
Nas últimas 24 horas, Portugal registou seis mortes e 1822 novos infetados pelo novo coronavírus.
No norte registaram-se 630 infetados e um óbito.
Os internamentos desceram: enfermarias, 681 (-14); UCI, 136 (-4).
Nas últimas 24 horas, Portugal registou seis mortes e 1822 novos infetados pelo novo coronavírus.
No norte registaram-se 630 infetados e um óbito.
Os internamentos desceram: enfermarias, 681 (-14); UCI, 136 (-4).
O CeNTI, o CITEVE – Centro Tecnológico Têxtil e Vestuário e o Centro de Estudos de Fenómenos de Transporte da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto trabalham no projeto DIF-Jacket desde 2020. O objetivo é desenvolver um casaco para bombeiro, com caráter inovador, cujo principal objetivo é a segurança em diversos cenários de combate a incêndios, ou seja, pretende melhorar significativamente a capacidade de prever como um determinado equipamento protege o bombeiro num determinado cenário.
A otimização do vestuário tem em conta três variáveis: bombeiro + vestuário de proteção + ambiente de incêndio.
O Portal das Finanças está inacessível e, até ao momento, não se sabe o que está a acontecer e não há nenhuma informação oficial.
Além do Portal das Finanças, também o Portal do e-faturas está inoperacional.
Nas redes sociais os utilizadores estão a ser informados que «estão a ocorrer constrangimentos no acesso ao Portal das Finanças. Lamentamos pelo incómodo. Assim que a situação estiver resolvida informamos».
Na receção ao Leixões SC, então líder do campeonato, a equipa do FAC venceu por 2,5 – 1,5, e assumiu o comando da classificação da 2.ª divisão Norte de bilhar 3 tabelas.
Neste jogo, houve um empate na mesa de Artur Figueiredo e as importantes vitórias de Rui Gomes e Carlos Sampaio.
Ficou, assim, garantida a liderança FAC, cumpridas sete jornadas, a última da primeira volta.
A equipa B deslocou-se à difícil casa do Boavista FC13 e perdeu, por 3-1, ponto conseguido na mesa um por Paulo Oliveira.
A segunda volta do campeonato de equipas regressa a 23 de fevereiro.
Depois de três anos sem atualização, o Rendimento Social de Inserção vai aumentar cerca de 20 euros, passando de 189,66 euros para 209,11 euros, já no mês de março, com efeitos retroativos a janeiro. Há mais de 198 mil pessoas a receber este apoio em Portugal.
A atualização do RSI para este ano foi hoje publicada em Diário da República. Os novos valores começam a ser pagos em março, abrangendo 198 mil pessoas, numa medida com um custo estimado em 30 milhões de euros.
A decisão do Governo em manter aberta a maternidade de Famalicão é bem recebida pela Comissão Política do PCP que, no entanto, considera «inaceitável» que o seu funcionamento esteja apenas assumido por um ano, dependente de investimentos nas instalações e em profissionais. Em comunicado, o partido recorda que compete ao Governo criar as condições para que o investimento público aconteça sempre que necessário. «Se o reforço de meios é preciso, sendo que isso não justifica a admissão de encerramento, então o Governo que proceda em conformidade ao invés de aligeirar responsabilidades».
Por isso, a Comissão Concelhia do PCP avisa «que continuará a intervir no sentido da sua defesa, apelando à mobilização dos utentes e da população».
A maternidade do Centro Hospitalar Médio Ave, em Vila Nova de Famalicão, vai continuar aberta e o recuo do Governo, depois de ter estado em cima da mesa a possibilidade de encerramento na sequência da avaliação da Comissão de Acompanhamento de Resposta às Urgências de Ginecologia/Obstetrícia, resulta da «ampla mobilização que a possibilidade de encerramento suscitou», na qual o PCP destaca a Tribuna Pública realizada pelo PCP a 3 de outubro do ano passado e a concentração promovida pela CGTP a 8 de novembro do mesmo ano.
A discussão pública «tornou ainda mais evidente a importância desta maternidade, como um serviço muito relevante, quer pela sua natureza e âmbito geográfico, quer pela sua capacidade de resposta e potencial».
A Associação do Voluntariado Hospitalar do Hospital de V.N. de Famalicão assinala, a 10 de fevereiro, o Dia Mundial do Doente, com um programa que vai decorrer ao longo da tarde deste dia. A comemoração começa com uma eucaristia, às 14h30, presidida por D. José Cordeiro, Arcebispo Primaz de Braga. Segue-se a sessão de abertura, às 14h45, e às 15h30, D. José Cordeiro dará uma palestra.
Uma hora depois, são entregues lembranças aos doentes nos vários serviços do hospital. Depois de um Porto de Honra, procede-se ao encerramento da comemoração do Dia Mundial do Doente.