Covid-19: A partir de domingo pode deixar de ser obrigatório o uso de máscara na via pública

Em princípio, no dia 12 de setembro, domingo, termina a obrigatoriedade do uso de máscara nos espaços públicos exteriores. Isto porque o PS não vai propor no Parlamento a renovação da sua obrigatoriedade, tendo em conta a atual situação epidemiológica do país. O Grupo Parlamentar do PSD, em declarações à TSF, também não pretende propor a renovação desta obrigatoriedade. Adão Silva disse que só um agravamento nos próximos dias obrigaria a manter esta norma.

Só o Parlamento pode propor a renovação do uso de máscara e estes dois partidos têm peso suficiente para deixar cair a norma.

A questão da renovação ou não da obrigatoriedade do uso de máscaras em espaços públicos exteriores é um dos assuntos que poderá ser objeto de análise esta quarta-feira, durante a reunião da conferência de líderes parlamentares.

Farmácia Central organiza a sua primeira Caminhada em Famalicão

No passado sábado, 31 de maio, a Farmácia Central organizou a sua primeira caminhada, integrada no Mês do Coração, com um percurso matinal pelo Parque da Cidade de Famalicão. A iniciativa surge na continuidade da participação da farmácia na Feira da Saúde, onde estiveram em destaque temas como o sono, a memória e a mobilidade.

Com o objetivo de proporcionar um momento de convívio saudável e de sensibilizar para a importância da prática regular de exercício físico, a iniciativa reuniu mais de 80 participantes de várias faixas etárias.

Ao longo de um percurso tranquilo, os participantes puderam desfrutar da beleza natural do parque, num ambiente envolvente e relaxante, reforçando a ligação entre saúde, bem-estar e natureza. A caminhada contou também com a presença especial de alguns patudos, que animaram ainda mais a manhã.

Cada participante recebeu um kit especial, composto por fruta, água, protetor solar, camisola, mochila, cremes e flyers com conselhos de saúde – tudo pensado para uma caminhada segura, informada e cheia de energia.

A Farmácia Central pretende continuar a promover este tipo de iniciativas que proporcionam momentos de partilha, descontração e um contacto mais próximo com a natureza.

Associação de Dadores de Sangue realiza colheita em Rebordões

No próximo domingo, a Associação de Dadores de sangue de V. N. de Famalicão promove uma colheita de sangue no Pavilhão Gimnodesportivo de Rebordões – Santo Tirso. Com o apoio do Grupo Afrikan Runners e o Agrupamento do CNE nº339, a iniciativa é aberta à população em geral e decorre entre as 9 e as 12h30 pelo Instituto Português do Sangue e da Transplantação.

Famalicão: Arranca em breve a construção da USF de Nine e Centro de Saúde de Ruivães/Landim

A Câmara Municipal de Famalicão adjudicou esta quinta-feira, em reunião de executivo, a construção da USF de Nine e do Centro de Saúde de Ruivães/Landim. As obras devem arrancar nas próximas semanas e têm um prazo de execução de um ano.

As duas novas infraestruturas juntam-se a outras já em construção, nomeadamente, a USF de S. Miguel-o-Anjo e de Joane e a Unidade de Saúde Urbana de Famalicão, que está a ser remodelada.

Numa clara aposta do Município em melhorar as condições da rede de cuidados de saúde primários do concelho serão investidos cerca de 13 milhões de euros, com apoio do PRR.

“Vamos ficar muitíssimo melhor do que estávamos antes”, afirmou Mário Passos, o presidente da Câmara de Famalicão, no final da reunião do executivo municipal.

Depois de melhoradas as estruturas físicas, o plano de ação do Município deverá forcar-se na saúde preventiva.

Famalicão: AML realiza formação de primeiros socorros para encarregados de educação

Na passada sexta-feira, dia 16 de maio, o Centro Social das Lameiras recebeu uma sessão de primeiros socorros pediátricos, com a presença das enfermeiras da Unidade de Saúde Escolar Terras de Camilo.

Asfixia, desmaio, entorse, feridas, queimaduras, alergias, asma e suporte básico de vida foram alguns dos temas abordados nesta formação dedicada a encarregados de educação que ficaram mais capacitados para atuar perante um acidente ou condição de saúde de uma criança.

Famalicão: CIOR promove atividades de saúde e expressões artísticas no centro da cidade

A CIOR vai estar na Alameda D. Maria II, no chamado Mercado Urbano (“Vai à Vila”), com mais um Mercado da Saúde e o Mixing ARt IV. A iniciativa decorre de sexta-feira a domingo, com acesso gratuito a uma série de atividades de promoção da saúde e bem-estar, aliadas a expressões artísticas e criativas.

O Mercado da Saúde é organizado em parceria com a Câmara Municipal, com o apoio das Farmácias da Devesa e do Calendário e participação de vários parceiros ligado ao setor.

Os protagonistas serão os alunos finalistas do curso Técnico de Auxiliar de Farmácia que efetuarão rastreios gratuitos a diversos parâmetros e desenvolverão atividades promotoras da saúde e bem-estar, a par do contributo para literacia em saúde.

No dia 23, decorre das 9 às 12 horas e das 14 às 17 horas. Nos dias 24 e 25, é das 10 às 12 horas e das 14h às 16h30.

Por sua vez, o Mixing Art, iniciativa associada ao Curso Técnico de Animação Sociocultural, começa no sábado, às 9 horas, com uma aula de zumba/fitdance; 10 e 14 horas, Macramé/Raquel Araújo; 12 e 16 horas, Dança S. Tomé/Valdemar Santos & Vanessa Santos; 16h30, Terapia do Riso/Zulmira Fontes; 17h30, Pilates/Nuno Alves. Depois, no anfiteatro, Parque da Devesa, pelas 21h30, concerto com Albaluna e o convidado Jardim Letal. Entre as 9 e as 18 horas, modelagem de balões, pinturas faciais e jogos tradicionais.

No domingo, arranca às 10h15, com aula de dança kids/fitdance; 11h15, Dança S. Tomé/Valdemar Santos & Vanessa Santos; 14 horas, flores artesanais/Marta Silva; 15 horas, conto infantil; 16 horas, Biscuit/Rita Cruz. Das 9 às 18 horas, modelagem de balões, insufláveis, pinturas faciais, mascotes, jogos tradicionais.

O diretor da CIOR, Amadeu Dinis, vê nestas iniciativas «momentos da Escola se abrir à cidade e à comunidade, sempre muito bem recebidos, permitindo também aos alunos evidenciarem as competências e capacidades adquiridas ao longo dos cursos, de acordo com os respetivos perfis profissionais pretendidos para os mesmos».

Clínica ADC tem agora novas instalações e mais serviços em Famalicão

A Clínica ADC especializada em medicina física e reabilitação tem agora novas instalações na rua Higino Ferreira de Macedo, nº 46, lojas 5 e 6 em Vila Nova de Famalicão. O novo espaço contempla mais serviços e a dedicação a que sempre habituou os seus pacientes.

Destaque para a convenção com o SNS em consultas de reabilitação, fisioterapia neurológica, musculoesquelética, pediátrica e respiratória.

Na Clínica ADC pode ainda usufruir de uma vasta opção de serviços privados como sessões de fisioterapia individual, pilates clínico individual ou em pequenos grupos, exercício clínico individual e fisioterapia na saúde da mulher com reabilitação do assoalho pélvico.

Cuide de si e invista na sua saúde! Para informação adicional e agendamentos ligue 252 377 185 ou 914 482 619. Pode também entrar em contacto através do e-mail geral@clinicaadc.com