Casa da Memória Viva avança com alfarrabista social e sonha com uma sede

A Associação Casa da Memória Viva tem vários desejos para 2020, um dos quais uma sede própria, instalada num edifício também ele emblemático do ponto de vista histórico. Apesar de ter apenas um ano de existência, a associação conta já com várias atividades de preservação da identidade coletiva, um dos seus principais objetivos. Mas também se importa com a memória individual, como as doenças neurodegenerativas.

Para realizar as atividades a que se propõem e para guardar o espólio que vai recebendo, uma sede torna-se um imperativo. Por razões de proximidade e comunicação com as pessoas, preferem uma casa no centro da cidade. Já fizeram uma pesquisa de mercado e notaram a existência de vários prédios devolutos que servem na perfeição as suas pretensões. Carlos Sousa, o presidente, admite que ainda não convenceram qualquer proprietário e, por isso, apelam à consciencialização das pessoas.

Outro dos grandes objetivos para 2020 é o lançamento do projeto Alfarrabista Social. Quem tiver livros, gravuras, fotografias, objetos de adorno, vestuário, calçado e outras peças antigas que já não usa mas que possam ter interesse histórico e social pode entregá-las à Associação. Quem dirige a Casa da Memória Viva compromete-se a guardá-las, a preservá-las e a mostrá-las à comunidade.

Aliás, a direção da Associação pretende decorar a sede com todo o tipo de peças antigas, mas não só. Mostrar à comunidade a história famalicense é preservá-la, conta António Peixoto, tesoureiro da Associação. Já foi tornado público, que a família da Cegonheira doou a sua marca industrial à Casa da Memória Viva e António Peixoto conta que há outros espólios industriais e comerciais que a associação pode receber e tratar para contar como foi.

Numa outra perspetiva, mas também relacionada com a memória individual, a Associação tem o propósito de sensibilizar para as doenças neurodegenerativas. Já desenvolveu algumas atividades nesse sentido, nomeadamente caminhadas e colóquios. Além de esclarecer e sensibilizar, têm o objetivo de ajudar os cuidadores dos doentes com essas problemáticas.

Famalicão vence Boavista e FamaBoys festejam na rua (1 – 2)

O Futebol Clube de Famalicão venceu, este domingo, no Bessa, o Boavista, por 1 – 2, em partida da 25ª jornada da Liga Portugal Bwin.

Todos os golos do encontro surgiram na segunda parte, com o primeiro a ser apontado Iván Jaime.

Dobre marcou o segundo três minutos depois.

O adversário pontuou através de um autogolo.

Com este resultado o Futebol Clube de Famalicão soma mais três pontos e chega aos 33, ocupando a 9º posição da tabela classificativa.

A partida fica marcada pelo facto dos Fama Boys não terem marcado presença no recinto desportivo. Nas redes sociais surgiram vários relatos a explicar que o mesmo se deveu ao fato do grupo ter sido, alegadamente, barrado pelas autoridades na sequência de um processo de identificação à porta do estádio.

 

Famalicão perde com o último classificado

A jornada 16 do campeonato nacional feminino reservou uma enorme surpresa. O FC Famalicão, quinto da classificação, foi derrotado, 1-0, pelo último, o Amora.

Uma derrota inglória para as famalicenses que desperdiçaram várias oportunidades e, no último lance do encontro, sofreram um golo. Iris Ferreira foi, assim, a heroína do Amora.

Cumprida a jornada 16, a equipa de Marco Ramos continua em quinto lugar, com 28 pontos.

Famalicão: Paróquia de Santa Eulália oferece pequeno almoço

A paróquia de Arnoso Santa Eulália, através do grupo de catequese, comemorou o Dia do Pai.

A data foi assinalada com a oferta do pequeno-almoço no final da eucaristia deste domingo, celebrada pelo pároco Vítor Sá.

Foi um momento de salutar partilha e de convívio entre toda a comunidade paroquial.

Famalicão: Morreu este fim de semana aos 102 anos uma das mulheres mais velhas do concelho

Morreu este fim de semana Laura Ramos dos Santos, uma das mulheres mais velhas de Vila Nova de Famalicão.

A sénior nasceu na Póvoa de Varzim mas veio viver para a freguesia de Brufe, em Vila Nova de Famalicão. Durante a vida ativa foi peixeira de profissão e era apelidada de Laura Poveira, dada a ligação familiar que mantinha com a Póvoa de Varzim e o negócio do peixe.

Laura Ramos dos Santos era utente do Centro Social Paroquial de Brufe e faleceu este fim de semana, devido a complicações de saúde, aos 102 anos de idade.

As cerimónias fúnebres vão acontecer esta segunda-feira pelas 15h00, com a eucaristia de corpo presente na Igreja Paroquial de Brufe. O corpo vai ficar em câmara-ardente, a partir das 14:00 horas.

Aviso: Corte de água em Antas, Abade de Vermoim, Requião e Esmeriz

A Câmara Municipal de Famalicão informa que, na tarde desta segunda-feira, poderá haver falhas no abastecimento de água da rede publica, na sequência de uma intervenção de manutenção, na Rua Fernando Mesquita, em Antas.

Os trabalhos deverão afetar as freguesias de Antas, Abade de Vermoim, Requião e Esmeriz, no horário entre as 14h e as 18h.

Famalicão: Jovem de 20 anos ferida em despiste automóvel na freguesia de Requião

Uma jovem de 20 anos ficou ferida, na manhã deste domingo, na sequência do despiste da viatura onde seguia, na freguesia de Requião, em Vila Nova de Famalicão.

Ao que a Cidade Hoje conseguiu apurar, o sinistro deu-se por volta das 08h20, nas proximidades do cemitério daquela freguesia.

Para o socorro da vítima foram acionados os Bombeiros Voluntários Famalicenses que a transportaram para uma unidade hospitalar.