 

Deixe um comentário

Gerês passa a cobrar taxa turística de 1 euro

A partir de hoje, sexta-feira, 13 de junho, quem pernoitar no Gerês terá de pagar uma taxa turística de 1 euro por noite. A medida aplica-se anualmente entre 1 de maio e 31 de outubro.

O objetivo é apoiar o investimento necessário para manter o Gerês como um destino de qualidade, nomeadamente através da melhoria dos espaços públicos, reforço da limpeza, segurança, animação e promoção turística. A autarquia sublinha a necessidade de garantir um turismo sustentável numa zona que recebe cada vez mais visitantes durante o verão.

Manuel Machado vai demitir-se da presidência da AF Braga

Manuel Machado vai demitir-se do cargo de presidente da Associação de Futebol de Braga. A tomada de decisão será comunicada esta quinta-feira, no decurso de uma reunião extraordinária, revela o Diário do Minho.

A demissão do dirigente, reeleito em 2024 para um novo mandato, abrirá portas e um novo processo eleitoral e para o qual se perfila Miguel Azevedo, atual vice-presidente. Para o Conselho de Arbitragem o nome mais forte é o de Joel Vale, atual presidenta da Associação de Árbitros de Futebol de Braga.

A decisão de Manuel Machado acontece dias depois da demissão do Conselho de Arbitragem, por divergências «quanto ao modelo de gestão, organização e de recursos da arbitragem».

Foto: AF Braga

Grupo armado invade de madrugada casa de idosos em Guardizela para roubar ouro e dinheiro

Um casal de idosos, com idades entre os 79 e os 85 anos, foi vítima de um assalto violento em casa, na freguesia Guardizela, Guimarães, na madrugada desta terça-feira, 10 de junho. O crime ocorreu por volta das 03h00, enquanto o casal descansava.

Os assaltantes, três encapuzados, que atuaram com um arma de fogo, conseguiram fugir com ouro e dinheiro.

As autoridades já está a investigar o caso. Existe a possibilidade do grupo responsável por este crime esteja também ligado a outros roubos ocorridos na última semana em Famalicão, com características semelhantes que apontam para a atuação da mesma quadrilha.

Tertúlia do ciclo dedicado a Camilo Castelo Branco no Bom Jesus de Braga

A Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte promove, esta quinta-feira, a segunda tertúlia do ciclo dedicado a Camilo Castelo Branco. A iniciativa decorre a partir das 21 horas, no Bom Jesus do Monte – Hotel do Parque, na cidade de Braga.

Com o tema “Morte/Ressurreição”, o encontro propõe uma reflexão profunda sobre as inquietações existenciais, morais e espirituais que atravessam a obra camiliana. O Arcebispo de Braga, D. José Cordeiro, e o professor João Paulo Braga, com moderação de Maria João Padrão, são os protagonistas desta tertúlia.

Com curadoria de Jorge Sobrado, a iniciativa faz parte da programação “Camilo 200 a Norte”, relativa às comemorações do bicentenário do nascimento do escritor que escreveu a maior parte da sua obra em Seide S. Miguel, concelho de VN Famalicão.

A entrada é gratuita, mas de inscrição obrigatória através do link https://forms.office.com/e/x2RsrEDRZy

 

Trovoada e granizo colocam região sob aviso laranja: Possibilidade de “tempo severo” esta terça-feira

A região do Minho deverá enfrentar mau tempo nas próximas horas. O IPMA emitiu aviso laranja para os distritos de Braga e Viana do Castelo, válido entre as 18h de terça-feira e as 3h de quarta.

São esperados aguaceiros fortes, trovoada, queda de granizo e vento com rajadas.

Para o mesmo período, também está em vigor um aviso amarelo, devido à intensidade da chuva e à possibilidade de granizo.

O aviso laranja indica risco moderado a elevado, enquanto o amarelo aponta perigo para atividades mais sensíveis ao estado do tempo.

Famalicão: Boletim Municipal mostra investimento no concelho

A nova edição do Boletim Municipal já começou a ser distribuída. Ao longo de 72 páginas, o município mostra um conjunto de investimentos que estão a acontecer no concelho, da saúde, à educação, vias, parques verdes e outros. Mostra o investimento de 13 milhões direcionados para os centros de saúde; o arranque da Mobiave; os fogos habitacionais em construção para arrendamento acessível; a residência de estudantes que está quase pronta, etc.

«Ao longo dos últimos anos, o executivo municipal que lidero tem trabalhado diariamente para trazer ainda mais qualidade de vida para Vila Nova de Famalicão. Move-nos o propósito de deixar os famalicenses orgulhosos da terra que os viu nascer e acolhe, mas sobretudo felizes por aqui viverem, trabalharem e estudarem. Felizes por saberem que Famalicão lhes renova, a cada passo, a vontade de aqui estar, mas também a certeza de que este é “O Lugar” certo para estabelecerem a sua vida pessoal e profissional», escreve o edil na mensagem de abertura do novo Boletim Municipal. «É esta a razão que nos move e que nos faz erguer, com esforço, dedicação e visão, os pilares do nosso futuro», acrescenta.

Mário Passos destaca o investimento nas freguesias. Recorda que desde 2022 «somam-se já mais de 50 milhões de euros direcionados para o desenvolvimento das freguesias famalicenses para a construção de novos espaços comunitários, novos parques verdes, para a conclusão da rede de água e para o aumento da cobertura da rede de saneamento, para estradas mais seguras e com melhores condições quer para automobilistas, quer para peões, entre outros», menciona.

«Não é por acaso que Vila Nova de Famalicão é considerado um dos concelhos mais vibrantes do país. E este novo número do Boletim Municipal mostra-nos precisamente que um presente e um futuro sólidos não nascem do acaso. Projetam-se e constroem-se diária e coletivamente», escreve ainda Mário Passos.

A nova edição da publicação municipal pode ser também consultada online em www.famalicao.pt/boletins-municipais.