Covid-19: Isolamento de doentes passa de sete para cinco dias

A ministra da Presidência anunciou, esta quinta-feira, que o período de isolamento por covid-19 vai passar de sete para cinco dias e que a situação de alerta devido à pandemia mantém-se até ao final do mês de julho.

Em conferência de imprensa, Mariana Vieira da Silva promete novidades para os próximos dias, garantindo que vão continuar a vigorar regras do uso de máscaras em determinadas situações, como transportes públicos. A exigência do certificado digital para entrar no país vai deixar de ser obrigatória, referiu a Ministra.

Famalicão: Colheita de sangue na Academia

No próximo domingo, dia 1 de dezembro, a Associação de Dadores de Sangue de V. N. de Famalicão promove uma colheita de sangue na Academia do Futebol Clube de Famalicão.

Com o apoio do Futebol Clube Famalicão, a colheita, aberta à população em geral, decorre entre as 09h00 e as 12h30, pelo Instituto Português do Sangue e da Transplantação.

Famalicão: Presidente do CDS espera que o 25 de Novembro seja assinalado todos os anos

Realizou-se hoje, na Assembleia da República, uma sessão solene para assinalar os 49 anos do 25 de Novembro. Foi proposta pelo CDS-PP e aprovada pelo PSD; Chega e IL, o PAN absteve-se e os outros partidos votaram contra.

O líder do CDS-PP, o famalicense Nuno Melo, espera que a data seja, doravante, assinalada todos os anos, porque entende que é «uma questão de memória histórica, sentido de gratidão e sentido de justiça». Realça que se «o 25 de Abril nos trouxe a mudança do regime, foi realmente o 25 de Novembro que permitiu a concretização do caminho para uma democracia parlamentar».

Nuno Melo, que esteve esta segunda-feira, no Parlamento, disse que celebrar a data tem também um sentido pedagógico, ou seja, «para que as novas gerações tenham noção do que assim sucedeu e daqueles que, para além de mais, verteram o seu sangue, perderam a vida para que pudéssemos ser livres e, em democracia, celebrar a liberdade». O dirigente centrista deixou, ainda, críticas aos ausentes, nomeadamente a deputados do PS, e lembrou que Mário Soares teve um papel importante no 25 de Novembro.

Dádiva de Sangue na Academia do F.C. Famalicão

No próximo domingo, dia 1 de dezembro, a Associação de Dadores de Sangue de V. N. de Famalicão promove uma colheita de sangue na Academia do Futebol Clube de Famalicão, com o apoio do Futebol Clube Famalicão.

Aberta à população em geral, a colheita decorre entre as 09h00 e as 12h30, pelo Instituto Português do Sangue e da Transplantação.

Famalicão: Câmara lança concurso público para a requalificação do Centro de Saúde da cidade

Vai a reunião de Câmara, esta quinta-feira, a proposta para abertura de concurso público para a requalificação e remodelação do edifício do Centro de Saúde de Famalicão, na Avenida 25 de Abril (junto à Estação). O preço base é de 3.068.914,47 (três milhões sessenta e oito mil novecentos e catorze euros), mais IVA, com prazo de execução de 365 dias (um ano).

O edifício, construído em 1990/91, com dois pisos, apresenta o desgaste provocado pelos anos. A intervenção prevista (para 2025 e 2026) prevê a recuperação do edifício e o seu ajuste às novas exigências programáticas e funcionais dos espaços de saúde. Será, ainda, dotado de novos equipamentos, eficiência energética (com painéis fotovoltaicos) e arranjos exteriores.

Recorde-se que enquanto decorrerem as obras, os serviços de atendimento serão transferidos para o edifício da antiga empresa Reguladora que fica a poucas dezenas de metros do atual centro de saúde.

Esta empreitada, à semelhança das novas unidades de saúde de S. Miguel-o-Anjo e de Joane, tem financiamento do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), apesar do município de Famalicão ser o dono da obra por transferência de competências, a 1 de janeiro de 2024, do Governo.

Famalicão: A importância de uma alimentação saudável na prática desportiva

No passado sábado, a Escola de Atletismo Rosa Oliveira realizou um workshop sobre Alimentação Saudável para os seus atletas e pais. Orientado por Rita Lopes, a iniciativa teve como principal objetivo ajudar os atletas mais novos a perceber a importância de uma alimentação saudável na prática desportiva e não só.

A EARO agradece o contributo e explicações de Rita Lopes, bem como à Junta de Freguesia de Joane, pela cedência do Joannem Auditorium.

 

Famalicão: Jorge Paulo Oliveira defende requalificação e ampliação do hospital

O deputado do PSD defendeu, junto da Ministra da Saúde, a requalificação e ampliação do Hospital de Famalicão. «Só dessa forma conseguirá melhorar as suas respostas, alargar a oferta das mesmas e reforçar a capacidade já instalada», frisou.

A temática foi abordada na audição de especialidade da Ministra da Saúde, no âmbito da apreciação da Proposta do Orçamento do Estado para 2025, esta terça-feira, 12 de novembro.

Jorge Paulo Oliveira recordou à governante que já existe um projeto de expansão e de reorganização dos serviços desta unidade hospitalar, e que consta do Plano Diretor do Hospital. Inclusive, o deputado do PSD sublinhou que o Conselho de Administração da Unidade Local de Saúde do Médio Ave já entregou à Direção Executiva do Serviço Nacional de Saúde o respetivo Plano de Financiamento para suportar estas obras.

«A requalificação e ampliação do Hospital de Vila Nova de Famalicão, também conhecido por Hospital de São João de Deus, não servirá apenas este município, pois a sua área de intervenção estende-se, igualmente, aos municípios de Santo Tirso e da Trofa», explicou à Ministra.