Concertos e dança animam próximo fim de semana da Aldeia Natal da Trofa

Tal como no fim de semana anterior, a Aldeia de Natal, instalada nos Parques Nossa Senhora das Dores e Dr. Lima Carneiro, terá concertos e espetáculos de dança.

Esta sexta-feira, 13 de dezembro, a partir das 21h00, a Concha Acústica recebe o Concerto de Natal da Escola de Música da Trofa. Já no sábado e domingo atuam as escolas de dança do concelho. Às 16h00 de sábado, sobem ao palco os alunos da Escola Passos de Dança; a noite está reservada para a atuação da Escola MTV4Dance, a partir das 21h00. O domingo à tarde, 16h00, será a vez do espetáculo protagonizado pela Alva – Escola Artes de Palco.

Para além destas atuações, a Aldeia Natal conta com diversões gratuitas e outros pontos de interesse, desde casinhas de madeira para produtores e artesãos locais, Feira do Livro, divertimentos para todas as idades, Pista de Gelo, Globo de Neve, Roda infantil, comboio sem trilho, para percorrer o parque, carrossel parisiense, entre outros.

Horário do Mercadinho Natal

Sextas feiras e dia 23 de dezembro: 19h00 às 23h00; sábados – 15h00 às 23h00; domingos – 15h00 às 20h00; dia 24, 31 de dezembro – 15h00 às 18h00; dia 25 de dezembro e 1 de janeiro – Encerrado

Horário da Casa do Pai Natal

Sexta-feira: 17h-23h; sábados:16h-19h e 20h-23h; domingos: 15h-20h; 23 de dezembro: 11h-13h e 15h-18h; dias 25 de dezembro e 1 de janeiro – Encerrado

Horário dos divertimentos

Segunda a quinta-feira: 17h-19h; sexta-feira: 16h-23h; sábados:11h-13h e 15h-23h; domingos: 11h-13h e 15h-20h; 23 de dezembro: 16h-23h; 24 e 31 de dezembro: 11h-18h; dias 25 de dezembro e 1 de janeiro – encerrado

Feira do Livro

Segunda a quinta-feira: 9h00 às 20h00; sexta-feira: 09h00 às 23h00; sábados: 12h00 às 23h00; domingos: 14h00 às 20h00; dia 24 e 31 de dezembro: das 10h00 às 18h00; dia 25 dezembro e 1 de janeiro – encerrado

Deixe um comentário

Famalicão: AF Braga homenageou João Pinheiro que sonha arbitrar a final de um Campeonato Mundo

João Pinheiro foi promovido à elite da UEFA, o patamar mais alto da arbitragem internacional, e por essa razão foi homenageado pela Associação de Futebol de Braga, numa cerimónia onde estiveram presentes os órgãos sociais; o vereador do Desporto do Município de Famalicão, Pedro Oliveira; o vice-presidente da APAF, Gustavo Sousa; representantes dos núcleos de arbitragem do distrito, árbitros e observadores.

Habilitado a dirigir qualquer encontro organizado pela UEFA e pela FIFA desde 01 de janeiro de 2025, o árbitro de 37 anos confessou que foi «uma alegria imensa atingir o topo da arbitragem» e prometeu «representar ao máximo Portugal nas várias competições», com a ambição de marcar presença num jogo decisivo de um Mundial. «É um feito grande estar na Liga dos Campeões, mas estar num Campeonato do Mundo e na final é o sonho de qualquer árbitro. Quando falo com os meus colegas da Elite, o grande objetivo deles é a final do Campeonato do Mundo. É o topo dos topos», realçou João Pinheiro. O árbitro residente em Famalicão reconhece que «é difícil, mas é exequível. Enquanto houver esperança, vamos lutar por ele. O Mundial torna-se mais difícil do que o Europeu em virtude das vagas, porque há uma limitação de vagas a nível de árbitros de Elite. Desses cerca de 30 árbitros vão 9 ou 10. Por isso é uma luta difícil, mas vou lutar muito por isso», avançou.

O homenageado, que é associados do Núcleo de Árbitros de VN Famalicão, confessou que entrou na arbitragem como hobby, «algo para me preencher, porque como jogador não era muito bom. Rapidamente se tornou uma paixão, que até aos dias de hoje continua. Chegar à categoria de Elite era um sonho», referiu o árbitro.

Segundo o presidente da AF Braga, Manuel Machado, a promoção de João Pinheiro à categoria de Elite da UEFA é um «feito que prestigia o futebol português, a arbitragem nacional e do distrito», reconhecendo-lhe «um percurso que granjeia o respeito de todos», marcado pela «postura firme e equilibrada em campo».

Domingos Gomes, presidente do Conselho de Arbitragem da AF Braga, considerou João Pinheiro uma «inspiração para a arbitragem portuguesa», pela «capacidade de trabalho e vontade de continuar a aprender».

No tributo, que decorreu no auditório da AF Braga, o presidente da AF Braga, Manuel Machado, presenteou João Pinheiro com um troféu desenhado exclusivamente para a cerimónia – um apito sobre um campo de futebol. O juiz ofereceu ao presidente da AF Braga a camisola que usou na final da Taça de Portugal entre o FC Porto e o SC Braga.

A relação com os clubes está melhor. É natural tentarem arranjar um bode expiatório, por assim dizer, mas não quer dizer que seja o árbitro».

No final da cerimónia, João Pinheiro foi questionado sobre a arbitragem nacional. Em resposta, disse que «em Portugal, a relação com os clubes está melhor. É natural tentarem arranjar um bode expiatório, por assim dizer, mas não quer dizer que seja o árbitro». E atribuiu essa melhoria «ao um trabalho feito pela Federação». Apesar de sentir que «há mais respeito entre nós, não somos imunes à crítica. Logo que a crítica seja de uma maneira respeitosa, temos que aceitar, como qualquer profissão», referiu João Pinheiro.

 

Casa do Conhecimento da Trofa começa 2025 a falar de Inteligência Artificial

A Casa do Conhecimento da Trofa arranca, a 30 de janeiro, com um novo ciclo de conversas, sobre o tema geral “A Universidade do Minho vem à Casa do Conhecimento“.

A primeira sessão está marcada para as 18 horas, sobre a “Inteligência Artificial no Contexto Empresarial”. Contará com a participação de Paulo Novais, docente do Departamento de Informática da Universidade do Minho e investigador na área da Inteligência Artificial.

Paulo Novais abordará o impacto da Inteligência Artificial na transformação dos modelos de negócio, otimização de processos e criação de valor para as empresas.

A sessão marcará o início de uma programação trimestral da Casa do Conhecimento, onde está prevista a participação de académicos da Universidade do Minho, reforçando o «compromisso com o conhecimento, a inovação e o desenvolvimento sustentável da região».

Associação Empresarial defende a criação da Área Metropolitana do Minho

A AEMinho – Associação Empresarial do Minho defende a criação da Área Metropolitana do Minho porque entende que permite uma visão coordenada e estrutural para a região e é fator «de desenvolvimento» e de limar de assimetrias em termos de distribuição de recursos.

Ramiro Brito, presidente da AEMinho, disse que neste ano de eleições autárquicas este é um bom tema para discussão. Lança, por isso, o repto a todos os candidatos de todos os municípios de Braga e Viana do Castelo para clarificarem as suas posições quanto a este assunto, «para que ele também possa, de forma indireta, ser sufragado nas próximas eleições».

Recorde-se que o presidente da Câmara de Braga, Ricardo Rio, também defende a criação de uma grande área metropolitana como uma solução para o desenvolvimento económico e social da região.

Ramiro Brito pega no assunto e reitera que é estrutural que as opções estratégicas sejam tomadas «como um todo e não com uma visão minimalista e minifundiária de cada concelho».

Trofa: BUPI já registou mais de 600 matrizes em seis meses

camara trofa municipio

O BUPI – Balcão único do Prédio da Trofa registou desde a sua entrada em funcionamento, em junho de 2024, mais de 600 matrizes, num total de 250 atendimentos.

Com dois postos de atendimento, no Mercado Feira da Trofa, nas instalações do Gabinete Técnico Florestal da Câmara Municipal da Trofa e nos Paços do Concelho, o BUPI funciona por marcação prévia.

O BUPI é uma plataforma dirigida aos proprietários de prédios rústicos e mistos, que permite mapear, entender e valorizar o território português, de forma simples e gratuita.

Em seis meses de funcionamento, o BUPI já realizou 250 atendimentos, num total de 687 Representações Gráficas Georreferenciadas (RGG), mais de 660 matrizes processadas.

Recorde-se que o projeto piloto, começou em 2017, em 10 Municípios. Para garantir a proteção dos seus direitos de propriedade, os proprietários precisam fazer o registo na Conservatória do Registo Predial, não sendo suficiente a mera inscrição dos terrenos nas Finanças.

Sendo uma ferramenta gratuita até 2025, cabe aos Municípios sensibilizar a população para a necessidade de registo dos seus prédios. O BUPI pretende prestar um serviço de atendimento especializado com a ajuda de um técnico vai poder desenhar um polígono que representa os limites do seu terreno no mapa.

O Balcão Único do Prédio funciona por marcação prévia, através do e-mail: bupi@mun-trofa.pt ou através de contacto com o atendimento BUPI da Câmara Municipal da Trofa – 252 409 290

Trofa: Já são conhecidos os vencedores para o Projeto do Centro Cultural

camara trofa municipio

O Concurso Público de Conceção para a elaboração do projeto do Centro Cultural da Trofa terminou e foram anunciados os vencedores, as arquitetas Alda Jesus e Enrica Mazzon.

Dada a importância da infraestrutura para o Concelho e para a região, a Câmara Municipal da Trofa decidiu lançar a 11 de julho de 2024, um Concurso Público para encontrar a equipa que irá criar o Projeto.

O novo Centro Cultural terá como objetivo centralizar e promover a cultura e as artes na região, oferecendo uma infraestrutura de excelência para acolher eventos culturais, exposições, espetáculos e outras iniciativas de relevo.

O Concurso terminou a 7 de outubro, e depois de analisadas as propostas, o Júri selecionou como trabalho de conceção a desenvolver, o projeto de Alda Jesus e Enrica Mazzon, consagrando também, como 2º classificado, o projeto da autoria de Un-icon (Azmis Un-icon Studio, Lda.) e como 3º classificado, o projeto apresentado pelo Atelier do Alto, Arquitectos, Lda.

O projeto escolhido de Alda Jesus e Enrica Mazzon, contempla uma arquitetura inovadora, funcional e sustentável, que se adapta de forma harmoniosa ao espaço urbano e ao contexto histórico da Trofa.

O Presidente da Câmara Municipal da Trofa, António Azevedo, expressou a sua satisfação com os resultados do concurso e sublinhou a importância deste investimento: ” O novo Centro Cultural da Trofa representa um marco estratégico para o desenvolvimento cultural do nosso Concelho… A nossa prioridade será implementar rotinas de frequência que incentivem a população a integrar a cultura no seu dia a dia, através de uma programação diversificada e acessível”.

A construção deste novo espaço, junto à EB2/3 Prof. Napoleão Sousa Marques, à Ciclovia Norte, ao parque de apoio à Mobilidade e no final da Alameda da Estação, é um passo importante na projeção da Trofa como um polo cultural alternativo e atrativo no Norte de Portugal.

Trofa: Dois feridos graves em colisão entre jipe e moto-quatro

Uma colisão entre uma viatura todo-o-terreno e uma moto quatro resultou em dois feridos graves, este domingo, por volta das 13h, no caminho que liga o Meco da Guerra, em Paradela, às estufas da Gabriela, em Covelas. O acidente ocorreu durante as festividades de São Gonçalo.

De acordo com informações apuradas pelo jornal O Notícias da Trofa, as vítimas, eram ocupantes da moto quatro. A mulher sofreu uma fratura num braço, enquanto que o homem que a acompanhava partiu um braço e uma perna.

Os Bombeiros da Trofa foram prontamente acionados e mobilizaram duas ambulâncias e uma viatura todo-o-terreno, fundamental para aceder ao percurso sinuoso onde se encontravam as vítimas. Após os primeiros socorros e estabilização no local, as vítimas foram transportadas pela viatura todo-o-terreno dos bombeiros até às ambulâncias e, em seguida, encaminhadas para o Hospital de Famalicão.