Companhias de Teatro precisam de um olhar diferente

“Fértil” e “Didascália” duas companhias de teatro sedeadas em Famalicão, receberam esta segunda feira a visita do deputado na Assembleia da República Jorge Paulo Oliveira que pediu ao governo “um novo olhar e uma nova abordagem no financiamento das artes”.

A visita surge na sequência dos resultados provisórios dos concursos ao Programa de Apoio Sustentado 2018-2021 da Direção-Geral das Artes, que está a sofrer forte contestação do setor e de todos os quadrantes políticos, tudo resultado, na opinião do parlamentar, do “subfinanciamento do setor das artes no país, que condiciona depois a avaliação, bem como de um modelo que se revelou de tal modo inoperacional que, logo na sua primeira experiência, o próprio governo admite revê-lo”.

Em Gondifelos, onde está sedeada a Fértil – Associação Cultural, Jorge Paulo Oliveira acompanhado de Manuel Novais, Presidente da União das Freguesias, ficou a conhecer melhor aquela estrutura, fundada em 2010, e que aposta forte no teatro e na sua relação com as outras formas artísticas.

A Fértil desenvolve a sua atividade na circulação de espetáculos, mas não esquece a formação e a investigação. Das criações destaca-se o projeto comunitário no Vale do Este que integra um processo de investigação, criação e edição a ser implementado durante dois anos.

Ora, a Fértil foi precisamente uma das 39 estruturas, das 89 candidaturas avaliadas, que na área do teatro ficou de fora do Programa de Apoio Sustentado 2018-2021 da Direção-Geral das Artes. Jorge Paulo Oliveira, gostaria que aquela decisão provisória não adquirisse natureza definitiva. “Resta a esperança de que a promessa do ministro da Cultura de não abandonar as estruturas que merecem apoio, bem como da declaração de mesmo de reforço dos meios financeiros afetos ao programa, possam corrigir a injustiça de que a Fértil está a ser vitima”.

Em Joane, o deputado social democrata esteve no Teatro da Didascália, que também ele aposta na criação teatral, perseguindo “uma politica de pesquisa e de cruzamento estético, com o objetivo de fazer surgir uma linguagem própria e inovadora no panorama teatral português”.

Fundada em 2008, esta companhia é responsável por dois importantes festivais: “Contos d’Avó”, um festival de contadores de histórias organizado dentro das próprias casas das avós das freguesias rurais do concelho e o «Vaudeville Rendez-Vous», dedicado ao universo do teatro físico, circo e cabaret.

A situação da Didascália é diferente. Ao contrário da Fértil, é uma das 23 estruturas que viu aprovada provisoriamente a sua candidatura na área dos cruzamentos disciplinares com acesso a financiamento plurianual que, “com justificada expetativa aguarda que os resultados definitivos o confirmem”.

 

 

Famalicão distinguido com Selo Município da Juventude

No dia 19 de maio, Vila Nova de Famalicão recebeu o Selo Município da Juventude, no II Encontro Nacional de Municípios Amigos da Juventude, que aconteceu na Casa da Arquitetura em Matosinhos. A distinção, atribuída pela Federação Nacional das Associações Juvenis (FNAJ) aos municípios que se destacaram na implementação de políticas em prol da juventude, foi recebida pela vereadora da Juventude, Luísa Azevedo, que também subscreveu, em nome da autarquia, ao pacto INOVE Jovem.

Neste encontro, o município renovou o compromisso com as políticas locais de juventude de qualidade e amigas dos jovens, continuando na Rede Nacional de Municípios Amigos da Juventude, da qual faz parte desde a sua criação, no final de 2020. A continuidade desta presença na rede nacional foi assegurada fruto das de políticas municipais como o Conselho Municipal de Juventude, Plano Municipal de Juventude, apoio direto ao associativismo juvenil, políticas de apoio à iniciativa jovem, plano de investimento direcionado para o setor da juventude, entre outras.

A subscrição do Pacto INOVE jovem, primeiro pacto para as políticas de juventude em Portugal, edificado na Declaração Madeira 2021, no âmbito da Cimeira Atlântica Associativismo e Juventude, que aconteceu na cidade do Funchal em novembro do ano passado, também ficou firmada no dia 19 de maio pelos municípios que compõem a rede nacional. Trata-se de um pacto que visa estabelecer um compromisso entre o Estado Local e Central, partindo da posição política da FNAJ de que as políticas locais de juventude devem ser complementares às nacionais, não se sobrepondo às mesmas e evitando, deste modo, o desperdício de recursos e de energias.

 

Famalicão: S. Mateus vence Taça AF Braga

Na tarde deste domingo, disputou-se a final da Taça Associação Futebol de Braga em futsal, no Pavilhão de Vermoim, saindo vencedor a ADC São Mateus.
A equipa famalicense venceu, 3-1, a equipa Jorge Antunes. Coube ao capitão da equipa, Pedro Ferreira, erguer o troféu.

Hospital de Famalicão: Urgências sobrelotadas e sem vagas no internamento

Devido ao aumento dos casos Covid-19, associado a doentes com outras patologias, as urgências do hospital de Famalicão estão sobrelotadas e não há vagas no internamento.

Ao que a Cidade Hoje conseguiu apurar, a unidade de Vila Nova de Famalicão do Centro Hospitalar do Médio Ave soma 32 internados por Covid-19, sem contar os doentes infetados que aguardam vaga para internamento no serviço de urgência.

Esta situação agrava o tempo de espera daqueles que procuram assistência nesta unidade hospitalar.

 

Famalicão: Novo corte de água agendado para a tarde desta segunda-feira no centro da cidade

A Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão informou que, na sequência da intervenção que está a ser realizada na rede de abastecimento de água na Praça D. Maria II, existe a necessidade de um novo corte de abastecimento.

O corte vai acontecer entre as 14h00 e as 16h00 com a previsão de que afete os seguintes locais:

-Rua Vasconcelos e Castro;
-Praceta Cupertino Miranda;
-Rua Alves Roçadas;
-Rua Lourenço da Silva Oliveira.

Famalicão: Alterações ao trânsito por motivo de obras no centro da cidade

A Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão informou que, a partir desta segunda-feira, a Rua Capitão Manuel Carvalho, que liga a Av. Marechal Humberto Delgado à Praça D. Maria II, estará encerrada ao trânsito no âmbito das obras de renovação do Centro Urbano.
Esta intervenção obriga à alteração do acesso do Parque de Estacionamento da Praça D. Maria II, que, agora, fica acessível apenas a partir da Rua do Ferrador ou da Rua José Azevedo Meneses, com saída através da Rua Lourenço da Silva Oliveira que liga à rotunda D. Sancho I.

Famalicense Maria Gil regressa ao The Voice e escolhe Fernando Daniel para mentor

Depois de, no passado, ter estado no concurso com o apadrinhamento de Marisa Liz, a jovem Maria Gil regressou ao programa de talentos da RTP.

A famalicense brilhou, uma vez mais, no The Voice Kids, com uma interpretação de Easy on Me da Adele.

Todos os jurados viraram a cadeira, num sinal de aprovação da interpretação.

Maria Gil escolheu Fernando Daniel como o seu mentor durante o percurso no concurso.