Coronavírus: Conselho da Saúde diz que “não há razão para fechar escolas”

O Conselho de Saúde anunciou, na noite desta quarta-feira, que não há razão para fechar todas as escolas do país como medida de prevenção ao Covid-19.

Em conferência de imprensa foi avançado que as escolas só devem fechar por indicação das autoridades.

“Bodycams” só devem ser utilizadas em situações de perigo, emergência e ordem pública

O Conselho de Ministros aprovou, esta quarta-feira, a regulamentação das regras de utilização das câmaras portáteis de uso individual (“bodycams”) pelos agentes da Polícia de Segurança Pública e Guarda Nacional Republicana.

O Ministério da Administração Interna, tutelado por José Luís Carneiro, define, assim, a regulamentação, designadamente no que concerne às regras de utilização e de conservação dos dados. Desde logo, e segundo o documento aprovado, os agentes só podem usar “bodycams” quando estiver causa «a ocorrência de ilícito criminal, situação de perigo, emergência ou alteração da ordem pública». As gravações «não carecem de consentimento dos envolvidos». No entanto, o elemento policial deve proceder, antes do início da gravação, ao anúncio verbal de que irá iniciar a gravação e indicar, «se possível» a natureza da ocorrência que motivou a gravação e as testemunhas presentes no local.

A lei define também que a captação e gravação de imagens é obrigatória quando ocorra o uso da força pública sobre qualquer cidadão ou o recurso a quaisquer meios coercivos, «sendo proibida a gravação permanente ou indiscriminada de factos que não tenham relevância probatória; em todas as circunstâncias, deve ser respeitada a dignidade dos cidadãos e preservados os direitos pessoais, designadamente o direito à imagem e à palavra».

As “bodycams”, que apenas podem ser distribuídas aos elementos da PSP e GNR exclusivamente para registo de imagem e som em contexto de ação policial, são fixas ao uniforme ou equipamento do agente policial e colocadas de forma visível.

A legislação aprovada prevê que a gravação seja acionada, sempre que possível, antes do início da intervenção ou do incidente que a motivou ou logo que seja possível. Entre outras regras, o Ministério de José Luís Carneiro estipula que «a gravação deve ser ininterrupta até à conclusão do incidente».

As imagens «apenas podem ser acedidas» no âmbito de processos de natureza criminal e disciplinar contra agente das forças de segurança e para inspecionar as circunstâncias da intervenção policial, sempre que tal seja fundamentadamente determinado pelo dirigente máximo da força de segurança.

Famalicão: CIOR acolhe alunos belgas

A Escola Profissional CIOR será a entidade de acolhimento, no âmbito do programa Erasmus+, de um grupo de alunos da Bélgica, que frequentam o Atlas College, da cidade de Genk.

Uma delegação desta escola esteve, esta semana, na CIOR tomando conhecimento dos diferentes laboratórios e oficinas, preparou o processo de mobilidade e visitou empresas do município de V. N. de Famalicão.

Os alunos belgas vão realizar estágios em empresas famalicenses do setor das instalações elétricas, metalomecânica e carpintaria.

Nilza Jardim, do Gabinete de Projetos da CIOR, regista com agrado o facto da escola ser «uma referência» por parte de parceiros europeus, situação que, do seu ponto de vista, «resulta do histórico ao longo dos mais de 30 anos da escola em termos de projetos e mobilidades no espaço europeu, das boas práticas desenvolvidas e dos resultados alcançados».

A delegação belga teve, ainda, a oportunidade para conhecer o tecido empresarial famalicense, a sua diversidade, a capacidade empreendedora dos empresários e vantagens comparativas do território.

Famalicão: Jogadores convivem com crianças da escola de Arnoso Santa Eulália

Dois jogadores do Futebol Clube de Famalicão visitaram a Escola Básica de Arnoso Santa Eulália. As crianças receberam, de forma calorosa, Francisco Moura e Rui Fonte, dupla que foi acolhida por meninos e meninas que aguardavam ansiosamente pela presença dos dois jogadores que ofereceram autógrafos, pulseiras e material escolar.

Em troca, os alunos ofereceram alegria e entusiasmo, não se coibindo de demonstrar a sua admiração com cachecóis e bandeiras do clube que aprenderam a gostar.

Famalicão: Alunos da EB de Delães exploram a Casa do Território

Os alunos do 3º ano da EB de Delães visitaram a Casa do Território, no Parque da Devesa, no dia 28 de novembro. As crianças tinham como objetivo conhecer melhor o território, as suas personalidades e principais atividades.

Num só espaço ficaram a conhecer Bernardino Machado, Alberto Sampaio, Camilo Castelo Branco e Soledade Malvar. Para além das personalidades, também perceberam que existem museus importantes, com um significativo espólio.

A visita só terminou depois de os alunos conhecerem as indústrias que levam o nome de Vila Nova de Famalicão a todo o mundo, como é o caso de Vieira de Castro, Riopele, Louropel, Continental Mabor e Leica.

Rafael Azevedo, Lara Sampaio e outros meninos, intitulados “Somos os Exploradores”, ficaram encantados com as surpresas deste espaço e, no final, demonstraram os conhecimentos adquiridos.

 

Famalicão: Quarenta e uma escolas são Amigas da Criança

A distinção promovida pela Confederação Nacional das Associações de Pais, pela editora LeYa Educação e pelo psicólogo Eduardo Sá premiou 41 escolas e jardins de infância e mais de 170 os projetos de Vila Nova de Famalicão com o Selo Escola Amiga da Criança.

Esta iniciativa de âmbito nacional, visa distinguir escolas que concebem e concretizam ideias que contribuam para o desenvolvimento da criança no espaço escolar e, essencialmente, partilhem essas boas práticas.

Os objetivos desta ação passam por envolver a comunidade educativa em projetos que promovam a satisfação dos alunos, dar a conhecer as ideias promovidas pelos estabelecimentos de ensino e proporcionem às crianças e jovens um percurso enriquecedor e um desenvolvimento pessoal e social mais integrado e harmonioso.

Famalicão: Portugal joga hoje na Praça-Mercado

A Seleção Nacional joga, na tarde desta sexta-feira, às 15 horas, o último jogo da fase de grupos do Campeonato do Mundo que está a ser disputado no Catar.
O jogo, contra a Coreia do Sul, treinada pelo português Paulo Bento, será transmitido na Praça-Mercado Municipal.
Desde o início da competição, a Praça tem sido o estádio da Seleção, bem como das demais, cujos jogos têm sido transmitidos em ecrã gigante.
Por isso, também pode assistir aos jogos Gana – Uruguai (15 horas), Sérvia-Suíça e Camarões-Brasil (19 horas).