CeNTI junta-se às empresas pela transição digital e sustentabilidade

O CeNTI – Centro de Tecnologia e Inovação quer ajudar a indústria no processo de transição para a digitalização e para uma economia mais sustentável e competitiva. As soluções assentam na nanotecnologia, nos materiais avançados e em sistemas inteligentes.

Para tornar este objetivo possível, o CeNTI avança com o projeto Green4Industry, em linha com o Pacto Ecológico Europeu. Serão especificamente direcionadas para o tecido empresarial diversas iniciativas de comunicação, partilha e interação, como ações de sensibilização, informação e demonstração, sessões de trabalho com especialistas, palestras e workshops. Estão, ainda, incluídos a organização de um concurso para atribuir o prémio CeNTI Innovation, de reconhecimento de boas práticas em inovação relacionadas com as áreas contempladas no Projeto, e o desenvolvimento de um portefólio com as ofertas tecnológicas do CeNTI.

O projeto Green4Industry iniciou em janeiro de 2022 e termina em junho de 2023, com um orçamento elegível de mais de 370 mil euros, contando com o apoio do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER) em mais de 320 mil euros.

Recorde-se que o Projeto Green4Industry está alinhado com o Pato Ecológico Europeu, uma estratégia de crescimento sustentável, implementada pela Comissão Europeia, que visa tornar os países da União Europeia numa economia mais moderna, competitiva e eficiente do ponto de vista dos recursos, tendo como horizonte para o impacto zero o ano de 2050.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Famalicão perde em Arouca (3 – 2)

Na 23ª jornada do campeonato, o Futebol Clube de Famalicão perdeu em Arouca.

A equipa de João Pedro Sousa inaugurou o marcador, ao minuto 12.

Morlaye Sylla marcou o primeiro golo pela equipa da casa.

Antes do intervalo, o Arouca consegue o segundo golo do encontro e assume a vantagem no marcador.

O Famalicão ainda consegue igualar (2-2), com golo de Gustavo Sá.

O Arouca consegue a vitória depois de Rafa Mujica marcar o terceiro golo do encontro.

Com este resultado, a equipa de João Pedro Sousa mantém-se com 26 pontos e assume a 8ª posição da tabela classificativa da I Liga.

Famalicão: Bombeiros acionados para incêndio em apartamento no centro da cidade

Os Bombeiros Voluntários de Famalicão foram, na noite desta sexta-feira, acionados para uma situação de incêndio num apartamento, localizado na Avenida Marechal Humberto Delgado.

Ao que a Cidade Hoje conseguiu apurar, segundo fonte do socorro, tratou-se de uma situação sem gravidade e da qual não terão resultado feridos.

A avenida, no sentido norte-sul, foi cortado ao trânsito.

Famalicão: Bombeiros acionados para incêndio em viatura no centro da cidade

O final de tarde desta sexta-feira fica marcado, em Famalicão, por um alerta de incêndio em viatura, junto ao Parque 1º de Maio.

O alerta para os Bombeiros Voluntários Famalicenses foi dado às 18h00.

Desta situação não resultaram feridos, apenas danos materiais.

Famalicão: Já há data para a receção ao Boavista

Depois do Arouca, partida que se disputa na noite desta sexta-feira, o FC Famalicão defronta, na jornada 24, o Boavista.

A partida está marcada para a noite do dia 4 de março (segunda-feira), às 20h15, no Estádio Municipal.

Famalicão defronta líder e S. Mateus tenta recuperar o primeiro lugar

O SC Cabeçudense/FC Famalicão vai para mais uma jornada de apuramento de campeão do nacional da 2.ª divisão de futsal à procura dos primeiros pontos.

Decorridos cinco jogos, o conjunto famalicense ainda não foi capaz de pontuar e, este sábado, às 17h30, no Pavilhão Municipal das Lameiras, recebe um dos candidatos à subida. A AMSAC lidera esta fase da prova, com 12 pontos, os mesmos do Dínamo Sanjoanense com quem o Famalicão perdeu na última jornada.

Já na fase regular da 3.ª divisão, série A, o S. Mateus visita, às 16 horas, a AD Jorge Antunes, atual líder da prova, com 31 pontos. Recorde-se que a equipa famalicense perdeu o primeiro lugar, na jornada anterior, após a surpreendente derrotada (2-7) caseira, diante do Saavedra Guedes. A equipa de Nélson Peixoto ocupa, agora, a terceira posição, com 30 pontos em 16 partidas.

FC Famalicão abre portas ao BTT

O FC Famalicão tem uma nova modalidade. Trata-se do BTT, com 14 atletas, distribuídos pelos escalões de formação até aos veteranos.

O novo projeto nasceu da vontade de sócios que representavam outras coletividades e entenderam juntar-se, criando esta nova secção debaixo do símbolo famalicense.

A equipa vai participar no Campeonato Concelhio 3 Horas de Resistência e em diversas provas locais e regionais, tanto na vertente de XCO como em provas de resistência e Maratonas BTT.
Tiago Ferreira, o Team Manager da equipa, projeta a temporada 2024 com a ambição «de representar com brio o Futebol Clube de Famalicão em todas as provas. O que nos move é a paixão pelo desporto e pela modalidade. Como sócios do clube temos um tremendo orgulho em representar o Futebol Clube de Famalicão».

O presidente da instituição, José Pina Ferreira, revela-se orgulhoso por sentir que os sócios, «para além de apoiarem as nossas equipas, entendem que podem fazer parte deste projeto. A criação desta nova secção é um reflexo disso mesmo, acrescida do orgulho que sentem em envergar esta camisola, este símbolo».