Coronavírus: PS apresenta propostas na reunião de Câmara

Na sequência do surto do COVID-19, o Partido Socialista apresentou, na reunião do executivo municipal desta quinta-feira, algumas propostas para apoio aos famalicenses e às empresas.

Das propostas apresentadas pela vereadora socialista Juliana Santos, destacam-se a redução, durante três meses, em 35% do valor da água para consumo residencial, de 20% para consumo empresarial e a isenção total para os munícipes com tarifa social além da suspensão nos próximos meses da cobrança de rendas e concessões camarárias.

A criação de equipas municipais de distribuição de bens alimentares essenciais e de medicamentos a pessoas e famílias com dificuldades de mobilidade é outra das propostas.

O que depender da Câmara Municipal será feito até à exaustão, na defesa da saúde e bem-estar dos nossos concidadãos

Na ocasião, o presidente da Câmara Municipal, Paulo Cunha, recordou a Juliana Santos que o Município tem no terreno um vasto plano de ação, que vai do auxílio aos mais desfavorecidos até à educação para os jovens que estão em casa. Paulo Cunha assinalou que ainda esta segunda-feira houve uma reunião do Conselho Local de Ação Social, plenário que levou à Biblioteca Municipal, todos os agentes e parceiros municipais que definiram um novo plano de intervenção no âmbito da pandemia Covid-19.

De resto, Paulo Cunha defendeu que «o que depender da Câmara Municipal será feito até à exaustão, na defesa da saúde e bem-estar dos nossos concidadãos». O autarca concluiu que aguarda as novas diretrizes do Plano de Emergência Nacional, para atuar em conformidade ao nível do município.

Famalicão: Jéssica tem 23 anos, está desaparecida e com o telemóvel desligado

Jéssica Salazar (na imagem) está desaparecida desde a noite deste sábado. A jovem, de 23 anos, residente na Urbanização das Lameiras, terá estado até cerca das 23h50 em casa de uma prima, tendo desaparecido quando estaria de regresso a casa.

A família, contactada pela Cidade Hoje, diz estar muito preocupada uma vez que a jovem está com o telemóvel desligado e sem acesso à sua medicação.

Jéssica, na última vez em que foi vista, estava de vestido preto e descalça.

Se avistou a jovem da imagem ou tem informações sobre o seu paradeiro, entre em contacto de imediato com as autoridades locais.

Ribeirão: Junta construiu mais de 50 novos gavetões no cemitério

A Junta de Freguesia de Ribeirão, construiu 57 novos gavetões no cemitério local. Esta medida visa evitar a falta de espaço para sepultar os falecidos da comunidade.

Além dos gavetões, foi construído mais um bloco de ossários, devido ao aumento da procura, especialmente com a popularidade da cremação e o depósito de ossadas após os cinco anos de utilização gratuita das campas.

A obra dos gavetões está concluída, e a Junta está agora a regularizar os passeios ao redor do novo bloco. Dois espaços sobrantes serão utilizados para jazigos duplos, que serão colocados em oferta pública após a sua conclusão. A concessão de 17 gavetões já foi aprovada pela Junta.

Famalicão: Ciclista ferido em despiste na N206

Um ciclista ficou ferido, na manhã deste domingo, na sequência do despiste da bicicleta onde seguia, em plena N206.

O acidente aconteceu na Avenida João XXI, na freguesia de Vermoim, tendo sido acionada para o local uma equipa dos Bombeiros Voluntários Famalicenses e a GNR.

A vítima, depois de socorrida no local, foi transportada para o hospital de Famalicão com ferimentos ligeiros.

Famalicão: Praça / Mercado com transmissão do Turquia x Portugal em ecrã gigante

A Praça-Mercado é um dos palcos do campeonato da Europa de futebol que está a decorrer na Alemanha, exibindo todos os jogos, em ecrã gigante. Este sábado, a partir das 17h00, será transmitido em ecrã gigante o Turquia x Portugal.

Nos dias de jogos da seleção são sorteadas duas camisolas de Portugal por todos os que fizerem compras na Praça-Mercado.

Hoje há Marcha LGBTQIAP+ em Famalicão

A marcha do Orgulho LGBTQIAP+ sai à rua na tarde deste sábado, a partir das 15h00, da Praça D. Maria II.

O percurso definido para a 3ª Marcha pelos Direitos LGBTQIAP+ passa pela Praça Dona Maria II, Rua de Santo António, Praça 9 de Abril, Rua Barão da Trovisqueira, Rua Adolfo Casais Monteiro, Avenida 25 de Abril, Rua São João de Deus, Rua Adriano Pinto Basto e Praça Álvaro Marques.

A Câmara Municipal vai associar-se ao movimento pela defesa dos Direitos Humanos Universais ao iluminar o edifício dos Paços do Concelho com as cores da bandeira arco-íris.