Certificação de máscaras gera polémica entre PS e Câmara de Famalicão

A concelhia do Partido Socialista de Vila Nova de Famalicão acusa a Câmara Municipal de entregar máscaras não certificadas aos funcionários municipais. A vereadora da Saúde Pública nega esta acusação e garante que as primeiras não tinham selo, porque não era obrigatório, mas que, entretanto, todos receberam um segundo kit, certificado.

A acusação partiu do PS, ao afirmar que as máscaras que foram entregues aos funcionários foram oferecidas por empresas ao município antes da obrigatoriedade de utilização de máscaras, e que, desde então, ainda não terá sido possível proceder à substituição das mesmas.

Em nota à imprensa, o PS Famalicão «lamenta que a Câmara ainda não tenha corrigido o erro»; diz que está em causa a saúde dos cidadãos e que deve ser regularizada a situação, com entrega de máscaras certificadas. «Num concelho que pretendemos pró-ativo no combate à Covid-19, e que tantas vezes é apregoado pelo Presidente da Câmara, a correção destes erros ou falhas grosseiras não pode ser deixada para outro dia », afirma Eduardo Oliveira.

Há mais de 15 dias que a Câmara está a equipar os funcionários municipais com máscaras certificadas

Vereadora Sofia Fernandes

A vereadora da Saúde Pública, Sofia Fernandes, informa que «no período de emergência nacional, a Câmara Municipal adquiriu, no dia 24 de março, um conjunto de máscaras comunitárias para proteção dos seus funcionários que foram distribuídas e utilizadas nessa mesma semana. Nessa altura, não existia o conceito de máscaras não certificadas. Quando, a partir de meados de abril, o Governo definiu a obrigatoriedade de certificação deste tipo de equipamento, a Câmara teve o cuidado de adquirir e distribuir apenas máscaras certificadas pelo CITEVE».

A partir dessa data, a Câmara garante que todas as máscaras levam selo de certificação, incluindo as 130 mil que foram distribuídas aos famalicenses, através das Juntas de Freguesia.

A vereadora recorda que o processo de certificação e de produção, «teve alguma demora, o que provocou atrasos nas entregas. Em todo o caso, há mais de 15 dias que a Câmara está a equipar os funcionários municipais com máscaras certificadas».

A autarca garante que todo o material de proteção individual (máscaras, batas, viseiras, óculos, aventais) que está a ser entregue a quem está na chamada linha da frente está devidamente certificado pelas instâncias competentes.

Famalicão: Um ferido em despiste automóvel na N206 (Outiz)

Uma pessoa ficou ferida e teve que receber assistência hospitalar, na sequência do despiste da viatura onde seguia, na N206, em Outiz, Famalicão.

O acidente aconteceu cerca das 11h50 deste domingo, na Avenida Jorge Reis.

A vítima, no local, foi assistida pelos Bombeiros Famalicenses.

Tempo muda na terça-feira: Regresso do sol e subida das temperaturas

Depois de um período marcado pelo mau tempo, com chuva, vento e agitação marítima, o sol deverá regressar já na próxima semana.

De acordo com a previsão do Instituto Português do Mar e da Atmosfera, o tempo muda esta terça-feira, com o regresso do sol e a subida da temperatura máxima até aos 26 graus.

Acompanhe a previsão ao detalhe aqui

Famalicão: Covense conquista Troféu MKA

A equipa do Covense venceu, este sábado, a primeira edição do Troféu MKA, mais uma competição sob a alçada da Associação de Futebol de Salão Amador de Famalicão.

A equipa de Ruivães levou a melhor, 7-3, sobre a Adespo, em jogo realizado no Pavilhão das Tílias, do Riba d’ Ave HC, que se apresentou cheio no apoio às duas equipas.

Recorde-se que este troféu reúne apenas as equipas da primeira divisão da AFSA que, distribuídas em duas séries, lutam por um lugar na final.

Operação Páscoa da GNR regista 1 morto e 88 feridos em 24 horas: Vítima mortal é de Famalicão

A única vítima mortal registada nas últimas 24 horas pela GNR no âmbito da Operação Páscoa 2025 é um homem de 65 anos, natural da freguesia de Sezures, em Vila Nova de Famalicão.

O acidente aconteceu na tarde de sábado, na Rua de São Bento, em Vale São Cosme, também no concelho de Famalicão, na sequência do despiste do veículo ligeiro em que seguia.

No mesmo período, a GNR registou 221 acidentes, dos quais resultaram ainda 11 feridos graves e 77 ligeiros.

Desde o início da operação, no dia 11 de abril, foram contabilizados 1.971 acidentes, com um total de três mortos, 42 feridos graves e 567 ligeiros.

Com garra e talento, Fama Girls estão entre as melhores da Europa

O grupo famalicense Fama Girls alcançou um feito notável no Campeonato da Europa de Grupos, em Espanha, com o 5.º lugar na categoria de adultos.

As jovens dançarinas destacaram-se entre os melhores da Europa, sendo mesmo o grupo português melhor classificado no seu escalão. “Dançámos com garra, demos tudo em cada etapa e mostramos do que somos capazes”, partilharam nas redes sociais.

Além do excelente resultado, as Fama Girls sublinham a experiência como uma das mais marcantes das suas vidas, agradecendo o apoio recebido e elogiando os restantes grupos portugueses presentes na competição.

Famalicão tem um campeão europeu de hóquei em patins

A seleção nacional sub-23 venceu, na noite deste sábado, o Campeonato da Europa de hóquei em patins, após vitória sobre a Espanha. O título é também de Miguel Rocha, famalicense que integrou a armada lusa. O jovem é guarda-redes do Candelária, mas fez a sua formação no Riba d’ Ave HC.

O título europeu de hóquei em patins de sub-23 foi alcançado em Sant Sadurní d’Anoia, em Barcelona, após vitória sobre a campeã em título, no desempate por penáltis (2-1), após o empate 4-4 no prolongamento.