Covid-19: Escolas podem fechar devido ao aumento de funcionários infetados

É, por enquanto, uma possibilidade remota, mas o aumento de casos de infeção com o SARS-CoV-2 entre os assistentes operacionais das escolas está a preocupar diretores escolares que admitem o encerramento de estabelecimentos caso a situação se agrave.

O presidente da Associação Nacional de Diretores de Agrupamentos de Escolas Públicas (ANDAEP), Filinto Lima, sublinha que as escolas «fazem tudo para não fechar, mas se houver uma vaga poderá ser impossível impedir que tal não aconteça». Em declarações à Lusa, o dirigente recorda que os diretores podem pedir aos assistentes operacionais que estão a trabalhar numa escola para irem temporariamente para outra e, outra solução, passa por reduzir os horários de alguns serviços, como o bar ou a biblioteca, libertando trabalhadores para outros setores.

Outra solução, avança, é recorrer à Direção-Geral dos Estabelecimentos Escolares, «que nos apoia, colocando pessoas para colmatar estas ausências pontuais. As escolas têm reservas de recrutamento e podemos ir à lista contratar outros funcionários. Os diretores fazem tudo para evitar chegar a um caso dramático de fechar uma escola» que, do seu ponto de vista, será sempre um caso pontual «e nunca generalizado».

Preço dos combustíveis: gasóleo mantém e gasolina sobe (1 cêntimo)

A partir de segunda-feira, 28 de abril, o preço dos combustíveis não será alvo de alterações significativas. O gasóleo deverá manter o preço e a gasolina sobe um cêntimo por litro.

De acordo com a Direção Geral de Energia e Geologia, o preço médio do litro de gasóleo em Portugal custava, esta quinta-feira, 1,522 euros, enquanto o do gasolina valia 1,676 euros.

A confirmarem-se estas previsões para a próxima semana, o preço médio do gasóleo simples deverá continuar nos 1,522 €/l enquanto o da gasolina simples 95 poderá subir para 1,686 €/l.

Famalicão: Semana Académica começa este sábado

Até ao dia 2 de maio decorre a Semana Académica de Famalicão. Este sábado, 26 de abril, às 21h30, no átrio exterior da Universidade Lusíada, acontece o “Traçar das Capas” e a Serenata, nos Paços do Concelho, à meia noite. Participam as tunas masculinas e femininas da Lusíada e da CESPU.

No domingo, realiza-se a Missa de Finalistas, às 14h30, na Igreja Matriz Nova, e a cerimónia de imposição de insígnias, às 16h30, no centro pastoral. O tradicional Cortejo Académico decorre na quarta-feira, dia 30 de abril, a partir das 14h30, pelas ruas do centro da cidade.

Entretanto, a sessão solene do Dia da Universidade Lusíada está marcada para o dia 17 de maio. O programa contempla uma missa de ação de graças, às 15 horas, na Igreja Matriz Nova, presidida pelo Bispo Auxiliar de Braga, Dom Delfim Gomes, com a participação do padre Miguel Rodrigues, diretor da Pastoral Universitária da Arquidiocese de Braga, do padre Francisco Carreira, Arcipreste de Famalicão, e do capelão da Universidade Lusíada, padre José Paulo Pereira.

Uma hora depois, decorre a sessão solene com testemunhos e as intervenções, entre outros, de João Duarte Redondo, Chanceler da Universidade Lusíada e presidente do Conselho de Administração da Fundação Minerva – Cultura – Ensino e Investigação Científica. A entrega de prémios, das Cartas de Curso e o hino académico encerram a sessão.

Famalicão: Pedro Chagas Freitas na próxima Conferência em Educação

Pedro Chagas Freitas é o convidado da palestra “Os Caça Alfaces” que vai decorrer no dia 25 de abril, pelas 18 horas, no auditório da EB 2/3 de Ribeirão. É direcionada a pais, professores, profissionais de educação e saúde, bem como a todos os que se preocupam com o bem-estar das novas gerações.

A iniciativa insere-se no VII Ciclo de Conferências em Educação, uma parceira entre o Município de Vila Nova de Famalicão, a Federação Concelhia das Associações de Pais e o Centro de Formação das Associações de Escolas, que procura ser um espaço de reflexão sobre temas cruciais da atualidade.

A sessão tem como objetivo sensibilizar a comunidade para os desafios que afetam crianças, jovens, educadores e pais, com enfoque especial na família, na escola e na saúde mental. O equilíbrio emocional, o papel da comunicação e a importância da empatia serão alguns dos temas abordados.

A entrada é gratuita, mas sujeita a inscrição em www.famalicaoeducativo.pt.

Famalicão: Requalificação do Centro de Saúde começa terça-feira

A assinatura do auto de consignação da requalificação do Centro de Saúde de Famalicão decorre na próxima terça-feira, 22 de abril, às 11h30, nas instalações da unidade de saúde, na Avenida 25 de Abril.

Esta intervenção representa um investimento de cerca de 2.8 milhões de euros e prevê a intervenção nos dois pisos do edifício, com a melhoria das condições infraestruturais e a adaptação aos atuais padrões energéticos, a criação de novos espaços e funcionalidades. A obra tem um prazo de execução de 365 dias e resulta de uma candidatura ao Plano de Recuperação e Resiliência.

Com o arranque das obras, as três Unidades de Saúde Familiar e a Unidade de Cuidados à Comunidade D. Maria II, instaladas neste edifício, estão a ser transferidas para as instalações provisórias localizadas na Antiga Reguladora, no topo da Rua José Carvalho.

A construção do atual Centro de Saúde de Famalicão remonta ao início da década de 90, pelo que a obra permitirá ajustar o edifício aos padrões de prestação de cuidados de saúde numa unidade que serve cerca de 40 mil utentes.

Esta intervenção decorre de um conjunto de outras em curso na área da Saúde. É o caso da construção das novas Unidades de Saúde Familiar de São Miguel-o-Anjo (Calendário) e Joane, já em fase de obra, e de outras obras que entretanto avançam para o terreno como a construção das novas unidades de Nine e Ruivães/Landim e da ampliação e requalificação da unidade de saúde de Lousado.

Famalicão: Junta de Arnoso (Santa Maria, Santa Eulália) e Sezures oferece amêndoas e chocolates

Associando-se à festa da primavera e da Páscoa, organizada pelo agrupamento de escolas D. Maria II nos estabelecimentos de ensino desta união de freguesias, a autarquia local ofereceu amêndoas e chocolates a todas as crianças do ensino pré-escolar e básico e da Associação Engenho. Também os professores e auxiliares foram contemplados, num reconhecimento do empenho, disponibilidade e carinho que têm para com os alunos.

As escolas ornamentaram-se a preceito com bonitos arranjos e trabalhos alusivos à estação primaveril e à celebração da Páscoa, tendo-se realizado um desfile e concurso de chapéus de primavera na EB Conde de Arnoso.

Famalicão: Câmara Municipal refuta acusações do PAN sobre as condições das instalações provisórias do Centro de Saúde

O PAN enviou à Câmara Municipal algumas questões sobre as instalações provisórias do Centro de Saúde, manifestando preocupação por o pavilhão, na antiga Reguladora, ser «aparentemente» revestido de telhas de amianto. O Município esclarece que as instalações «funcionam em estruturas modulares pré-fabricadas que estão colocadas num pavilhão com cobertura de telhas de fibrocimento que não foram movimentadas durante os trabalhos, pelo que não há risco para a saúde pública».

Sobre as ações diligenciadas para proteger colaboradores e utentes dos potenciais impactos que este material pode provocar na saúde das pessoas, a Câmara Municipal reporta que de uma reunião de trabalho técnica, com representantes da Unidade de Saúde Pública da ULS, «entidade com competência legal para avaliar o risco para a saúde pública, não foi confirmada a inexistência de qualquer risco».

Recorde-se que as várias unidades que compõe o Centro de Saúde que está na Avenida 25 de Abril estão a ser transferidas, provisoriamente, para as instalações da antiga Reguladora enquanto decorrem as obras que têm a duração de um ano.