Casal português emigrado em França morre em incêndio

Um casal de portugueses emigrado na França morreu, esta sexta-feira, na moradia onde residiam, em Villerupt.

O fogo deflagrou durante a madrugada da última sexta feira e vitimou Filipe Antunes, de 33 anos, com família na Póvoa de Lanhoso, e a sua companheira, Ângela Silva, de 45 anos, natural de Faro, no Algarve.

Não são conhecidas as causas que originaram a tragédia.

Fonte: O Minho

Diretor Desportivo do F.C.Famalicão Feminino alvo de denúncias por assédio sexual

Samuel Costa, diretor desportivo da equipa feminina do Futebol Clube de Famalicão, também foi alvo de denuncias por assédio sexual, a informação é avançada pelo Sindicado dos Jogadores.

De acordo com aquela organização, Samuel Costa terá sido denunciado pelo mesmo grupo de jogadoras que acusaram Miguel Afonso, relatando situações que ocorreram na época desportiva 2020/2021, quando representava outros clubes que não o Futebol Clube de Famalicão.

Em declarações à SIC Notícias, Samuel Costa negou todas as acusações. O sindicado que representa as atletas adianta que o processo já está a ser investigado pelas autoridades, afirmando estar disponível para lhes dar todo o apoio possível, nomeadamente ao nível psicológico e jurídico.

 

Mário Jorge Machado reeleito presidente da ATP

Mário Jorge Machado foi reeleito presidente da direção da Associação Têxtil e Vestuário de Portugal (ATP), mandato de 2022/2024. O administrador da Estamparia Adalberto liderava uma lista única, com António Falcão como presidente da Assembleia Geral, em representação da Têxtil António Falcão, e Ana Júlio Furtado, como presidente do Conselho Fiscal, em representação da A. Sampaio & Filhos.

O mote da candidatura era “Reinventar o setor, construir um futuro sustentável”. Em alguns pontos, Jorge Machado promete lutar em defesa dos interesses do setor e das suas empresas, particularmente na melhoria das suas condições de competitividade; quer prosseguir com o esforço de dar visibilidade à fileira têxtil e da moda portuguesa, no país e no exterior; pretende reforçar a proximidade da Associação aos associados; defende a contratação coletiva com o objetivo de assegurar a paz social e o desenvolvimento sustentado.

Mário Jorge Machado mostra-se, ainda, empenhado em «desenvolver os projetos que possibilitem a realização da missão e objetivos consignados à ATP, particularmente aqueles que terão de estar alinhados com a estratégia da União Europeia, em que prevalecerão as iniciativas destinadas à descarbonização e transição energética, à sustentabilidade e circularidade, à digitalização, à capacitação, à inovação produtiva e à internacionalização das atividades».

Mercadona participa na recolha de alimentos para o Banco Solidário Animal

Todas as lojas da Mercadona participam na recolha de alimentos para o Banco Solidário Animal, que se realiza de 1 a 9 de outubro.

A Mercadona participa, pela primeira vez, na campanha organizada pela Animalife que consiste na doação monetária, em múltiplos de 1€, e que pode ser efetuada nas caixas de pagamento no momento da compra. O valor doado será entregue na íntegra à Animalife, em forma de cartões, que posteriormente serão distribuídos por instituições locais de apoio animal que poderão utilizá-los para adquirir produtos de acordo com as suas necessidades, com o objetivo de contribuir para melhorar as condições de vida dos animais que se encontrem em risco.

Rodrigo Livreiro, presidente da direção da Animalife, associação de âmbito nacional, lembra que em média são abandonados 119 animais por dia. No ano de 2021, o número de cães e gatos abandonados chegou aos 43 mil, o que significou uma subida de 30%. «A evolução da situação económica faz antever um cenário ainda mais complicado para os próximos meses, pelo que a participação de todos nesta campanha será indispensável para assegurar o bem-estar de milhares de animais em risco», realça.

A doação de produtos faz parte da política da Mercadona, que doou 670 toneladas de produtos de primeira necessidade no primeiro semestre de 2022 em Portugal. Estas doações, que equivalem a mais de 11.000 carrinhos de compras, foram destinadas a mais de 30 cantinas sociais, 5 bancos alimentares e outras instituições sociais com as quais a empresa colabora, em Portugal.

Famalicão: Despiste de mota faz um ferido na N206 em Gondifelos

Uma pessoa ficou ferido na sequência do despiste de mota onde seguia, em plena N206, na freguesia de Gondifelos, em Vila Nova de Famalicão.

O acidente, na Avenida de São Felix, deu-se por volta das 08h00.

Para o socorro foram acionados os Bombeiros Voluntários Famalicenses que assistiram a vítima e asseguraram o transporte para a unidade de Vila Nova de Famalicão do Centro Hospitalar do Médio Ave.

Ao que nos foi possível apurar, o motociclista sofreu ferimentos.

Famalicão: PSP localizou esta madrugada viatura furtada durante a tarde desta quinta na cidade

Foi localizada, durante a madrugada desta sexta-feira, a viatura que havia sido furtada durante a última tarde, de uma zona de estacionamento nas proximidades da estação de comboios de Vila Nova de Famalicão.

O carro foi encontrado numa zona próxima ao Estádio Municipal, relatou à Cidade Hoje a proprietária do veículo.

A comunicação das autoridades deu-se por volta das 03h00, cerca de quatro horas após o apelo publicado pela Cidade Hoje.

Famalicão: Condutora procura informações de carro que lhe foi furtado junto da estação de comboios

O carro da imagem, um Honda Civic cinzento, com a matrícula 15-62-CG, foi furtado de uma zona de estacionamento junto à estação de comboios de Vila Nova de Famalicão.

O crime terá ocorrido durante a tarde desta quinta-feira, o veículo foi deixado naquele local cerca das 12h00 e, às 20h00, assim que a proprietária regressou de uma viagem de comboio, já não foi encontrado.

O caso foi comunicado às autoridades.