Chefe Renato Cunha fecha Ferrugem e desafia colegas a fazerem o mesmo

O Restaurante Ferrugem, na Portela, vai fechar preventivamente e o Chefe Renato Cunha desafia os colegas cozinheiros a adoptarem a mesma atitude.

Face à pandemia global do coronavírus, declarada pela OMS, e após reunião com toda a equipa, Renato Cunha decidiu o encerramento temporário do Ferrugem até ao dia 23 de março. Em texto publicado no Facebook, o chefe assume esta decisão como voluntária, unilateral e de carácter preventivo, «num momento em que se impõe uma consciência coletiva e de grande responsabilidade social».

Renato Cunha reconhece o momento difícil que se vive e escreve que, «apesar do Governo Português não ter demonstrado ontem essa coragem, espero, muito sinceramente, que os meus colegas cozinheiros e/ou restauradores, adotem a mesma decisão, determinando o encerramento coletivo de todos os espaços de restauração e bebidas em Portugal. É hora de agir», pede Renato Cunha, responsável de um dos restaurantes de referência no contexto nacional.

Depois, finaliza, «cuidaremos das feridas emocionais e económicas e encontraremos uma estratégia concertada para a recuperação do setor em Portugal».

Pedro Santos: Jovem promessa do futebol português assinou pelo Famalicão

Pedro Santos foi oficializado como novo jogador da equipa principal do Futebol Clube de Famalicão. O extremo, de 22 anos, chega do Benfica e assinou contrato com o emblema famalicense por três temporadas.

Formado nas camadas jovens do clube da Luz, que representava desde 2016, o jovem jogador conquistou vários títulos nacionais nos escalões de formação. Em 2022, destacou-se na final da UEFA Youth League, competição em que foi decisivo ao registar duas assistências no triunfo encarnado.

Na época passada, Pedro Santos fez a estreia na I Liga portuguesa com a camisola do Moreirense, clube para o qual foi cedido pelos encarnados.

No plano internacional, tem sido presença habitual nas convocatórias das seleções jovens de Portugal. Mais recentemente, integrou a equipa nacional de sub-21 no Campeonato da Europa.

À chegada a Famalicão, o novo reforço expressou confiança no projeto e nas metas da nova época: “Tenho expectativas que iremos realizar uma excelente temporada do ponto de vista coletivo. Sinto-me feliz e com o desejo de aproveitar esta oportunidade para me afirmar.”

O extremo revelou também os motivos que o levaram a aceitar o desafio famalicense: “A estrutura e as condições do clube, os bons campeonatos que tem realizado nas últimas temporadas e o facto de ter potenciado tantos jovens foram fatores fundamentais para decidir vir para cá.”

Pedro Santos contou ainda com o testemunho de um colega para ajudar na decisão. “Falei com o Rodrigo Pinheiro e ele deu-me um ótimo feedback. Disse-me que o plantel é constituído por bons jogadores, mas, sobretudo, por boas pessoas, fazendo com que haja uma ótima relação entre todos.”

Sobre o que pode oferecer dentro de campo, o jovem internacional foi claro: “Sou um jogador que vai dar tudo pelo clube.” E acrescentou: “Considero-me um jogador inteligente e versátil. É sempre bom ter a capacidade de jogar em várias posições, pois possibilita que o treinador tenha mais opções.”

Famalicão: Associação de Integração Multicultural celebra cinco anos a promover a inclusão

A Associação de Integração Multicultural (AIM), com sede na Estação Rodoviária, celebrou, no dia 30 de junho, o seu quinto aniversário. A data foi assinalada com uma sessão e convívio, onde se juntaram associados, membros dos órgãos sociais, o vereador do Associativismo, Pedro Oliveira, e representantes de vários partidos.

O evento teve início com música pela cantora e membro da direção da associação, Eliene Nunes, a que se seguiu a intervenção do presidente da Mesa da assembleia geral, Alcino Monteiro. Benício Cardoso, um dos sócios-fundadores, cidadão natural de Cabo Verde, radicado em Famalicão há cerca de meio século, falou do início da fundação da associação, criada para acolher os cidadãos de várias nacionalidades que chegavam ao concelho.

A presidente da direção, Taciana Flores, deu a conhecer o trabalho que está a ser desenvolvido pela associação, nomeadamente no apoio aos cidadãos que procuram o município de Famalicão ou a região para trabalhar e residir. Nas palavras do vereador Pedro Oliveira, a Associação «merece o reconhecimento da autarquia». O vereador assegurou que Câmara e a associação tudo farão «para que os migrantes sejam bem acolhidos e integrados na comunidade famalicense, no respeito pela legislação em vigor e pelos direitos humanos, por forma a garantir segurança e dignidade».

O evento, que contou com a participação de cidadãos de 21 nacionalidades, continuou com música, na voz dos cantores Vinícius Azevedo e Eliene Nunes, do Brasil, e Young Joe, da Nigéria. Cantaram-se os parabéns à Associação, houve sabores de vários países e bolo de aniversário, tudo regado por espumantes e vinhos D. Sancho I oferecidos pela empresa famalicense Frutivinhos.

As líderes locais do PAN, Sandra Pimenta e Catarina Rocha, reuniram-se, na passada segunda-feira, dia 7 de julho, com dirigentes da AIM, ouviram as suas preocupações e prometeram apresentar propostas. Outros encontros estão programados até dia 15 de julho com outros partidos, na sede da associação.

Integrado no aniversário, realizou-se no sábado, dia 5, no recinto da União Desportiva de Calendário, um encontro de futebol entre uma equipa de colaboradores do Município de Famalicão e outra da Associação de Integração Multicultural. Contou com a presença do vereador David Carvalho em representação do presidente da Câmara Municipal.

Famalicão: Faleceu Augusto Pereira, ex-presidente da Junta de Requião

Faleceu, esta sexta-feira, vítima de doença, Augusto Pereira, ex-presidente da Junta de Freguesia de Requião, que exerceu o seu mandato entre 2005 e 2009.
Residente em Requião teve como profissão contabilista.
Augusto Pereira, de 63 anos, serviu a Junta de Freguesia durante oito anos: primeiro como secretário e quatro anos como presidente da Junta de Freguesia.
O velório decorre este sábado, a partir das 15h30, na igreja paroquial de Requião onde, às 17h30, têm lugar as cerimónias fúnebres, indo a sepultar no cemitério da freguesia.

Famalicão: Emanuel Costa é o novo presidente do Rotary Club

A cerimónia de transmissão de mandatos decorreu na noite desta quinta-feira. O novo líder, Emanuel Costa, recordou a responsabilidade que herda e prometeu tudo fazer para que a instituição «continue na senda dos êxitos passados».

Numa sala repleta, foi assinalada a vitalidade do Rotary com o presidente cessante, Jorge Teixeira, a descrever as atividades desenvolvidas e a agradecer a todos os que contribuíram para o sucesso do ano rotário findo. Realçou, também, as qualidades do presidente estreante, a quem desejou um excelente mandato.

A cerimónia contou a presença de vários convidados institucionais e representantes de inúmeros clubes rotários.

Famalicão: Núcleo da FNA de Antas apresenta-se este domingo

A partir da manhã deste domingo, Antas passa a ter um núcleo da FNA – Fraternidade de Nuno Álvares.

A sessão começa às 9h30, com a receção aos núcleos convidados, junto à sede do CNE de Antas, seguindo-se o desfile que terá a participação da fanfarra dos escuteiros. Às 10h30, celebração da eucaristia e investidura e, às 11h45, há um momento protocolar e entrega de lembranças.

A Fraternidade de Nuno Álvares é constituída por antigos filiados do Corpo Nacional de Escutas (CNE) – Escutismo Católico Português.

Famalicão: Sunset e festa da francesinha em Requião

A Associação de Moradores do Cantinho de Ninães, na freguesia de Requião, realiza este sábado, mais uma iniciativa que contempla um Sunset, a partir das 16 horas, e a venda de francesinhas (mediante reserva prévia), a partir das 19 horas. A associação promete uma tarde de convívio com música ambiente.

Para garantir o melhor atendimento, as reservas devem ser efetuadas até esta sexta-feira, através do número telefónico: 968 330 861 ou presencialmente junto da direção.

Esta associação, liderada por Henrique Fernandes, tem desenvolvido um trabalho contínuo de aproximação à comunidade, pela realização de eventos que visam a participação ativa de todos os moradores. Entre as iniciativas já promovidas, destacam-se o magusto comunitário e a caminhada solidária, que aliou a prática de atividade física ao apoio a uma causa social.