Covid-19: Isolamento de doentes passa de sete para cinco dias

A ministra da Presidência anunciou, esta quinta-feira, que o período de isolamento por covid-19 vai passar de sete para cinco dias e que a situação de alerta devido à pandemia mantém-se até ao final do mês de julho.

Em conferência de imprensa, Mariana Vieira da Silva promete novidades para os próximos dias, garantindo que vão continuar a vigorar regras do uso de máscaras em determinadas situações, como transportes públicos. A exigência do certificado digital para entrar no país vai deixar de ser obrigatória, referiu a Ministra.

Dádiva de Sangue na Academia F.C. Famalicão

Esta quinta-feira, dia 8 de dezembro, a Associação de Dadores de Sangue de V. N. de Famalicão promove uma colheita de sangue na Academia do Futebol Clube de Famalicão.

Aberta à população em geral, a colheita será realizada entre as 9 e as 12h30, pelo Instituto Português do Sangue e da Transplantação.

 

 

Famalicão: Colheita de sangue nos BV Famalicenses

A Associação de Dadores de Sangue promove, este domingo, entre as 9 e as 12h30, uma colheita de sangue no quartel dos Bombeiros Voluntários Famalicenses.

A colheita será feita pelo Instituto Português do Sangue e da Transplantação e é aberta à população em geral.

Famalicão: Associação de Dadores de Sangue promove duas colheitas

Quinta-feira (feriado) e no próximo domingo, a Associação de Dadores de Sangue promove duas dádivas, ambas entre as 9 e as 12h30, pelo Instituto Português do Sangue e da Transplantação.

Na quinta-feira, 1 de dezembro, a colheita decorre na Escola Básica de Delães com o apoio da escola e do CNE-89 desta localidade; no domingo, é no quartel dos BV Famalicenses. As duas colheitas são abertas à população em geral.

 

 

 

Famalicão: Centro Hospitalar assinala Dia Internacional para a Eliminação da Violência contra as Mulheres

Esta sexta-feira, dia em que se assinala o Dia Internacional para a Eliminação da Violência contra as Mulheres, a Equipa de Prevenção da Violência em Adultos do Centro Hospitalar do Médio Ave desenvolveu, uma ação de divulgação junto dos serviços, alertando para a importância da atuação por parte dos profissionais de saúde, perante uma eventual situação de suspeita ou confirmação de violência.

Na ocasião, foi distribuído um flyer com a apresentação da EPVA e algumas informações úteis, designadamente onde pode registar um caso de violência e quais as atribuições da EPVA do Centro Hospitalar. E de entre as atribuições da equipa está, por exemplo, a prestação de apoio de consultadoria aos profissionais e equipas de saúde, contribuir para melhorar a informação prestada à população e estabelecimento de mecanismos de cooperação intrainstitucional.

Famalicão: Alunos da Didáxis visitam Centro de Investigação de Demências

As turmas do Curso Técnico de Geriatria da Didáxis visitaram, na passada quarta-feira, o CIDIFAD – Centro de Investigação, Diagnóstico, Formação e Acompanhamento de Demências. Trata-se de uma valência da Santa Casa da Misericórdia de Riba de Ave que entrou em funcionamento em outubro do ano passado.

Este centro representa uma resposta pioneira em Portugal que dispõe de recursos inovadores para o acompanhamento de pessoas com demência.

Os alunos do estabelecimento de ensino de Riba de Ave visitaram vários espaços terapêuticos, observaram recursos e técnicas abordados nas aulas, o que permitiu consolidar conhecimentos adquiridos em contexto escolar.

Greves na educação, saúde, transportes e recolha de lixo

Estão marcadas, para os próximos dias, greves em vários setores, que ameaçam parar o país.

Na educação, há greve dos professores marcada pela Fenprof. Dependendo da adesão, esta greve pode afetar também os pais com filhos menores.

A saúde será também afetada, mas não apenas esta sexta-feira. Os enfermeiros iniciaram esta quinta-feira uma greve de três dias, que se prolongará também a 22 e 23 de novembro. O anúncio foi feito depois de uma reunião negocial com o Ministério da Saúde, em causa a progressão na carreira. Quem reivindica também “falta de resposta” por parte do governo devido à questão das “horas extraordinárias” são os técnicos de diagnóstico e terapêutica, por isso anunciaram também a realização de concentrações e uma greve para esta sexta-feira.

No que diz respeito aos transportes, os trabalhadores da Metro Transportes do Sul (MTS) iniciaram na quarta-feira uma greve que se prolongará até sábado. Exigem a abertura de negociações, aumentos salariais e progressão na carreira.

A recolha de lixo é também um setor afetado, mas mais na Área Metropolitana do Lisboa.