Carolina Deslandes, Bárbara Bandeira e Syro no Festival Belive Trofa

O BeLive Trofa 2022 está a chegar. Este festival, totalmente gratuito, organizado pela Câmara Municipal da Trofa, decorre de 21 a 23 de julho de 2022, no Mercado/Feira, contando com a presença de bares e atuações de DJ´s todas as noites além do cartaz jovem que vai levar ao palco principal Carolina Deslandes, Syro, DOMI, Claúdia Pascoal e Bárbara Bandeira

O BeLive contará com zona de bares e espaço street food, sem esquecer a presença de alguns movimentos associativos concelhios.

A edição deste ano apresenta muitas novidades, tal como assinala o presidente da Câmara Municipal, Sérgio Humberto. «Todas avaliadas para consolidar a projeção como um Festival regional, que chama trofenses e visitantes, e que marca o calendário musical nacional, figurando como um destino turístico e como um dinamizador da economia local». Além da vertente musical, o BeLive «promove e apoia também o associativismo trofense, dando a conhecer o que é nosso, assumindo-se a cada edição, como um ponto de encontro de famílias e de amigos, que procuram o nosso Festival para assistir a excelentes concertos, para conviver e para dançar, ao final da noite», refere, ainda, o autarca local.

O festival BeLive Trofa 2022 traz como novidades a mudança de datas e a nova localização com novo recinto, no Mercado Feira. Um espaço fora de zonas residenciais e com áreas de estacionamento geridas por associações locais, que vão apoiar os parques com o objetivo de angariação de fundos, neste caso a Escolinha de Rugby da Trofa e o Clube Desportivo Trofense (formação). Por outro lado, a configuração do espaço vai proporcionar aos festivaleiros melhores condições de conforto e de segurança.

A 21 de julho, primeiro dia do festival, os concertos arrancam às 21h30 com a Banda Quazztrio, e pelas 22h30, sobe ao placo Carolina Deslandes. AA noite termina com atuação dos DJ Los Bravos. No dia 22, o primeiro concerto decorre pelas 22h30, subindo ao palco Claúdia Pascoal; às 23h00 atua Syro e Iven R, será o DJ de serviço pela noite dentro. No terceiro dia do festival, o mais proeminente rapper português, Domi, atua às 22h30; Bárbara Bandeira às 23 horas 23h00 e um dos mais conhecidos DJ´s português, Pedro Cazanova, marcará o ritmo da noite.

 

Vários detidos por condução ilegal e sob o efeito do álcool

Este domingo, na cidade de Vila Nova de Famalicão, a PSP deteve um jovem, de 26 anos, por condução ilegal. A detenção decorreu no âmbito de uma fiscalização rodoviária, com o jovem a não apresentar qualquer documento que o habilitasse para a condução.

Ainda durante o fim de semana, nas cidades de Guimarães, Vila Nova de Famalicão e Braga, foram detidas quatro pessoas, com idades compreendidas entre os 29 e 60 anos, por condução automóvel com taxa de alcoolemia superior à permitida por lei. Submetidas aos respetivos testes, acusaram entre 1,20 e 1,96 g/l no sangue.

Famalicão: Despiste provoca um ferido na A3

Na tarde desta quarta-feira, pelas 15h52m, o despiste de um veículo ligeiro, na Auto Estrada 3, freguesia de Oliveira (São Pedro), concelho de Braga, provocou um ferido e danos consideráveis na viatura.
O ferido, considerado ligeiro, foi transportado para o Hospital de Braga pelos BV Famalicenses que mobilizaram para o local dois veículos e oito voluntários.
Foto: BV Famalicenses

Famalicão: Câmara da Trofa homenageia campeões na V Gala do Desporto

A Câmara Municipal da Trofa homenageia todos os campeões desportivos do concelho da Trofa, naquela que será a V Gala de Desporto. Está marcada para o dia 1 de outubro, pelas 21 horas, no pavilhão da Escola Secundária da Trofa.

O objetivo passa por premiar todos aqueles e aquelas que tiveram um papel preponderante no desenvolvimento do Desporto no Concelho da Trofa nas últimas 3 épocas, 2019/2020, 2020/2021 e 2021/2022, uma vez que nos últimos dois anos não houve gala, devido à pandemia.

Entre as categorias a concurso destaque para a entrega do Prémio Carreira, um troféu que assinala e destaca uma personalidade como uma referência na prossecução da excelência desportiva e um modelo para os mais novos.

Segundo Sérgio Humberto, presidente da Câmara Municipal da Trofa, este será um «um momento de convívio e de reconhecimento da comunidade desportiva do Concelho, que sirva também de estímulo para que cada vez mais jovens pratiquem desporto na Trofa, nas mais diversas modalidades».

O evento será, ainda, pautado por diversos momentos musicais com a participação de artistas locais e inúmeros convidados.

Esponja mágica da Mercadona surpreende pela sua versatilidade

A Mercadona introduziu no seu sortido a Esponja Mágica da marca própria, Bosque Verde, que surpreendeu os seus clientes pela sua versatilidade de uso. Trata-se de um produto que está disponível nas mais de 1.600 lojas da Mercadona, em Espanha e Portugal, e que surpreende pela sua eficácia na eliminação de marcas e nódoas de sujidade em diversas superfícies, como portas, paredes, rodapés, chão, material desportivo, entre outros.

A esponja apresenta diversas soluções de limpeza e não danifica os tecidos nem as superfícies sendo, também, eficaz nas juntas dos azulejos, nas mochilas com marcas de lápis de carvão, canetas, ou lápis de cera, nas cadeiras com manchas difíceis e até nos sofás da sala com nódoas.

Trata-se de uma esponja com duas faces: uma branca, que serve para eliminar as manchas mais difíceis, e uma vermelha, que serve para absorver possíveis resíduos de sujidade. E é muito fácil de usar pois basta humedecer a parte branca com bastante água e depois escorrer para começar a limpar. Cada embalagem contém três esponjas que podem ser utilizadas até que se gaste completamente a parte branca.

pub

 

Famalicão celebra o Dia Mundial da Música

O Dia Mundial da Música é assinalado em Vila Nova de Famalicão, nos dias 1 e 2 de outubro, com três espetáculos, na Casa das Artes e no Teatro Narciso Ferreira (TNF).

As comemorações abrem no sábado, dia 1 de outubro, às 21h30, no grande auditório da Casa das Artes de Famalicão, com a miniópera Domitila, num ato, de João Guilherme Ripper (música e libreto), baseada nas cartas de D. Pedro I e da Marquesa de Santos.

Durante, cerca de uma hora, a soprano Sara Braga Simões, acompanha por Ricardo Alves (clarinete), Burak Ozkan (violoncelo) e Christina Margotto (piano), vai dar corpo à encenação concebida por Pedro Ribeiro. Produção Mestres Viajantes e coprodução Casa das Artes.

No mesmo dia 1 de outubro, às 21h30, no TNF, em Riba de Ave, é apresentado o Duo Arsis, um dueto de guitarras fundado em dezembro de 2016, composto por Nuno Jesus (Portalegre) e João Robim (Famalicão), que começou na Universidade de Évora. Do programa consta a interpretação de peças de T. Hamasyan, J. S. Bach, T. Quintas; C. Debussy, M. Castelnuovo-Tedesco e F. Chopin.

Entrada neste espetáculo é livre até à lotação da sala, com levantamento prévio de bilhete, na bilheteira do TNF, uma hora e meia antes do início do espetáculo.

No dia 2, domingo, às 11h30, as comemorações prosseguem na Casa das Artes com concertos para as Famílias 2022, no 5.º Ciclo de Concertos Promenade. O espetáculo incide sobre a temática: A Dança na Música Portuguesa, com a ARTEAM – Escola Profissional Artística do Alto Minho (Viana do Castelo).

Os Concertos para as Famílias 2022, adotam o formato dos Concertos Promenade, de maio a dezembro, aos domingos de manhã, em que a grande música, tocada pelas Orquestras das Escolas Profissionais, e explicada com interação multimédia, é usufruída por todas as idades num ambiente descontraído e de grande qualidade artística.

Famalicão: Já há programa para mais um Festival Teatro Construção

A ATC já tem definido o programa do trigésimo quinto Festival Teatro Construção. De 8 a 30 de outubro, o Centro Cultural de Joane vai receber vários espetáculos, sendo que a abertura, às 21h30 é pelo Chapitô (Lisboa), com “Antígona 3 por 3.5”. No dia seguinte, às 17h30, pela portuense Historioscópios pode ver “A Caixa dos Nove Lados”.

Depois, e até 30 de outubro, o programa é o seguinte:

15 de outubro, 21.30, Curiosidade dos Anjos – Bruxa Teatro (Évora)

16 de outubro, 17.30h, Mãos de Sal – Mandrágora (Espinho)

22 de outubro, 21.30, Primavera – Fértil Cultural (Vila Nova de Famalicão)

23 de outubro, 17.30h, Germinação – Teatro de Montemuro (Castro Daire)

29 de outubro, 21.30, A Visita – Teatro Invisível (Lisboa)

30 de outubro, 17.30h, Lobo Mau – Red Cloud (Aveiro)

O festival também contempla oficinas. No dia 9 de outubro, às 10 horas, Histórias de pais e filhos; na tarde, 15 horas, do dia 19, Dramatização de histórias infantis para profissionais; e, por último, às 10 horas do dia 23 de outubro, há uma oficina Do Pé pra Mão.