Covid-19: Autoagendamento da vacina para jovens entre os 12 e os 15 anos aberto a partir de quinta-feira

O autoagendamento da vacina contra a Covid-19 para jovens entre 12 e 15 anos de idade vai estar disponível entre quinta-feira e sábado e a vacinação destas pessoas inicia-se no fim de semana de 21 e 22 de agosto. De acordo com o coordenador da task force, Henrique Gouveia e Melo, há «um plano, um calendário, que foi desenhado para que os adolescentes estivessem vacinados antes do início da época escolar».

Durante o período de 12 a 14 de agosto, entre esta quinta-feira e sábado, «o autoagendamento será exclusivo para os utentes dos 12 aos 15 anos de idade, a vacinar nos fins de semana de 21 e 22 de agosto e de 28 a 29 de agosto», explicou o coordenador da task force. Com a abertura do autoagendamento para os jovens entre os 12 e os 15 anos, o processo de marcação fica suspenso para as pessoas com idade igual ou superior a 18 anos. Consequentemente, o autoagendamento desta última faixa etária retoma no domingo, dia 15 de agosto.

O processo de vacinação das crianças entre os 12 e os 15 anos, segundo Henrique Gouveia e Melo, deve terminar a 19 de setembro. A task force estará aberta «a qualquer mudança ou qualquer adaptação que seja necessário fazer para que o processo corra bem», notou. «No fim, o objetivo é vacinar esta população juvenil e, portanto, faremos o que for necessário», acrescentou.

Famalicão: AFPAD deu vida e cor ao Parque da Devesa

No último fim de semana, o Parque da Devesa foi palco de uma celebração especial do Dia Mundial da Criança, intitulada “Tempo de Sonhar”, promovida pela Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão. A iniciativa trouxe uma atmosfera de alegria, cor e magia ao espaço.

A equipa criativa responsável por transformar o parque foi composta pelos jovens da AFPAD, que deram asas aos sonhos e criaram um ambiente encantado, repleto de elementos lúdicos e sensoriais. Inspirados pelo tema “Tempo de Brincar”, decoraram o espaço com árvores que pareciam esconder segredos, flores que cheiravam a rebuçados de morango e gigantescos lollipops que convidavam à brincadeira.

“O nosso objetivo foi criar um espaço onde os sonhos pudessem ganhar vida, estimulando a imaginação e a alegria de todas as crianças que visitassem o parque da devesa”, explicou Célia Maia, Diretora Técnica da AFPAD.

A iniciativa reforça o papel da Associação na promoção de atividades que unem diversão, educação e inclusão social, demonstrando o impacto positivo do trabalho dos jovens na transformação de espaços públicos em ambientes de fantasia e esperança.

Famalicão: Segunda melhor época de sempre em sete anos de crescimento

Sete anos após a criação da SAD, o FC Famalicão tem bem cimentado o projeto desportivo que não passa apenas pela equipa principal. A aposta também se manifesta na formação e nas infraestruturas.

Da equipa principal, há a destacar que na época que recentemente terminou conseguiu a segunda melhor classificação de sempre (7.º lugar) e a segunda melhor pontuação (47 pontos). Bateu, ainda, outros recordes. Desde jogos consecutivos a marcar (13), sem sofrer golos (5), ou o melhor início da Liga (3 vitórias). E outras “medalhas” surgem como o recorde de jogadores em seleções (9 e todos ao mesmo tempo) e 6 jogadores que, nos próximos dias, estarão no Europeu sub-21.

Apesar do balanço ser muito positivo, a época não deixou de manifestar dificuldades. À semelhança de outros anos, também houve troca de treinador (Armando Evangelista) e quem chegou, Hugo Oliveira, demorou a implementar a sua ideia de jogo.

Enquanto «marca» que Miguel Ribeiro sempre quis projetar, nacional e internacionalmente, o FC Famalicão é, garantidamente, uma equipa de primeira, tendo lá chegado em 2019/2020 e não mais saiu. Uma marca que cresce com foco «no jogo e no jogador», como sempre mencionou o líder da SAD.

Se desportivamente, alguns elementos acima mencionados atestam a estabilidade e o crescimento; «o jogador» tem também sido bem valorizado, registando-se vendas que renderam milhões de euros desde 2028/2019, ano da criação da SAD, com a “Quantum Pacific”. Da lista, referências, por exemplo, para Ugarte (25 milhões) vendido ao Sporting, hoje no Manchester United; Pedro Gonçalves, também Sporting, por 14 M€; Luiz Junior, no verão passado, para o Villarreal, por 12, e as vendas de Otávio e Iván Jaime, ambos para FC Porto, por 12 e dez milhões, respetivamente.

Os cofres da SAD podem ficar mais recheados pela eventual venda do muito cobiçado Gustavo Sá, um dos sub-21 que vai servir a Seleção. Qualquer proposta que apareça só será analisada depois da participação no Europeu

A este projeto desportivo está associada a contratação de jovens valores e uma clara aposta na formação, com destaque para os sub-19, com o inédito título nacional em 22/23, e com os sub-23 sempre na luta pelo título nacional. Esta época, foram segundos no campeonato e semi-finalistas da Taça.

Também há as infraestruturas. Com o horizonte de ter daqui a três anos um novo estádio – projeto está a concurso internacional, lançado pela Câmara Municipal – tem havido um investimento na Academia, hoje denominada Centro de Treinos, com todas as comodidades necessárias para o desenvolvimento do talento.

Porém, neste universo SAD, o clube aposta, também, na formação e no futebol feminino. As seniores lutam pelo play-off da manutenção na Liga BPI e a equipa sub-19 garantiu a subida à 1.ª divisão nacional.

Acresce que o recém-criado projeto do futsal já é campeão nacional da 2.ª divisão e na próxima época vai jogar na Liga Placard.

Tudo somado, se equipa sénior feminina se mantiver na Liga BPI, só o Sporting, Benfica, Braga e Famalicão têm todas as equipas na 1.ª divisão.

A tudo isto também não tem faltado o apoio. Tal como nas últimas épocas, o clube aparece em lugar de destaque no ranking relativo às assistências na Liga Portugal Betclic, sendo o quarto com melhor registo em termos de taxa de ocupação (72,4%).

Nos 17 jogos realizados em casa estiveram 64285 espetadores, o que dá uma média de 3781 por jogo. Um registo que permitiu subir uma posição neste ranking específico por comparação com o do final da época passada.

Famalicão: Seide reuniu jovens em torno de “Tretas sérias”

No passado sábado, a Junta de Freguesia de Seide promoveu uma iniciativa de esclarecimento sobre os mais diversos temas, intitulada “Tretas sérias” e direcionada à juventude, a partir da ideia de um grupo de jovens seidenses.

Com a moderação do humorista Ricardo Cardoso e a participação de um painel de oradores com experiência nas diferentes temáticas, travaram-se conversas descontraídas a partir de questões colocadas em tempo real pela audiência.

No final do evento, a organização fez um balanço positivo “esta atividade deixa patente que espírito colaborativo e a vontade de fazer diferente são ingredientes fundamentais para se alcançarem os maiores desígnios”, referiu Ana Freitas, representante da Junta de Freguesia de Seide.

Foi uma tarde de partilha de conhecimento que contou com as boas-vindas de Camilo Castelo Branco, no ano em que é comemorado o seu bicentenário.

Famalicão: “Tretas Sérias” – uma conferência para jovens na freguesia de Seide

A Junta de Freguesia de Seide está a promover uma iniciativa dedicada aos jovens, uma conferência sobre vários temas que vão de encontro ao interesse desta faixa etária. A ideia partiu de um grupo de jovens locais e está agora a ganhar vida.

Literacia política e financeira, saúde mental, fake news, emprego e voluntariado serão os temas desta 1ª edição batizada de “Tretas Sérias”, que se vai realizar na tarde de sábado, dia 24 de maio, a partir das 14h30, no auditório do Centro de Estudos Camilianos, em Seide, e que vai contar com um painel de oradores experientes nas diferentes áreas.

Ricardo Cardoso vai assumir o papel de moderador, sendo ele um rosto conhecido entre a juventude, com um perfil descontraído e bem-humorado.

A entrada é livre, mas sujeita a inscrição que pode ser feita online aqui.

Famalicão: «Somos um clube corajoso»

O FC Famalicão é o terceiro clube da I Liga que mais jogadores utilizou – 7 – com idade igual ou inferior a 20 anos. Estes números constam do mais recente estudo do Barómetro e Observatório da Liga Portugal Betclic, que analisou dados relativos à utilização de jogadores sub-20 na temporada 2024/25 na Liga Portuguesa e nos principais campeonatos do futebol europeu (Inglaterra, Itália, Espanha, Alemanha e França).

Sobre este ranking e a aposta em novos talentos, o treinador do Famalicão fala na coragem que é precisa «para abrir as portas aos mais jovens. É preciso acreditar no talento num tempo em que, muitas vezes, nos protegemos… para não correr riscos, para alcançar objetivos quantitativos – que também queremos -, mas sem medo do talento e da juventude. Obviamente que nos deixa felizes saber que somos um clube corajoso».

Palavras proferidas ao início da manhã desta sexta-feira, na antevisão ao jogo com o Santa Clara. Hugo Oliveira considera, ainda, que a aposta em jovens «faz parte do ADN do clube, daquilo que é o projeto e o desenvolvimento. Obviamente, quando temos talento temos de abrir portas. Seja ao que cresce dentro de portas, quer ao que está fora e possamos estar atentos para o encontrar e desenvolver». No entanto, avisa que o fator idade «nunca será preponderante para jogar. O importante é o potencial e a qualidade».

O treinador do Famalicão reforça uma ideia muitas vezes repetida pelo presidente da SAD, Miguel Ribeiro. «Desenvolver jogadores faz parte do projeto do clube. Sempre foi assim e vai continuar a ser. É importante que se encaixe no puzzle o projeto do clube, o treinador, a exigência e o talento, mas há muito para se desenvolver» porque, reitera, «temos que continuar a aprender e o processo é de desenvolvimento. Só assim o futuro será melhor».

Ainda sobre o estudo, Gustavo Sá, Mathias de Amorim, Pedro Bondo, Yassir Zabiri, Ibrahima Ba, Otso Liimatta e Leonardo Oliveira são os responsáveis por colocar o emblema famalicense num patamar de relevo no que toca à valorização de jovens talentos. Só o Sporting e Braga superam o emblema famalicense na utilização de jogadores dentro daquela faixa etária. Individualmente, é destaca a preponderância de Gustavo Sá. O médio criativo faz parte do top 10 de jogadores sub-20 com mais assistências nos principais campeonatos do futebol europeu, tendo servido os colegas de equipa em seis ocasiões.

Pagamento do IMI alargado até final de junho

Por motivos associados ao “apagão”, o Governo alargou até final de junho o prazo para pagamento do Imposto Municipal sobre Imóveis (IMI).

O Ministério das Finanças emitiu um comunicado onde explica que «considerando que estes constrangimentos impossibilitaram o envio atempado de um conjunto alargado de notas de cobrança do IMI, o qual se encontra a decorrer, o Governo decidiu prorrogar, para todos os contribuintes, o prazo para o pagamento da primeira prestação do IMI ou, se for o caso, da prestação única deste imposto até ao final do mês de junho».