Câmara Municipal da Trofa retoma em julho as Colónias Balneares Seniores

No verão, o município da Trofa retoma as colónias balneares para os seniores, na Praia do Leixão, Póvoa do Varzim. Os interessados devem inscrever-se entre 4 e 22 de abril.

Depois de dois anos sem se realizarem, devido à pandemia, regressam no período de julho, com datas para a 1ª quinzena (04 a 15 de julho) e para a 2ª quinzena (18 a 29 de julho), entre as 08h00 e as 13h00

Para o presidente da Câmara Municipal, Sérgio Humberto, esta é uma iniciativa muito importante para os munícipes trofenses. «É com muita satisfação que podemos voltar a anunciar a realização das Colónias Balneares Seniores, que todos os anos levam centenas de Trofenses à praia, em comunidade, mas que significam muito mais do que isso: um momento de convívio, de liberdade, de atividades e em muitos casos dos únicos momentos do ano sem solidão e fora da terra. Ao longo deste período de pandemia foram muitas as vezes que os nossos seniores me demonstraram a vontade de voltar a participar nesta atividade», destaca.

Os interessados podem inscrever-se entre 4 e 22 de abril, nas juntas de freguesia e na Divisão de Ação Social da Câmara Municipal, localizada no Fórum Trofa XXI. O pagamento da totalidade da comparticipação tem de ser feito no ato da inscrição.

A autarquia assegura o transporte, o seguro de atividade, barracas e atividades lúdico-desportivas.

 

CD Trofense elege novos órgãos sociais

A Comissão Administrativa do Clube Desportivo Trofense convoca os sócios para uma Assembleia Geral Ordinária, que terá lugar esta quarta-feira, 7 de dezembro, pelas 20:30h, na Junta de Freguesia de Bougado (São Martinho e Santiago), polo de S. Martinho.

Da ordem de trabalhos consta a eleição dos órgãos sociais para o biénio 2022/2024, ato que decorre até às 22 horas; segue-se a tomada de posse e, por último, a discussão de outros assuntos de interesse para o clube.

Só será permitida a participação de sócios do clube com as quotas em dia (inclusive a quota de dezembro de 2022); só poderão votar os sócios de idade igual ou superior a 15 anos e que tenham completado, pelo menos, três meses de associado.

Os Meninos Cantores da Trofa apresentam «Cantata de Pedra»

Depois do sucesso na Fundação José Saramago – Casa dos Bicos, em Lisboa e na Antiga Estação, na Alameda da Estação, chegou a vez da Casa da Cultura receber a interpretação dos Meninos Cantores do Município da Trofa, da «Cantata de Pedra», a partir do livro “José, Será Mago?”, com texto e música de Mário João Alves. O espetáculo decorre este domingo, às 11 horas.

O coro dos Meninos Cantores do Município da Trofa, fundado a 1 de outubro de 1999, foi o primeiro projeto avançado pelo pelouro da Cultura da Câmara Municipal da Trofa. O coro é formado por cerca de 40 elementos e é dirigido desde a sua fundação pela maestrina Antónia Maria Serra.

«Falar nos Meninos Cantores do Município da Trofa é falar, inevitavelmente, em magia. As atuações dos nossos meninos são um orgulho não só para a autarquia, não só para o concelho, mas para o nosso país. O resultado de qualquer atuação é sempre algo brilhante», refere Renato Pinto Ribeiro, vereador da Cultura da Câmara Municipal da Trofa.

Famalicão: Árvore de Natal da Praça foi enfeitada pelos seniores

A Árvore de Natal da Praça-Mercado Municipal de Famalicão está enfeitada com recurso a trabalhos manuais de seniores associados ao projeto “Faz-Refaz” e às Academias Sénior.

É uma árvore muito especial, por ser carregada de afeto de dezenas de seniores.

Os trabalhos consistem essencialmente em botas de Natal, elaboradas com recurso ao reaproveitamento de materiais.

A árvore foi montada na segunda-feira, dia 28 de novembro, e contou com a presença do presidente da Câmara Municipal, Mário Passos, que se associou a uma tarde de convívio entre a comunidade sénior. O momento foi animado pela ARRA – Associação Reformados de Riba de Ave, pela Tuna Novo Rumo – Associação de Professores de V. N. de Famalicão e pelos alunos do curso de Desporto e Geriatria da Didáxis – Cooperativa de Ensino de Riba de Ave.

Refira-se que o projeto ‘Faz – Refaz’ e o programa de dinamização de Academias Seniores em Famalicão visam a melhoria da qualidade de vida da população sénior famalicense, através de práticas de aprendizagem e de sociabilização.

 

Câmara da Trofa desafia: “Neste Natal seja tradicional, compre local”

Para promover os estabelecimentos comerciais da Trofa, a Câmara Municipal local lança a campanha “Neste Natal, seja tradicional! Compre Local.”

A iniciativa, integrada no Mercado de Natal, tem por objetivo fomentar, promover e dinamizar o comércio do concelho e fidelizar o público, estimulando hábitos de consumo locais.

Aberta a todos os estabelecimentos comerciais, a Câmara Municipal da Trofa oferece sacos alusivos à época natalícia para promoção do comércio local.

Os interessados podem levantar os sacos de Natal, a partir do dia 5 de dezembro, na Antiga Estação da Trofa, nos Paços do Concelho, no Polo do Coronado da Câmara Municipal da Trofa (segunda a sexta-feira das 9h00 às 13h00 e das 14h00 às 17h00) e na Casa da Cultura da Trofa (segunda a sexta-feira das 9h00 às 17h00 e aos sábados das 13h00 às 18h00).

Mais informações no site Institucional da Câmara Municipal da Trofa.

 

Famalicão, O Lugar de Natal recebe mais uma edição da S. Silvestre

A São Silvestre de Famalicão, a terceira mais participada do país, decorre na noite do dia 23 de dezembro, tendo como cenário um circuito citadino embelezado pela iluminação de Natal

A prova, organizada pelo Eugénios HC e pelo Núcleo de Famalicão do CNE, tem o apoio da Câmara Municipal de Famalicão e da Associação de Atletismo de Braga, sai para a estrada às 21h30, junto aos jardins dos Paços do Concelho, na Rua AdrianoPinto Basto.

À semelhança das edições anteriores, a prova contempla uma de 10 kms, para atletas federados e não federados nascidos em 2004 e anteriores e uma caminhada de 4 kms, aberta a todas as classes etárias e sem fins competitivos.

Mais informações e inscrições aqui

Famalicão: Árvore de Natal da Praça-Mercado será enfeitada com centenas de botas

O espírito natalício já chegou à Praça-Mercado Municipal. No local há uma árvore de Natal que será enfeitada com centenas de botas de Natal, feitas pelos seniores da CSIF Castelões, no âmbito dos projetos municipais FazRefaz e Academias Sénior.
A iniciativa aporta uma vertente ambiental, dado que as botas são feitas, para além do muito afeto, com o recurso ao reaproveitamento de materiais.
A Árvore vai-se fazendo e embelezando e ficará na Praça-Mercado até janeiro.