Coronavírus: Universidade do Minho já identificou 180 pessoas que contactaram com aluno infetado

Os serviços da Universidade do Minho, em alerta depois de um estudante ter sido infetado com o vírus COVID-19, já identificou 180 pessoas que privaram com o doente.

Na manhã deste domingo houve uma reunião entre responsáveis da universidade, um delegado de saúde pública de Braga, e elementos da proteção civil, onde se definiram as estratégias para combater que o vírus se alastre.

O reitor, Rui Vieira de Castro, explicou aos jornalistas que todas as pessoas que contactaram com o infetado (estudantes e professores) já foram contactadas, e vão ficar sob “vigilância apertada”.

O aluno infetado é estudante de história, tem 19 anos, e é natural de Felgueiras. De acordo com a imprensa nacional, já terá infetado a namorada com coronavírus.

 

Seguro e Montenegro querem emigrantes de volta a Portugal

O Presidente da República, António José Seguro, afirmou que Portugal quer voltar a receber os portugueses que vivem no estrangeiro. As declarações foram feitas no Luxemburgo, durante um encontro com a comunidade portuguesa.

O chefe de Estado destacou que Portugal é um bom país para viver e defendeu que também deve oferecer melhores condições de trabalho.

Já o primeiro-ministro, Luís Montenegro, apelou aos emigrantes e lusodescendentes para continuarem ligados ao país. O governante disse que Portugal conta com todos para ajudar a construir o futuro, seja no estrangeiro ou através de um eventual regresso.

As mensagens marcaram o início das comemorações do Dia de Portugal.

Governo quer bloquear redes de telemóvel nas prisões

O Governo aprovou uma proposta de lei que permite a instalação de bloqueadores de sinal móvel nos estabelecimentos prisionais, com o objetivo de aumentar a segurança e limitar comunicações ilegais.

A iniciativa integra um conjunto de medidas para combater fraudes nas comunicações eletrónicas, prevendo também o bloqueio ou a ocultação de mensagens suspeitas e a identificação obrigatória dos utilizadores de cartões pré-pagos.

O diploma pretende ainda combater o chamado ‘spoofing’, técnica usada para falsificar números e enganar os utilizadores. A proposta foi acompanhada pela ANACOM e surge numa altura em que o Banco de Portugal alerta para a necessidade de reforçar a legislação nesta área.

Melhor tese de mestrado em Arqueologia é da Universidade do Minho

A melhor tese de mestrado em Arqueologia é de Clara Lemos, que já exerceu Arquitetura na Câmara Municipal de Famalicão e hoje tem funções semelhantes da Câmara de Barcelos, a sua terra natal.

O mestrado foi tirado na Universidade do Minho, com dissertação sobre “Arqueologia Agrária no Extremo (Arcos de Valdevez): Materialidade e Documentação (séculos XVII e XIX). Um trabalho que mostra as paisagens rurais e culturais desta zona do Alto Minho, numa perspetiva transdisciplinar. Através da materialidade arqueológica no território do Extremo, registos documentais e testemunhos orais da comunidade local, a investigadora procurou compreender os processos de evolução fundiária e arquitetónica, «decorrentes da adaptação às culturas, das partilhas de heranças e da evolução tecnológica, permitindo construir uma leitura diacrónica da paisagem». Clara Lemos admite que a licenciatura em Arquitetura, pela Universidade de Coimbra, e o trabalho nesta área ajudaram a realizar este trabalho.

O Prémio Eduardo da Cunha Serrão, de melhor tese de mestrado em Arqueologia, será entregue no dia 18 de junho, no Museu do Carmo, em Lisboa.

A Universidade do Minho tem-se destacado também na área da Arqueologia, já que é a segunda vez consecutiva que o galardão de melhor tese de mestrado vem de investigadores da UM.

Famalicão: Associação Luís Silva vence 3ª jornada da Liga Boccia Sénior Braga

Esta quarta-feira, a Associação de Boccia Luís Silva conquistou o primeiro lugar na 3ª Jornada da Liga Boccia Sénior Braga 2026, em Cabeceiras de Basto.

Esta foi a terceira vitória consecutiva depois de conquistar a primeira e segunda jornadas, na Póvoa de Lanhoso e Vizela.

Desta forma, a Associação afirma-se como uma referência na modalidade, promovendo a competição desportiva, o convívio e superação através do desporto.

Abertas candidaturas para o Prémio de História Alberto Sampaio

Estão a decorrer, até 31 de maio, as candidaturas para o prémio de História Alberto Sampaio, edição de 2026, promovido pela Academia das Ciências de Lisboa, em parceria com os municípios de Braga, Guimarães e Vila Nova de Famalicão, e com a colaboração da Sociedade Martins Sarmento. Tem o valor monetário de 6 mil euros.

As candidaturas devem ser submetidas à Academia das Ciências de Lisboa, entidade responsável pela coordenação científica do prémio.

Recorde-se que o galardão foi criado para homenagear o historiador Alberto Sampaio e incentivar a investigação científica na área da História. Distingue trabalhos inéditos relacionados com a história económica e social portuguesa, bem como estudos inseridos em áreas historiográficas ligadas ao legado intelectual do historiador, que viveu parte da sua vida em Vila Nova de Famalicão e que dá nome ao Arquivo Municipal.

Podem concorrer autores de estudos escritos em língua portuguesa, com uma extensão compreendida entre 20 mil e 40 mil palavras. São igualmente aceites dissertações de mestrado e teses de doutoramento adaptadas ao formato exigido pelo regulamento.

O júri é constituído por três académicos convidados, oriundos de diferentes universidades portuguesas, entre as quais a Universidade do Minho, Universidade do Porto, Universidade de Coimbra, Universidade de Lisboa, Universidade Nova de Lisboa, Universidade Católica Portuguesa e Universidade Lusíada.

Recorde-se que o Prémio de História Alberto Sampaio foi instituído para perpetuar a memória e a obra do historiador, nascido em Guimarães em 1841, considerado uma das figuras mais importantes da historiografia portuguesa.

Famalicão: No Dia Internacional do Fascínio das Plantas há uma missão botânica na Devesa

O Núcleo de Estudantes de Biologia Aplicada da Universidade do Minho, presidido pelo famalicense Pedro Faria, organiza o primeiro “Bioblitz no Parque da Devesa – Missão Botânica”. Está marcado para o dia 16 de maio, entre as 10 e as 12 horas, com acesso gratuito, embora com inscrição obrigatória.

Um Bioblitz é um evento de ciência participativa em que diversas pessoas se juntam para registar a biodiversidade observável, num local restrito. A população está convidada a descobrir a biodiversidade deste espaço verde, com 27 hectares, contando com a ajuda dos monitores, num programa para toda a família.

Esta iniciativa, que surge no âmbito das comemorações do Dia Internacional do Fascínio das Plantas, é da responsabilidade do NEBAUM, em parceria com o grupo de divulgação de ciência STOL (Science Through Our Lives), associado ao Departamento de Biologia da Universidade do Minho.

Inscrições através do email nebaum@gmail.com.