CeNTI junta-se às empresas pela transição digital e sustentabilidade

O CeNTI – Centro de Tecnologia e Inovação quer ajudar a indústria no processo de transição para a digitalização e para uma economia mais sustentável e competitiva. As soluções assentam na nanotecnologia, nos materiais avançados e em sistemas inteligentes.

Para tornar este objetivo possível, o CeNTI avança com o projeto Green4Industry, em linha com o Pacto Ecológico Europeu. Serão especificamente direcionadas para o tecido empresarial diversas iniciativas de comunicação, partilha e interação, como ações de sensibilização, informação e demonstração, sessões de trabalho com especialistas, palestras e workshops. Estão, ainda, incluídos a organização de um concurso para atribuir o prémio CeNTI Innovation, de reconhecimento de boas práticas em inovação relacionadas com as áreas contempladas no Projeto, e o desenvolvimento de um portefólio com as ofertas tecnológicas do CeNTI.

O projeto Green4Industry iniciou em janeiro de 2022 e termina em junho de 2023, com um orçamento elegível de mais de 370 mil euros, contando com o apoio do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER) em mais de 320 mil euros.

Recorde-se que o Projeto Green4Industry está alinhado com o Pato Ecológico Europeu, uma estratégia de crescimento sustentável, implementada pela Comissão Europeia, que visa tornar os países da União Europeia numa economia mais moderna, competitiva e eficiente do ponto de vista dos recursos, tendo como horizonte para o impacto zero o ano de 2050.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Famalicão: Junta de Vermoim entrega 1 600 euros de apoio à natalidade

A Junta de Freguesia de Vermoim demonstrou o seu compromisso com a celebração da vida e o apoio às novas famílias ao proceder à entrega de quatro Vales de Natalidade (400 euros cada) a bebés que recentemente chegaram ao mundo. Valentina, Mafalda, Rafael e Carlos foram os felizardos contemplados com este gesto de boas vindas a Vermoim.

O ato de entrega contou com a presença ilustre da Dr.ª Ana Jácome Ramos, proprietária da Clínica Himese, que ofereceu um voucher para a primeira consulta de Pediatria.

A autarquia local reitera o seu compromisso em continuar a fomentar a natalidade e a promover uma comunidade inclusiva e acolhedora para todos os seus habitantes, desde o primeiro dia de vida.

Famalicão: Empresários, músico e jogador de futebol partilham histórias inspiradoras

O CLDS 4G – Comunidades Incubadoras e a União de Freguesias de Ruivães e Novais promovem, na tarde do próximo sábado, um Encontro de Desenvolvimento Pessoal. No decurso da iniciativa, que decorre entre as 15 e as 18 horas, na AESACADEMY, serão partilhadas histórias de vida que prometem inspirar os participantes.

André Vieira de Castro, Vítor Brandão, Hélder Ferreira, empresários; Vítor Rodrigues, músico; e Ukra, jogador de futebol, são as figuras convidadas para este encontro.

A participação é gratuita, mas sujeita a inscrição em https://bit.ly/InscricaoEDP

 

Famalicão: Tiago foi segundo, Daniel teve vários problemas e Edgar abandona

O Team Transfradelos acompanhou Tiago Reis, Edgar Reis e Daniel Silva na Baja TT Sharish Gin, quinta prova do Campeonato de Portugal de Todo-o-Terreno, que se disputou no passado fim de semana, na região alentejana de Reguengos de Monsaraz, Mourão e Redondo.

Tiago Reis, ao volante da Toyota Hilux T1+, foi segundo classificado, resultado que coloca o piloto famalicense em boa posição para reconquistar o título nacional absoluto.

Daniel Silva, que se apresentou com um novo Can Am T3 Plus e, também, com um novo navegador, Hugo Lopes, enfrentou vários problemas que condicionaram «o ritmo até final. Gostávamos muito de ter terminado um pouco mais à frente, mas fizemos uma adaptação ao carro e esperamos melhorar nas próximas provas», referiu o piloto que terminou na nona posição, entre a categoria T3 e na 22ª posição da geral.

Edgar Reis abandonou a prova no primeiro Setor Seletivo com um braço de direção partido. «Uma frustração numa fase ainda prematura da corrida. Mas faz parte, não foi o regresso que estávamos à espera, mas vamos regressar já na Baja do Oeste, dentro de duas semanas», disse Edgar Reis.

Bombeiros Voluntários Famalicenses alcançam 11º Lugar na competição “Bombeiro d’Areia”

Este sábado, a equipa dos Bombeiros Voluntários Famalicenses participou na primeira edição do “Bombeiro d’Areia”, organizado pelos Bombeiros Voluntários de Esmoriz. O evento, na praia, foi marcado por superação, camaradagem e espírito competitivo, onde os soldados da paz foram desafiados a cumprir uma série de desafios ligados ao socorro.

Os guitas conquistaram o 11º lugar entre 23 equipas, impulsionando a sua determinação para treinarem ainda mais e lutarem por um lugar no pódio na próxima competição, referem numa nota publicada nas redes sociais.

A equipa agradeceu ainda a todos os presentes pelo apoio, destacando a importância da camaradagem e da representação orgulhosa da sua casa.

FC Famalicão cola-se aos segundos classificados

A vitória, 2-0, na receção ao Chaves, permitiu aos sub-19 do FC Famalicão integrar as equipas que somam 11 pontos, após a sexta jornada da zona Norte. O Porto continua destacado na frente, com 18 pontos, com o Braga, Vitória e Famalicão, todos com 11 pontos.

A vitória do passado sábado foi alcançada com os golos de Denis Parkinson (foto), aos 13 minutos, e de Lourenço Teixeira, decorria o minuto 63. A equipa de Vítor Barros, campeã em título, volta a jogar sábado, em Paços de Ferreira, cuja equipa soma 7 pontos.

Comboio de satélites avistado este domingo à noite na região

Na noite deste domingo foi possível avistar na região mais um comboio de satélites, lançados para o espaço pela Starlink.

A noite deste domingo ficou marcada por relatos de pessoas que avistaram pontos luminosos alinhados, que traçaram o céu durante algumas horas.

Sabe-se agora que os pontos luminosos são satélites. Os equipamentos pertencem à Starlink da empresa SpaceX e estão no espaço com o objetivo de fornecer internet de alta velocidade em todo o mundo, incluindo nas zonas mais remotas.