Covid-19: Mais 30.757 novas infeções, 44 mortos e 38 mil recuperados nas últimas 24 horas

Resumo do boletim epidemiológico (últimas 24 horas):

  • Novos casos: +30 757
  • Óbitos:+44
  • Recuperados:+38 863
  • Internados: 2 419 (-141)
  • Internados em UCI: 171 (-7)
  • Casos ativos: 599 997 (-8 150 )

Combustíveis: Gasóleo e gasolina voltam a ficar mais caros até 3 cêntimos por litro

A próxima semana vai começar com uma nova atualização do preço dos combustíveis. Segundo a imprensa especializada, o gasóleo terá um margem de aumento na ordem dos três cêntimos, já na gasolina a subida deve rondar 1,5 cênt. p/ litro.

Recorde-se que, em três semanas, a gasolina já subiu quase 7 cêntimos, enquanto que o gasóleo 10 cêntimos e meio.

 

Bombeiros e Proteção Civil do Cávado e do Ave terão nova qualificação reconhecida

Esta sexta-feira é assinado um protocolo entre a TRIFORMIS TÉCNICA e a Escola Nacional de Bombeiros, visando a descentralização da formação para bombeiros e agentes de proteção civil das regiões do Cávado e do Ave.

A assinatura vai acontecer no parque de treinos Eng.º Armando Rodrigues, em Mire de Tibães, Braga. Este local de treino avançado, com mais de 12.000 m² de cenários reais, é uma das principais instalações da TRIFORMIS TÉCNICA.

A escola oferece formação reconhecida a jovens e adultos em várias áreas, certificada por entidades como INEM, ANEPC e IEFP. Com esta parceria, bombeiros e agentes de proteção civil terão acesso a qualificação contínua e certificada, melhorando sua capacidade de resposta a emergências.

Este acordo reflete o compromisso de melhorar a formação e a prontidão dos serviços de emergência, beneficiando as comunidades locais.

Famalicão: Corte de água na freguesia da Carreira

A Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão emitiu um aviso para os moradores da freguesia da Carreira. De acordo com o comunicado, amanhã, sexta-feira, dia 21 de junho, os serviços operacionais do Município realizarão uma intervenção de manutenção na conduta de abastecimento de água localizada na Rua do Canto.

Esta intervenção, essencial para garantir a qualidade e segurança do fornecimento de água, implicará a interrupção temporária do abastecimento de água na área circundante. O corte está programado para ocorrer entre as 08h00 e as 12h00.

Famalicão: Mulher atropelada junto à feira semanal

Uma mulher foi atropelada, na tarde desta quarta-feira, nas proximidades do recinto da feira semanal de Famalicão.

O atropelamento ocorreu cerca das 12h10 e para o socorro foram acionados os B.V.Famalicão.

A vítima, com ferimentos considerados ligeiros, foi transportada para o hospital local.

A PSP tomou conta da ocorrência.

Vítor Bessa tem 25 anos e está desaparecido

A família de Vítor Bessa, um jovem de 25 anos natural da freguesia de Vila Boa, Barcelos, lançou hoje um apelo nas redes sociais para ajudar a localizar o seu paradeiro. Vítor foi visto pela última vez a envergar uma t-shirt vermelha, calças pretas e sapatilhas brancas.

O desaparecimento de Vítor Bessa foi prontamente comunicado à Polícia de Segurança Pública (PSP) de Barcelos, conforme informou Filipa Bessa, irmã do jovem. A família encontra-se desesperada por qualquer informação que possa levar ao reencontro de Vítor.

Famalicão: Pena suspensa para homem que obrigou companheira a atos sexuais e ameaçou explodir casa

O Tribunal de Guimarães condenou um homem a quatro anos de prisão, com pena suspensa, por submeter a companheira a um clima de terror em Delães, Vila Nova de Famalicão. Segundo o acórdão de 14 de junho, o arguido obrigou a vítima a atos sexuais em pelo menos três ocasiões e foi condenado por um crime de violência doméstica e três crimes de coação sexual agravada.

Desde 2016, o arguido, sob efeito de álcool, discutia frequentemente com a companheira, agravando-se a situação a partir de 2019 com ameaças de morte e de explodir a casa. A vítima viveu em constante medo, sujeita às ameaças e violências do companheiro.

O tribunal considerou a ilicitude dos crimes como moderada e destacou a ausência de agressões físicas comprovadas. Apesar do comportamento do arguido, que se mostrou arrependido e aceitou tratamento para o consumo de álcool, a pena foi suspensa. O homem foi proibido de se aproximar da companheira durante dois anos e obrigado a pagar-lhe 3.500 euros.

Paralelamente, foi condenado por dois crimes de ameaça agravada e um crime de ofensa à integridade física simples contra a filha e a neta da companheira, resultando numa multa de 1.320 euros.