CIDADE HOJE acompanhou, esta manhã, o treino do FC Famalicão

CIDADE HOJE acompanhou, esta manhã, o treino do FC Famalicão.

João Pedro Sousa, treinador, e Miguel Ribeiro, presidente da SAD, deram conta dos objetivos para a nova época desportiva.
O FC Famalicão prepara uma nova equipa, depois das várias saídas e entradas de jogadores. São esperados reforços para todos os setores.

 

 

Famalicão: Proprietário do terreno em Joane compromete-se a tomar mais medidas para evitar deslizamento de terras

O proprietário do terreno, em Joane, onde têm acontecido deslizamentos de lama e pedras, responsabilizou-se a tomar medidas adicionais para a estabilização do terreno. Um compromisso assumido esta quarta-feira em reunião com o presidente da Junta e os serviços municipais.

A Câmara reconhece que a forte pluviosidade registada nos últimos dias demonstrou que as medidas inicialmente tomadas pelo proprietário do terreno «revelaram-se insuficientes».

Em nota para a imprensa, o município lembra que a ocorrência registada está relacionada com uma intervenção efetuada num terreno privado classificado no Plano Diretor Municipal como Espaço Residência, Espaço Florestal e Espaço Agrícola, onde, de acordo com o proprietário, foram realizados trabalhos de limpeza do terreno e corte de árvores. «Não foi comprovada a realização de uma operação urbanística sujeita a controlo prévio nos termos do Regime Jurídico da Urbanização e da Edificação, tendo sido colocado de lado o cenário de operação urbanística ilegal», clarifica o município.

 

Partido Socialista exige que a Câmara atue para suster o deslizamento de lamas em Joane

Neste mesmo dia, em comunicado, o Partido Socialista exige que a Câmara Municipal de Famalicão resolva, em definitivo, o problema do deslizamento de terras/lamas e detritos em Joane. Como esta situação ocorre desde o dia 19 de dezembro, e sempre que chove muito, o PS acusa a Câmara e a Junta de não terem apresentado uma solução, por forma a evitar «prejuízos e transtornos aos moradores».

O PS recorda que já interrogou a Câmara sobre o assunto, em reunião do executivo. Na altura, o vereador Sérgio Cortinhas instigou a Câmara a obrigar o proprietário do terreno a construir um muro provisório para contenção de terras, alegando que a solução encontrada com o privado em articulação com os serviços municipais de fiscalização e ambiente, para execução de valas, «não resolve o problema».

Segundo o Partido Socialista, o município de V.N. de Famalicão «deve estar mais atento e vigilante a situações como a que está a ocorrer na Vila de Joane, nomeadamente, devido ao corte de árvores e alteração dos solos que podem ter consequências para o bem-estar dos cidadãos e para o equilíbrio ecológico».

Famalicão: Riccieli despede-se «com carinho e gratidão»

Riccieli despediu-se, nas redes sociais, do FC Famalicão, clube que representou desde a época 2019/20. O defesa central, agora ao serviço dos chineses do Qingdao West Coast, agradece a oportunidade que teve de crescer «e ser feliz» em Famalicão. Escreve, ainda, que «a gratidão é muita por tudo o que fizeram por mim e pela minha família nos anos em que estivemos juntos».

O agradecimento vai «para todos os funcionários, direção e colegas de equipa» e faz votos que este seja «um grande ano» para todos.

Aos adeptos, «só tenho de agradecer todo o apoio que tive em todos os momentos. O carinho e o respeito continuará sempre», finaliza.

O defesa central, que em 2019 chegou oriundo dos brasileiros do Mirassol, é o segundo jogador com mais jogos (161) na história do FC Famalicão.

FC Famalicão confirma avançado Simon Elisor

A SAD do FC Famalicão acaba de confirmar a contratação, até 2028, de Simon Elisor, avançado francês, de 25 anos.

Simon Elisor esteve ligado ao Metz na última temporada e meia, jogando na Liga Francesa, durante a qual esteve, ainda, cedido ao Troyes. Ainda em França, representou, também, o Istres FC, AC Ajaccio, FC Sète 34, FC Villefranche e Laval. Do currículo faz ainda parte uma passagem pela Bélgica, no RFC Seraing, no principal campeonato do país.

«Muito feliz» por ter assinado pelo Futebol Clube de Famalicão, o avançado vê no novo clube «infraestruturas muito boas, muito familiar e que dá bastante visibilidade a todos os jogadores». A promessa é de «trabalhar arduamente para poder jogar o mais rapidamente possível», acreditando que a Liga Portuguesa, pelas suas características, permite «aos avançados potenciar as suas qualidades».

Descreve-se como «um jogador técnico, que procura o golo e que gosta de combinar com os colegas de equipa». Doravante quer colocar as suas qualidades ao serviço do coletivo «para ajudar a equipa a fazer uma grande temporada».

Famalicão: Ação Social é o tema do próximo “Pensar 2025” do PS

Catarina Pereira, diretora do Centro Social de Calendário; Jorge Faria, presidente da Associação de Moradores das Lameiras; Ana Maria, presidente do Centro Social de Bairro; Rui Maia, provedor da Santa Casa da Misericórdia de Vila Nova de Famalicão; Salazar Coimbra, administrador e diretor clínico Hospital de Riba de Ave; Raquel Neto, vice-presidente da Humanitave, e Ana Sofia Antunes, ex-secretária de Estado da Inclusão, vão intervir, na próxima terça-feira, em mais uma iniciativa da Concelhia do PS. “Pensar 2025”.

A iniciativa, centrada na Ação Social, decorre no dia 28 de janeiro, às 21 horas, no Café Concerto da Casa das Artes

O tema em análise foi um dos eixos da apresentação da candidatura à Câmara Municipal, de Eduardo Oliveira, no passado dia 11 de janeiro. Na ocasião, o líder da Concelhia prometeu o reforço da cooperação com as Instituições Particulares de Solidariedade Social para aumentar a capacidade de resposta social, a dinamização de soluções de residência e apoio comunitário para os mais velhos, a aposta num centro municipal geriátrico e o desenvolvimento de estratégias para aumentar as vagas de creche e pré-escolar.

Famalicão: Inquérito sobre a demografia do concelho termina esta quinta-feira

Termina esta quinta-feira, dia 23, o inquérito sobre a demografia no concelho. O formulário de participação está disponível aqui: https://survey.zohopublic.eu/zs/NDBU4o

Recorde-se que o Município de Vila Nova de Famalicão está a iniciar o processo de realização do Plano Municipal para a Demografia e a promover um inquérito junto da população, quer residente quer da diáspora famalicense.

O inquérito pretende auscultar a população e conhecer a sua opinião sobre a valorização de Vila Nova de Famalicão como um território especialmente atrativo para residir, trabalhar e estudar, que se revitaliza através do aumento da natalidade, da retenção dos jovens, da plena integração de novos residentes, nacionais ou estrangeiros, e de condições para um envelhecimento ativo, entre outros aspetos.