Covid-19: Governo começa a pagar apoio extraordinário a bombeiros este mês

A Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil transfere este mês a primeira tranche dos três milhões de euros de apoio extraordinário destinado a ajudar os bombeiros, no contexto da pandemia de covid-19, foi hoje anunciado.

O apoio extraordinário tem como destino as associações humanitárias de bombeiros voluntários, para ajudar as corporações a enfrentar as dificuldades financeiras criadas pela pandemia, afirma o Ministério da Administração Interna (MAI), em nota de imprensa.

A primeira tranche que será transferida este mês corresponde a 1,5 milhões de euros.

Os restantes 1,5 milhões de euros de apoio extraordinário serão pagos no mês de julho, acrescenta o MAI.

Os três milhões de euros serão distribuídos de acordo com a proporção do financiamento permanente atribuído” a cada associação humanitária, esclarece a tutela.

Segundo o ministério, o empenhamento das corporações no contexto da pandemia “tem contribuído para o agravamento da situação financeira” das associações humanitárias, através de despesas adicionais “com a aquisição de equipamentos de proteção individual e pelos cortes sofridos nas receitas oriundas do transporte de doentes”.

Em 2020, o Governo já tinha transferido para as corporações cerca de dois milhões de euros de apoio excecional e temporário devido à pandemia, recordou o MAI, salientando ainda que a tutela quase duplicou o valor da transferência anual para o Fundo de Proteção Social dos Bombeiros.

O Orçamento do Estado para 2021 prevê um financiamento de 28,6 milhões de euros para as corporações de bombeiros, ao qual acrescem os três milhões de euros de apoio extraordinário.

Gasolina pode subir 0,5 cent/l na próxima semana

A próxima semana começa com uma nova atualização no preço dos combustíveis. De acordo com a imprensa especializada, a gasolina pode ficar mais cara 0,5 cêntimos por litro, enquanto que o preço do gasóleo não deverá sofrer alteração.

Recorde-se que na última semana os combustíveis registaram uma das maiores descidas de sempre, na ordem dos 7 cêntimos por litro.

Famalicão: Autarquia instala barreiras para travar estacionamento abusivo junto à Praça D. Maria II

A Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão continua a tomar medidas para travar o estacionamento indevido na cidade. Uma das mais recentes intervenções aconteceu na Rua Capitão Manuel Carvalho, o principal acesso à Praça D. Maria II, no coração da cidade.

Foram instalados pilaretes metálicos, num troço frequentemente ocupado por veículos estacionados de forma irregular. Esta situação, bem como o estacionamento na zona reservada aos taxis ou em segunda fila, gera constantes constrangimentos na circulação automóvel e coloca em causa a segurança rodoviária.

Com esta medida, o município pretende garantir uma maior fluidez no trânsito e devolver o espaço público à sua função original, promovendo uma mobilidade mais organizada no centro urbano.

Condutor danifica carro estacionado e abandona local em Calendário

Na manhã desta quarta-feira, um veículo estacionado nas proximidades da Avenida de França, em Calendário, foi alvo de danos provocados por outro condutor, que abandonou o local sem prestar qualquer esclarecimento.

De acordo com as marcas deixadas na viatura danificada, suspeita-se que o responsável conduzia um automóvel de cor azul.

O proprietário do carro lesado (Mini Cooper S Clubman) apela a quem tenha testemunhado o sucedido que reporte qualquer informação útil às autoridades competentes, de forma a ajudar na identificação do responsável pelo incidente.

Câmara de Famalicão reage a descarga ilegal no Rio Pele: Situação reportada de imediato ao SEPNA

Uma descarga ilegal no Rio Pele, em Landim, ocorrida ao final da tarde desta segunda-feira, dia 14 de maio, motivou uma reação do Presidente da Câmara, Mário Passos.

 

Ver esta publicação no Instagram

 

Uma publicação partilhada por Cidade Hoje (@cidadehoje)

“Assistimos ontem a mais um episódio lamentável e condenável de poluição no Rio Pele”, afirmou o autarca, numa reação publicada no facebook. Em resposta às dúvidas levantadas pela comunidade, nomeadamente nas redes sociais, esclareceu que “mal teve conhecimento da ocorrência, a Câmara Municipal tratou de a reportar, de imediato, ao SEPNA (GNR)”.

Mário Passos afirma que “o SEPNA, que está já no terreno a desenvolver diligências para identificar a origem da descarga, é a entidade com competência para nestes casos levantar autos, identificar infratores e recolher provas”.

Sublinha ainda que “estas ocorrências podem ser reportadas aos serviços municipais, mas é o SEPNA que tem competência para atuar”, reforçando que “qualquer cidadão ou entidade pode e deve contactar o SEPNA para reportar situações que possam constituir uma infração à legislação ambiental através da linha SOS Ambiente 808 200 520, disponível 24 horas por dia”.

O edil aproveitou ainda para recordar que “a Câmara Municipal tem vindo a fazer um trabalho constante de valorização da bacia hidrográfica do concelho”, dando destaque à criação da brigada dos Guarda-Rios.

Famalicão: Mais de 400 livros digitais e audiolivros requisitados na BiblioLED

Entrou em vigor no final de janeiro, a plataforma BiblioLED, um serviço inovador de leitura e empréstimo de livros em formato digital e audiolivros, um projeto lançado pelo Ministério da Cultura que já se está a disseminar por entre a população.

Os primeiros números revelam que dos oito municípios que integram a CIM do Ave, Vila Nova de Famalicão é o segundo mais procurado com 183 utilizadores inscritos e 419 empréstimos, destaque para a obra “Inquieta”, de Susana Amaro Velho.

A nível nacional as expectativas iniciais já foram superadas com mais de 17 mil registos na plataforma e cerca de 22 mil livros emprestados.

A CIM do Ave reforçou a aposta na adesão local à BiblioLED através da entrega de 74 novos computadores às bibliotecas municipais dos seus oito municípios – Cabeceiras de Basto, Fafe, Vieira do Minho, Vila Nova de Famalicão, Guimarães, Mondim de Basto, Vizela e Póvoa de Lanhoso, uma iniciativa apoiada por fundos do PRR.

Este serviço é gratuito e em Famalicão, os interessados devem possuir uma ficha de inscrição de leitor nas Bibliotecas Municipais e efetuar o pedido de adesão através do link disponível aqui.

Greve nas grandes superfícies no dia 1 de Maio

No Dia do Trabalhador, 1 de maio, os profissionais do setor da distribuição vão fazer greve, numa ação convocada pelo Sindicato dos Trabalhadores do Setor de Serviços.

A paralisação deverá afetar principalmente os grandes espaços comerciais, envolvendo empresas associadas à Associação Portuguesa das Empresas de Distribuição.

O sindicato defende melhores salários, combate à precariedade e apela ao respeito por esta data simbólica e pelo valor do trabalho digno.