Covid-19: Mortalidade em Portugal está em tendência decrescente

De acordo com o documento da Direção-Geral da Saúde (DGS) e do Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge (INSA) hoje divulgado, a mortalidade específica por covid-19 está nos 24 óbitos a 14 dias por um milhão de habitantes.

Este valor está agora mais próximo do limiar de 20 óbitos definido pelo Centro Europeu de Controlo de Doenças (ECDC), sendo significativamente inferior às 41 mortes por um milhão de habitantes registadas no final de maio em Portugal.

Já a mortalidade por todas as causas, na última semana encontrava-se acima do limite superior dos valores esperados para esta época do ano, o que indica um excesso de mortalidade por todas as causas, em parte associado à covid-19, refere o relatório.

Na quinta-feira, a DGS anunciou que Portugal registou um excesso de mortalidade entre 07 e 13 de julho correspondente a 238 óbitos, atribuídos à onda de calor que se verifica no continente nos últimos dias.

Quanto à ocupação hospitalar por casos de covid-19, a DGS e o INSA avançam que regista também uma tendência decrescente, com os 1.140 internados na segunda-feira a representarem uma redução de 6% em relação à semana anterior.

O documento refere ainda que o número de 57 doentes em cuidados intensivos corresponde a 22,4% do limiar definido como crítico de 255 camas ocupadas nessas unidades, quando na semana anterior era de 28,2%.

“O impacto na mortalidade geral está a diminuir. É expectável a manutenção da diminuição da procura de cuidados de saúde” devido à covid-19, prevê o relatório, que continua a recomendar a vigilância da situação epidemiológica, a vacinação de reforço e as medidas de proteção individual.

A DGS e o INSA referem também que a linhagem BA.5 da variante Ómicron, com maior capacidade de transmissão, é responsável por 92% das infeções registadas em Portugal e que a percentagem de testes positivos para o SARS-CoV-2 nos últimos sete dias foi de 35,1%, com tendência decrescente.

Desde 03 de março de 2020 e até à última segunda-feira, foram registados 5.265.951 casos em Portugal, 332.671 dos quais suspeitas de reinfeção, que representam 6,3% do total de casos.

Famalicão: Jovem de 19 anos dispara contra familiar mas acaba por atingir vizinho

A Polícia Judiciária (PJ) deteve um jovem de 19 anos em Famalicão, após um tiroteio ocorrido durante um desentendimento familiar na Urbanização das Bétulas, esta segunda-feira..

De acordo com aquela autoridade, o suspeito atirou contra um familiar, mas o seu pai interveio, desviando o tiro e atingindo uma terceira pessoa.

O detido enfrenta a acusação de homicídio qualificado na forma tentada e vai comparecer em tribunal para ser interrogado e conhecer as medidas de coação. O familiar que desviou a arma no momento do disparo foi também constituído arguido.

 

Famalicão: Bombeiros alertados para fogo habitacional na Aldeia Nova em Fradelos

Os Bombeiros Voluntários Famalicenses foram, na madrugada desta terça-feira, acionados para um fogo habitacional na Urbanização da Aldeia Nova, em Fradelos, Vila Nova de Famalicão.

Ao que a Cidade Hoje conseguiu apurar, o foco de incêndio concentrou-se num eletrodoméstico e foi rapidamente dominado pelos moradores.

Os soldados da paz participaram nos trabalhos de ventilação do espaço.

Não há registo de feridos.

Famalicão: Três feridos em colisão entre dois veículos na N204 (Brufe)

Três pessoas ficaram feridas, na sequência de uma colisão entre duas viaturas, na N204, em Brufe, Famalicão.

O sinistro deu-se cerca das 20h00, em plena Rua Padre Domingos Joaquim Pereira, sendo que para o socorro foram acionados os Bombeiros Voluntários Famalicenses.

Ao que a Cidade Hoje conseguiu apurar, os feridos foram encaminhados para a unidade de Vila Nova de Famalicão do Centro Hospitalar do Médio Ave.

Confusão entre moradores na origem de disparo que atingiu homem na Urbanização das Bétulas

Um homem foi atingido por uma bala no braço, na tarde desta segunda-feira, depois de uma confusão entre moradores da Urbanização das Bétulas, em Calendário, Vila Nova de Famalicão, avança a Agência Lusa que cita fonte policial.

Sabe-se que a ocorrência foi registada para a PSP mas passou para a alçada da Polícia Judiciária devido ao uso das armas de fogo.

O ferido foi encaminhado para o Hospital de Famalicão com ferimentos de baixa gravidade.

Famalicão: Esta quarta-feira PSP volta a colocar radar móvel na N14

psp agente transito policia radar operacao velocidade estrada

A Polícia de Segurança Pública vai voltar, esta semana, a controlar a velocidade dos condutores famalicenses.

Esta quarta-feira a autoridade vai instalar um radar móvel de controlo de velocidade, em plena N14, a partir das 09h00.

Recorde-se que a semana passada, numa operação semelhante que teve a duração de duas horas, 53 condutores foram multados por estarem a circular em excesso de velocidade.

A operação da PSP foi acompanhada pela Cidade Hoje

Trofa: Câmara Municipal amplia áreas de requalificação urbana

A Câmara Municipal da Trofa aprovou a alteração às delimitações das Áreas de Requalificação Urbana (ARU) do Núcleo Central da Cidade da Trofa e de São Romão do Coronado.

Desta forma, a Câmara Municipal agrega às novas áreas um conjunto de características que vão permitir a regeneração urbanística, entre elas a aplicação dos benefícios fiscais relativos aos impostos municipais sobre o património, bem como o acesso a apoios e incentivos fiscais e financeiros à reabilitação urbana por parte dos proprietários.

A ARU do Núcleo Central da Trofa passa de 188 para 355 hectares e a ARU de São Romão do Coronado passa de 61 para 86 hectares.

Para Sérgio Humberto, Presidente da Câmara Municipal da Trofa “este é mais um instrumento ao alcance das autarquias para incentivar a reabilitação urbana, funcionando também como uma forma de atração de investimento e de atividade económica, já que o desenvolvimento dos territórios só se consegue a partir da complementaridade do investimento público e privado”.