O Quadrilátero Urbano, associação de municípios que agrega Barcelos, Braga, Guimarães e Vila Nova de Famalicão passa a designar-se Pentágono Urbano com a integração de Viana do Castelo.
A assinatura do protocolo de adesão aconteceu esta segunda-feira, na Comunidade Intermunicipal do Cávado. No ato estiveram presentes os presidentes das câmaras fundadoras do Quadrilátero Urbano, uma rede estratégica formada em 2008.
Com esta adesão, Viana do Castelo passa a beneficiar de novas oportunidades de financiamento e acesso a projetos conjuntos nas áreas da mobilidade sustentável, inovação empresarial, cultura e turismo. Por outro lado, o município vianense é mais um a contribuir para o reforço da coesão territorial a vários níveis. Talvez por isso, o presidente da Câmara Municipal de Famalicão, Mário Passos, considerou que esta adesão vem reforçar a discussão sobre a criação «de um novo modelo de desenvolvimento territorial, nomeadamente com a eventual criação da Área Metropolitana do Minho».
O presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo, Luís Nobre, considera que a adesão a esta associação de municípios «é um momento histórico» e «uma oportunidade para o desenvolvimento do território». A integração na rede permite, a seu ver, «o desenvolvimento de projetos inovadores nas áreas da mobilidade, cultura, inovação empresarial e cooperação internacional, reforçando, ainda mais, o compromisso com o desenvolvimento sustentável e a competitividade regional».
A adesão de Viana do Castelo «é um sinal de que estamos a construir uma rede de municípios cada vez mais forte e integrada», da qual fazem parte cinco dos 20 concelhos mais exportadores, «que representam cerca de 10% das exportações nacionais e 25% das exportações do Norte de Portugal. São territórios que têm demonstrado grande pujança em vários setores de vanguarda tecnológica e de inovação», afirmou Ricardo Rio, que preside ao agora designado Pentágono Urbano.
Para o autarca de Braga, a entrada de Viana do Castelo «representa um marco importante para a região, constituindo-se como uma mais-valia para o desenvolvimento sustentável e para a internacionalização da rede, que se torna ainda mais robusta e capaz de enfrentar os desafios do futuro».
Os responsáveis do agora Pentágono Urbano apontam a Viana do Castelo uma localização geoestratégica e forte ligação à Galiza e ao resto da Europa, sendo uma porta de entrada fundamental para a internacionalização da região. Acresce a economia, com setores tão variados como a indústria naval, energias renováveis, turismo e têxtil.
Para o presidente da Câmara de Famalicão, Mário Passos, a integração de Viana do Castelo «vem fortalecer o Quadrilátero, agora Pentágono Urbano, e é mais um reconhecimento do potencial instalado nestes territórios que muito têm contribuído para o crescimento da região Norte e do país».
O edil famalicense, também presente na cerimónia de adesão, reforça a ideia «de que o futuro destes territórios deverá passar por uma maior articulação de respostas e políticas, dando força à discussão levantada recentemente sobre a criação de um novo modelo de desenvolvimento territorial, nomeadamente com a eventual criação da Área Metropolitana do Minho.
»Dou, por isso, mais uma vez, as boas-vindas ao município de Viana do Castelo, cuja chegada potencia, ainda mais, a visibilidade e o reconhecimento que estes municípios merecem.
Maria Morais ó sua estúpida falei na sua mãe? A minha já faleceu sua ordinária
Gracinda Ferreira é mesmo arruaçeira há gente de tão baixo nivél otária é quem pa..u
Maria Morais e você otaria credo k não lhe pedi opinião , comentou a outros? Não então vá fazer algo útil , assim que eu queira sua opinião eu chama-a . Feio meter na conversa sem conhecer as razões de causa . Continuação de bom dia.
Gracinda Ferreira Deve ser maluca ,para um comentário destes😁😁😁
Susana Silva secalhar era vc, e pelas suas fotos mais reles fiquei
Susana Silva e o seu também talvez mais cedo que o meu ,e não seja estúpida não meta Deus no meio disto .
Gracinda Ferreira Deus não dorme.O seu dia vai chegar.
Susana Silva obrigada também o seu , embora eu não lhe pedi opinião mas continuação de boa noite. 😉
Gracinda Ferreira comentário ridículo 😡
Claro k foi furto o dono é que ainda estava a dormir e não deu por ela, vai saber pk a policia vai lá avisar, mas com um testezinho ainda havia de acusar algo pouco mas notava algo
Está a cagar
Tudo que acontece não é só aos outros !!
E com o travao de mao atividado 😂😂😂
Que tristeza de comentários e se fosse um familiar vosso ninguém gosta
Não façam pouco do vizinho que seu mal vem a caminho
Mais um caso de polícia a investigar.
Comentários desnecessários
Se fosse o carro de um de vocês não faziam esse tipo de comentário
Parece ver-se alguém ao fundo com as calças na mão
Estava com sede foi beber, água ao rio…
Foi dar vanho ao cão