Covid-19: Direção-Geral da Saúde não se compromete com regresso às aulas a 10 de janeiro

Quando questionada sobre o regresso às aulas, a 10 de janeiro, Graça Freitas foi pragmática. «Vamos ver. Se for possível regressar com confiança, serão retomadas as aulas. Se não for, serão tomadas as medidas necessárias», garantiu a diretora-geral da Saúde. Em declarações à CNN, esta quinta-feira, deixou em aberto um eventual novo adiamento, devido ao avanço da variante Ómicron.

Neste contexto, Graça Freitas apelou aos pais para que vacinem as crianças e garantiu que não haverá discriminação em ambiente escolar se não tiverem levado a vacina da Covid-19.

Famalicão: Brufe já exibe árvore enfeitada com crochê

Ao final da tarde desta sexta-feira foi inaugurada em Brufe uma árvore gigante feita de crochê. O desafio foi lançado à comunidade e o bonito resultado pode ser visto na Praceta dos Combatentes.

Na inauguração, com a presença de centenas de pessoas e cânticos de Natal, o autarca local, Carlos Gomes, enalteceu o espírito comunitário que permitiu concretizar este objetivo, assinalando que o projeto que é agora uma realidade faz prova da solidariedade e amizade, fazendo votos que esta quadra natalícia seja intensamente vivida por todos.

Famalicão: Alunos da EB de Delães exploram a Casa do Território

Os alunos do 3º ano da EB de Delães visitaram a Casa do Território, no Parque da Devesa, no dia 28 de novembro. As crianças tinham como objetivo conhecer melhor o território, as suas personalidades e principais atividades.

Num só espaço ficaram a conhecer Bernardino Machado, Alberto Sampaio, Camilo Castelo Branco e Soledade Malvar. Para além das personalidades, também perceberam que existem museus importantes, com um significativo espólio.

A visita só terminou depois de os alunos conhecerem as indústrias que levam o nome de Vila Nova de Famalicão a todo o mundo, como é o caso de Vieira de Castro, Riopele, Louropel, Continental Mabor e Leica.

Rafael Azevedo, Lara Sampaio e outros meninos, intitulados “Somos os Exploradores”, ficaram encantados com as surpresas deste espaço e, no final, demonstraram os conhecimentos adquiridos.

 

Famalicão: Quarenta e uma escolas são Amigas da Criança

A distinção promovida pela Confederação Nacional das Associações de Pais, pela editora LeYa Educação e pelo psicólogo Eduardo Sá premiou 41 escolas e jardins de infância e mais de 170 os projetos de Vila Nova de Famalicão com o Selo Escola Amiga da Criança.

Esta iniciativa de âmbito nacional, visa distinguir escolas que concebem e concretizam ideias que contribuam para o desenvolvimento da criança no espaço escolar e, essencialmente, partilhem essas boas práticas.

Os objetivos desta ação passam por envolver a comunidade educativa em projetos que promovam a satisfação dos alunos, dar a conhecer as ideias promovidas pelos estabelecimentos de ensino e proporcionem às crianças e jovens um percurso enriquecedor e um desenvolvimento pessoal e social mais integrado e harmonioso.

Famalicão: Cantigas de Natal em Joane

A igreja paroquial de Joane recebe, na tarde de domingo, às 15h30, um concerto de “Melodias de Natal” promovido pela Rusga de Joane.

O concerto começa com o grupo anfitrião, a Rusga de Joane, com cantigas tradicionais religiosas, alusivas ao Natal e recolhidas na comunidade e nos cancioneiros populares da região minhota. Nesta iniciativa atua, também, a fadista Patrícia Costa com “Um Natal Português”, apresentando melodias quase perdidas na memória, que devolvem lugares, pessoas e vivências, envoltos no sentimento mais português: a saudade.

 

Famalicão: Arteduca e Orfeão Famalicense cantam o Natal

A programação natalícia que está a decorrer em Famalicão, desde esta quinta-feira, prossegue hoje, às 19h30, na Praça-Mercado Municipal, com o Natal na Praça, pela Arteduca, Conservatório de Música. Às 21h30, a Igreja Matriz Nova recebe o Coro de Pequenos Cantores de Esposende e The Village.

No sábado, às 18h30, a Igreja Matriz Antiga recebe o concerto de Natal do Orfeão Famalicense. Às 21h30, a Praça D. Maria II recebe Noite de Luz, com as mais belas canções de Natal, num espetáculo com Ângela Silva (voz), Pequenos Cantores de Joane (coro), David da Silva (acordeão), Ana Moreira da Silva (piano), Cristina Veloso (violino), Carla Marques (viola d´arco) e André Silva (violoncelo).

Famalicão: Árvore de Natal da Praça foi enfeitada pelos seniores

A Árvore de Natal da Praça-Mercado Municipal de Famalicão está enfeitada com recurso a trabalhos manuais de seniores associados ao projeto “Faz-Refaz” e às Academias Sénior.

É uma árvore muito especial, por ser carregada de afeto de dezenas de seniores.

Os trabalhos consistem essencialmente em botas de Natal, elaboradas com recurso ao reaproveitamento de materiais.

A árvore foi montada na segunda-feira, dia 28 de novembro, e contou com a presença do presidente da Câmara Municipal, Mário Passos, que se associou a uma tarde de convívio entre a comunidade sénior. O momento foi animado pela ARRA – Associação Reformados de Riba de Ave, pela Tuna Novo Rumo – Associação de Professores de V. N. de Famalicão e pelos alunos do curso de Desporto e Geriatria da Didáxis – Cooperativa de Ensino de Riba de Ave.

Refira-se que o projeto ‘Faz – Refaz’ e o programa de dinamização de Academias Seniores em Famalicão visam a melhoria da qualidade de vida da população sénior famalicense, através de práticas de aprendizagem e de sociabilização.