Covid-19: Mortalidade em Portugal está em tendência decrescente

De acordo com o documento da Direção-Geral da Saúde (DGS) e do Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge (INSA) hoje divulgado, a mortalidade específica por covid-19 está nos 24 óbitos a 14 dias por um milhão de habitantes.

Este valor está agora mais próximo do limiar de 20 óbitos definido pelo Centro Europeu de Controlo de Doenças (ECDC), sendo significativamente inferior às 41 mortes por um milhão de habitantes registadas no final de maio em Portugal.

Já a mortalidade por todas as causas, na última semana encontrava-se acima do limite superior dos valores esperados para esta época do ano, o que indica um excesso de mortalidade por todas as causas, em parte associado à covid-19, refere o relatório.

Na quinta-feira, a DGS anunciou que Portugal registou um excesso de mortalidade entre 07 e 13 de julho correspondente a 238 óbitos, atribuídos à onda de calor que se verifica no continente nos últimos dias.

Quanto à ocupação hospitalar por casos de covid-19, a DGS e o INSA avançam que regista também uma tendência decrescente, com os 1.140 internados na segunda-feira a representarem uma redução de 6% em relação à semana anterior.

O documento refere ainda que o número de 57 doentes em cuidados intensivos corresponde a 22,4% do limiar definido como crítico de 255 camas ocupadas nessas unidades, quando na semana anterior era de 28,2%.

“O impacto na mortalidade geral está a diminuir. É expectável a manutenção da diminuição da procura de cuidados de saúde” devido à covid-19, prevê o relatório, que continua a recomendar a vigilância da situação epidemiológica, a vacinação de reforço e as medidas de proteção individual.

A DGS e o INSA referem também que a linhagem BA.5 da variante Ómicron, com maior capacidade de transmissão, é responsável por 92% das infeções registadas em Portugal e que a percentagem de testes positivos para o SARS-CoV-2 nos últimos sete dias foi de 35,1%, com tendência decrescente.

Desde 03 de março de 2020 e até à última segunda-feira, foram registados 5.265.951 casos em Portugal, 332.671 dos quais suspeitas de reinfeção, que representam 6,3% do total de casos.

Famalicense burlado em 500 euros através de SMS em nome dos CTT

Um famalicense foi vítima de uma burla eletrónica de 500 euros, esta terça-feira. O esquema teve início com a receção de uma SMS alegadamente enviada pelos CTT, onde a vítima é informada que uma encomenda estaria retida na alfândega e que era necessário pagar uma taxa de 1,99 euros para desbloquear o processo.

A mensagem continha um link para efetuar o pagamento eletrónico, sendo este o único método disponível. O lesado, convencido da veracidade da comunicação, uma vez que aguardava a chegada de uma encomenda, acedeu ao link e introduziu os dados do seu cartão bancário num site que replicava a página oficial dos CTT. A confiança no esquema foi reforçada pelo facto do remetente da SMS coincidir com contactos anteriormente utilizados pelos CTT em comunicações reais.

Horas depois, o famalicense foi surpreendido com uma transação indevida no valor de 500 euros, efetuada a partir dos dados bancários fornecidos pelo próprio no falso site. No registo bancário apenas é possível perceber que o valor em causa foi transferido para um cartão Revolut, o que poderá dificultar a sua recuperação.

Famalicão: Ecocentro Móvel está em Vermoim a partir desta terça-feira

O ecocentro móvel chega esta terça-feira a Vermoim, onde ficará estacionado na rua Jerónimo José Carvalho, perto do Pavilhão, de 18 a 25 de março.

Segue depois para Vila Nova de Famalicão, na Rua Manuel Pinto de Sousa, onde permanecerá de 25 de março até 1 de abril.

Neste equipamento de recolha seletiva pode colocar para reciclagem resíduos diversos que não devem ser depositados nos ecopontos tradicionais, como lâmpadas, pilhas, tinteiros, roupa, vidros e espelhos, entre outros.

Famalicão: IPMA registou sismo com epicentro em Lousado

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) registou, no passado dia 28 de fevereiro, um sismo de muito baixa intensidade no concelho de Vila Nova de Famalicão.

De acordo com os dados fornecidos pelo instituto, o abalo teve epicentro na freguesia de Lousado e ocorreu às 20h53m01s, a uma profundidade de 17 quilómetros.

O evento sísmico apresentou uma magnitude de 1.0 na escala de Richter, classificada como muito fraca.

Devido à reduzida intensidade do tremor, não há registo de que tenha sido sentido pela população nem de quaisquer danos materiais.

Famalicão: Colisão entre veículos obriga a corte parcial da N206 (Requião)

A tarde deste sábado fica marcada por um acidente de viação entre duas viaturas, ocorrido na N206, em Requião.

O sinistro aconteceu cerca das 14h50 e para o local foram mobilizados bombeiros e GNR.

A N206 foi parcialmente cortada ao trânsito.

Não há informação da existência de feridos.

Câmara de Famalicão vai construir ginásio ao ar livre no Parque de Sinçães

A Câmara de Famalicão vai avançar com a construção de um ginásio ao ar livre, no Parque de Sinçães.

O equipamento vai integrar o projeto de remodelação do atual Parque de Sinçães que, dentro de dois meses, deverá ser alargado para norte, nos terrenos junto ao tribunal.

A novidade foi avançada pelo Presidente da Câmara, este sábado, durante a inauguração do Skate Parque, junto à Biblioteca Municipal. Mário Passos adiantou que o atual espaço de street workout, vai ser complementado com novo equipamento para a prática do exercício físico. Este ginásio ao ar livre, deverá ficar junto ao novo parque infantil, também recentemente inaugurado.

Famalicão: Homem que fez chamada falsa para o 112 fica proibido de se aproximar de casa

O homem de 44 anos detido, na quarta-feira por efetuar uma chamada falsa para o 112, já conheceu as medidas de coação.

Segundo fonte próxima do processo, após ser presente ao Tribunal Judicial de Famalicão, na tarde desta quinta-feira, o homem ficou proibido de se aproximar da residência onde vivia com a companheira. Ao que tudo indica, a ação pelo qual é julgado terá ocorrido num contexto de violência doméstica.

Recorde-se que o suspeito, através de uma chamada falsa para o número de emergência, levou ao acionamento desnecessário de meios de emergência médica e forças de segurança.